Se você viu o Jurassic Park, lembra-se da cena épica em que o T. Rex é atacado por meia dúzia de velociraptores famintos. Os velociraptores tinham a velocidade, mas o T. Rex tinha cem vezes o tamanho deles e estava claro quem iria vencer. Algo semelhante está acontecendo no mundo das redes sociais, onde novos sites de mídia social surgem todos os meses, mas todo mundo sabe quem é o gigante na sala. Com mais de dois bilhões de usuários ativos mensais, o Facebook ainda é o T. Rex e permanecerá por muito tempo. O Facebook mudou a maneira como as pessoas se comunicam, local e globalmente.
Veja também nosso artigo Legendas do Instagram para casais
Uma das coisas que o Facebook fez diferente da maneira como as coisas funcionam aqui no espaço de carnes é o conceito de bloqueio. Aqui no mundo real, você não pode bloquear alguém e impossibilitar que ele o veja ou fale com você. (Embora com algumas pessoas, isso certamente seria um recurso interessante.) Online, no entanto, você pode fazer exatamente isso. Se alguém é desagradável ou ameaçador, ou apenas alguém com quem você não deseja se associar, bloqueá-lo da sua vida on-line é tão fácil quanto clicar em um botão. Por exemplo, alguém pode estar perseguindo você no Facebook ou rastejando no seu perfil, e você pode acabar com esse comportamento.
Mas as pessoas mudam e crescem, e à medida que a vida continua, você pode se encontrar em uma situação em que alguém que bloqueou há cinco anos está de volta à sua vida, ou percebe que o pequeno rancor do ensino médio que acabou com a amizade explodiu. Bloquear alguém no Facebook pode parecer permanente no momento, porque é efetivamente - até você tomar a decisão de entrar e desbloquear essas pessoas no site. Mas, embora bloquear alguém no Facebook seja claro e fácil, desbloqueá-lo é um menu bastante oculto que pode ser difícil de encontrar se você não estiver familiarizado com as ferramentas sociais do Facebook.
Se você recentemente fez as pazes com um amigo ou membro da família, uma vez bloqueado no site social mais popular do mundo, é hora de desbloqueá-los e recebê-los de volta com os braços abertos. Vamos dar uma olhada em como desbloquear alguém do Facebook.
Desbloquear no site de desktop do Facebook
Sem surpresa, o Facebook foi forçado na última década a introduzir um conjunto de segurança bastante rigoroso em sua plataforma, a fim de garantir a segurança dos usuários em sua plataforma. Embora o Facebook tenha feito tudo ao seu alcance para tentar ajudar os usuários a se familiarizarem com a plataforma, uma grande porcentagem de usuários do Facebook ainda pode não saber sobre a existência da plataforma de segurança do Facebook. Se você é um dos usuários do Facebook que não explorou a suíte de privacidade, não está sozinho - e, de fato, após este guia de instruções, você saberá muito mais sobre como essa segurança funciona.
Um dos aspectos mais importantes de todo o conjunto de privacidade do Facebook é a capacidade de visualizar e gerenciar seus usuários bloqueados. É aqui que todos que você bloqueou, ao longo de todos os anos de uso e navegação no Facebook, terminarão. Usuários aleatórios cujos comentários eram spam ou trollagem, velhos inimigos do ensino médio ou da faculdade, todas as suas ex-namoradas ou ex-namorados - todos estarão aqui no limbo, assumindo que você excluiu sua conta do Facebook permanentemente.
Obviamente, desde que você está lendo este artigo, veio aqui para aprender como usar esse recurso de bloqueio para desbloquear alguém. Vamos fazer uma rápida visita ao centro de privacidade do Facebook. Comece indo para a página inicial do Facebook e tocando no pequeno triângulo de cabeça para baixo no canto direito. Isso carregará um menu suspenso com várias opções, mas queremos ver as configurações da sua conta. Toque em "Configurações" para continuar.
Dentro do menu de configurações, você encontrará várias opções diferentes na coluna esquerda da tela. Aqui é onde você encontrará todas as opções de privacidade da sua conta, mas clique em "Bloquear" para gerenciar as contas que você bloqueou anteriormente. Isso carregará uma página cheia de várias explicações de listas restritas, bem como uma lista completa dos usuários bloqueados. Você pode usar esta lista para desbloquear qualquer usuário tocando em "Desbloquear" ao lado do nome. Isso solicitará um aviso explicando o que acontece se você desbloquear uma conta, incluindo:
- O usuário desbloqueado pode ver sua linha do tempo (se for pública) ou entrar em contato com você.
