Uma das coisas mais frustrantes é ter restrições impostas ao acesso à Internet. É uma tendência crescente e uma ameaça para a chamada democracia eletrônica. Mas, além de considerações éticas, também pode ser um aborrecimento quando você está tentando assistir a um vídeo no YouTube. O YouTube é um dos alvos de restrições mais frequentes em todo o mundo devido à ampla variedade de conteúdo que oferece. A maneira mais direta de contornar essas restrições é usar um servidor proxy. Mas há muitas razões pelas quais você pode não querer usar essa ferramenta, então vamos explorar outras ferramentas que podem ajudar.
Consulte também o nosso artigo Como identificar uma música de um vídeo do YouTube
Por que bloquear conteúdo?
Os sites são bloqueados por vários motivos e em vários níveis diferentes. As instituições podem usar o bloqueio no nível da rede com base em políticas de gerenciamento ou conteúdo que distrai. Os sites dos EUA geralmente bloqueiam o acesso, citando preocupações de segurança ou violação de direitos autorais. No caso do YouTube, também houve escândalos que provocaram enormes conflitos ideológicos em certas partes do mundo.
Dito tudo isso, o YouTube é muito mais do que apenas um provedor de entretenimento. Claro, a maioria das pessoas só quer assistir a um videoclipe ou ao episódio mais recente de suas séries na web, mas o YouTube também se tornou um recurso educacional muito importante. De vídeos instrutivos a instruções e cursos universitários completos, o YouTube é uma ótima fonte de conteúdo informativo.
Por que não usar um proxy?
Como dissemos acima, o uso de um servidor proxy é uma solução muito simples para blocos de conteúdo, mas eles também têm suas desvantagens. Eles basicamente direcionam sua conexão através de um servidor externo para mascarar sua identidade online.
Os servidores proxy são relativamente seguros, mas não criptografam os dados enviados. O provedor proxy teria acesso a esses dados. Embora a maioria dos fornecedores seja honesta, isso pode constituir um risco à segurança. Outro problema em potencial é que um servidor proxy filtra apenas os dados do seu navegador, não da sua rede mais ampla, que pode ser menor do que você precisa.
Use um URL modificado
Este é um método extremamente simples e, como tal, pode não funcionar em muitos casos. Envolve acessar a versão não segura do YouTube. Para fazer isso, basta substituir o "https" no seu URL por "http" para terminar em http://www.youtube.com/. Pode ser necessário remover os cookies associados ao YouTube para que este método funcione.
Isso solicitará que seu navegador acesse uma porta diferente e não segura. Se ele foi desbloqueado pelo administrador da sua rede, é uma visualização feliz. Se essa porta também foi bloqueada, esse método não funcionará.
Baixe vídeos diretamente
Exatamente como parece, em vez de transmitir vídeos online, você os baixará primeiro no seu dispositivo. Para encontrar vídeos, você pode fazer uma pesquisa personalizada no Google e, em vez de clicar com o botão esquerdo no link, clique com o botão direito do mouse e selecione "Copiar URL". Depois de ter o URL do vídeo, basta colá-lo em um site ou aplicativo que permita baixar vídeos. Uma boa opção gratuita é o y2mate.
Este método é um pouco tedioso, mas praticamente garantido que funcione. Existem muitos aplicativos e sites que podem ajudar você a baixar vídeos do YouTube. Lembre-se de que, como eles não estão transmitindo, eles ocupam espaço de armazenamento no seu dispositivo.
Use uma VPN
Uma ótima opção que funciona de maneira semelhante a um servidor proxy é uma rede privada virtual. Essa ferramenta redireciona o tráfego da Internet para um servidor externo, mas o criptografa na saída, adicionando uma importante camada de segurança. Outro benefício do uso de uma VPN é que ela se aplica a todos os dados enviados na sua rede, portanto, não se limita apenas ao seu navegador da web. As VPNs geralmente não são gratuitas, mas existem algumas opções muito baratas.
Para usar uma VPN, você escolherá um provedor de VPN, e um dos mais populares é o ExpressVPN. Depois de selecionar seu provedor, é um processo simples fazer o download do software e seguir as instruções para escolher um servidor perto de você.
Use o navegador Tor
O Onion Router ou Tor, para abreviar, é um navegador desenvolvido especificamente para mascarar as identidades de seus usuários. Isso é feito de maneira semelhante à maneira como os proxies funcionam. Para usar esse método, basta baixar o navegador Tor e usá-lo como faria com qualquer outro. Seus dados serão enviados pela rede Tor, permitindo o acesso ao YouTube.
Você pode experimentar um acesso mais lento à Internet, pois seus dados serão devolvidos pela rede Tor, mas isso permanece uma solução elegante e rápida.
Fique seguro
Para esclarecer, se você acessar conteúdo restrito, estará violando a política de uso aceitável do seu atual ponto de acesso à Internet. Nenhum desses métodos o tornará completamente anônimo, o que acontece com qualquer coisa online. Use sua discrição ao acessar conteúdo restrito.
Estes são os métodos que pareciam ter as melhores taxas de sucesso, mas existem muitos outros por aí. Diga-nos qual funcionou para você.