- As tags anteriores podem ser restauradas (essas tags podem ser removidas do seu log de atividades).
- Você não poderá bloquear o usuário por 48 horas a partir do momento do desbloqueio inicial.
Tudo isso funciona como um aviso: continue com cuidado ao desbloquear um usuário. Você pode não estar satisfeito com os resultados se esse usuário for especialmente vingativo ou tóxico e não poderá bloqueá-los por 48 horas.
Desbloquear no celular
Muitos de nós não usam o site de desktop do Facebook e acessam a plataforma por meio de nossos iPhones ou telefones Android enquanto estamos na fila da loja, durante uma longa viagem ou fazendo uma pausa entre as aulas. Você pode não ter tempo para desbloquear pessoas do seu Mac ou PC com Windows; portanto, se você deseja desbloquear um usuário do telefone, temos boas notícias para você: é tão fácil quanto desbloquear um usuário na área de trabalho. Vamos dar uma olhada. (Se você quiser apenas seguir as instruções fornecidas acima, mesmo estando em um dispositivo móvel, consulte nosso artigo sobre como visualizar o site completo do Facebook em seu telefone.)
Comece abrindo o aplicativo móvel no seu dispositivo. Usaremos um dispositivo Android com Android 7.1, mas deve ser relativamente semelhante no iOS e no Android. Depois de carregar seu feed de notícias, toque no ícone da grade de aplicativos em sua tela. No iOS, a barra de menus para notificações e outras configurações fica na parte inferior do dispositivo e você deseja tocar nas linhas triplas horizontais. No Android, todas as suas configurações e opções foram reorganizadas em uma grade de ícones, mas, para o que estamos procurando, você deve deslizar o dedo até o topo da lista no seu dispositivo. Em vez de algumas das opções mais divertidas, como Memórias ou Amigos próximos, você encontrará configurações para o aplicativo, seu idioma e, mais importante, suas configurações de conta. No iOS, basta encontrar a lista de "Configurações da conta".
Nas Configurações da conta, você encontrará um menu que se parece muito com as configurações que vimos no site para computador acima. Aqui, você encontrará uma opção para "Bloqueio". Toque nela para carregar sua lista de usuários bloqueados. Como no site para computador, todos os usuários bloqueados em sua conta serão listados aqui, juntamente com uma opção para desbloquear esse usuário específico e um campo de entrada para bloquear novos usuários. Tocar no botão "Desbloquear" ao lado de qualquer um dos nomes nesta lista exibirá a mesma mensagem que vimos acima, juntamente com as mesmas regras: o usuário recém-desbloqueado poderá ver suas informações desprotegidas, poderá enviar mensagens para você, as tags serão restauradas e você terá que esperar 48 horas para bloqueá-las, se necessário.
Depois de se decidir, confirme esta mensagem pressionando "Desbloquear" no seu telefone ou tablet. Esse usuário será oficialmente desbloqueado da sua conta e poderá ver seu nome novamente nos resultados do Facebook e em quaisquer comentários que você possa deixar nas postagens de amigos em comum.
O que acontece com um contato bloqueado?
Uma pergunta frequente é feita: o que acontece quando você realmente bloqueia alguém no Facebook? Alguns usuários bloquearam amigos e familiares sem entender verdadeiramente o que foi feito, bloqueando-os da conta. Então, vamos dar uma rápida explicação sobre o que o bloqueio faz no Facebook. O bloqueio não é uma decisão excessivamente complicada, mas é bom saber o que acontece depois que um de seus contatos é bloqueado.
Assim que você bloqueia esse usuário, ele perde a capacidade de ver toda a sua conta. Isso significa que suas postagens, suas fotos, suas tags e até sua conta nos resultados da pesquisa. Efetivamente, você terá removido o privilégio de o usuário poder ver seu nome no Facebook. Tudo o que você postar, dizer, compartilhar ou fazer será totalmente bloqueado desse usuário. Se você já foi marcado em suas postagens, seu nome ainda será mencionado, mas o link para sua conta será removido da tag (criando efetivamente uma tag em branco que apenas lê seu nome). Isso pode criar circunstâncias estranhas para o usuário bloqueado. Por exemplo, se você comentar sobre o status de um amigo em comum ou sobre uma postagem compartilhada, e esse amigo responder a você, o usuário bloqueado não poderá ver sua postagem que fornece o contexto das respostas. Este é provavelmente o maior indicador de que um usuário foi bloqueado.
O Facebook não notifica o usuário de que ele foi bloqueado e, diferentemente de concorrentes sociais como o Twitter, quando você carrega a página de alguém que o bloqueou, o Facebook não exibe a mensagem "Você foi bloqueado". Em vez disso, o Facebook carregará uma mensagem de erro genérica informando ao usuário que o link que ele está tentando acessar está indisponível ou quebrado. Se você passa algum tempo no Twitter, sabe que informar seus assediadores que foram bloqueados pode criar um ambiente tóxico e convidar assédio adicional de outros usuários. Nesse caso, o Facebook tomou absolutamente a decisão correta - o objetivo principal de bloquear um usuário é cessar a intimidação de outros usuários, e sua interface de bloqueio definitivamente faz um ótimo trabalho.
Outras opções para lidar com usuários no Facebook
Vale a pena notar que o bloqueio de usuários no Facebook não deve ser tratado de ânimo leve. Os blocos devem ser reservados para usuários que ameaçam, assediam ou provocam você a se sentir atacado, e se a situação piorar até esse ponto, você deve absolutamente tirar proveito das ferramentas disponíveis. Mas se o problema não for comentários ou acusações perigosas dos usuários, e sim um problema com compartilhamentos ou postagens indesejados aparecendo em seu feed de notícias, há uma maneira mais fácil de corrigir isso que não criará um ambiente em que o outro usuário se sinta direcionado pelo seu bloco. Ocultar e deixar de seguir usuários é uma maneira menos conflituosa de lidar com pessoas que simplesmente usam a plataforma de uma maneira que você não concorda. Vamos dar uma olhada.
Procure a pessoa que você deseja deixar de seguir e vá para a página de perfil dela. Na parte superior do perfil, você encontrará algumas opções diferentes para a conta, incluindo a opção “Seguinte”. No menu suspenso, veja as diversas opções. Você verá três opções diferentes, duas delas relacionadas a seguir a conta do usuário e uma terceira com a mensagem "Deixar de seguir". Isso impedirá que as postagens do usuário apareçam no seu feed a qualquer momento, mantendo a amizade online com eles. . Eles ainda podem ver suas postagens, curtir e comentar, e você ainda pode visualizá-las carregando o perfil direto ou seguindo um link.
Ocultar postagens também é uma opção, semelhante a deixar de ser usada em seu perfil. No seu feed de notícias, localize a postagem que deseja ocultar e clique no triângulo suspenso da postagem. Você verá algumas opções diferentes. A primeira é ocultar essa postagem, removendo-a do seu próprio feed de notícias. A segunda opção é deixar de seguir o usuário, exatamente como descrevemos acima, mas sem a etapa extra de carregar seu perfil individual. Por fim, você também pode denunciar postagens se as encontrar quebrando alguma forma das diretrizes do Facebook, que você pode ver aqui.
Uma última opção: se um de seus amigos do Facebook - digamos, um parente ou a mãe de um amigo - estiver comentando muitas de suas postagens ou fotos, ou você quiser ocultar postagens opcionais delas, a fim de evitar constrangimentos ou qualquer outro tipo de reação, temos a solução perfeita para você. Em vez de removê-los ou bloqueá-los do seu feed do Facebook, na próxima vez que você postar algo em sua conta do Facebook, simplesmente vá para as opções "Visualização" em sua postagem, como mostrado abaixo, e clique em "Amigos, exceto …" ou Opção "Personalizada". Você terá a capacidade de ocultar suas postagens de usuários específicos, inserindo o nome em uma caixa de pesquisa facilmente acessível. Você pode adicionar ou remover esses usuários a qualquer momento e ainda pode personalizar postagens mais tarde. (Eu costumava usar esse recurso para impedir que meus filhos adolescentes visualizassem postagens com temas para adultos.) É uma excelente capacidade subutilizada que facilita o controle do público que vê seu conteúdo.
***
Obviamente, o bloqueio é uma ótima maneira de acabar com o assédio de outros usuários na rede social mais popular do mundo. Dito isso, é óbvio que, às vezes, um bloco pode ser um pouco reacionário ou os usuários podem crescer com a falta ou necessidade de bloquear um determinado usuário. Essa pessoa que você odiava no ensino médio pode ser um indivíduo totalmente novo depois da faculdade, ou você e seu ex podem ter voltado a se reunir. Independentemente disso, desbloquear usuários no Facebook é super fácil, e desde que você aceite o período de 48 horas em que esses usuários não podem ser bloqueados, é uma decisão fácil de tomar se você quiser tentar reconciliar seu relacionamento com essa pessoa. .