Anonim

O Adobe Flash Player tem sido um risco potencial à segurança, com os engenheiros da Adobe constantemente identificando e corrigindo vulnerabilidades em um jogo de gato e rato com hackers e a comunidade de segurança. Isso levou empresas como a Apple a adotarem recentemente uma postura proativa e impedirem totalmente os usuários de Mac de executar versões do Flash que não são seguras. Aqueles que experimentaram a intervenção da Apple provavelmente viram uma mensagem semelhante à da captura de tela abaixo, informando ao usuário que “o Flash está desatualizado” e se recusando a carregar o conteúdo baseado em Flash.

A Apple impedirá que os usuários acessem conteúdo em Flash se estiverem executando uma versão desatualizada em seu Mac.

O conselho para a maioria dos proprietários de Mac é atualizar para a versão mais recente do Flash, conforme a Apple recomenda. O motivo da empresa para bloquear versões inseguras do Flash não é apenas um remanescente mesquinho da disputa do iPhone / Flash de alguns anos atrás; muitas das vulnerabilidades encontradas no Flash representam ameaças reais para os usuários comuns do OS X. Mas nem todos os usuários desejam, ou podem, atualizar para a versão mais recente do Flash. Se você precisar executar uma versão mais antiga do Flash no OS X para tarefas como teste, compatibilidade de aplicativos ou solução de problemas, será necessário contornar o bloqueio da Apple. Veja como fazer isso no Safari para OS X Yosemite.

Leve os avisos da Apple a sério e continue apenas se você entender e aceitar os riscos envolvidos na execução de versões desatualizadas do Flash

Primeiro, observe que essas etapas se aplicam apenas a usuários que já possuem uma versão do Flash instalada - a Apple parou de incluir o Flash como parte da instalação padrão do OS X em 2010. Depois de confirmar que seu Mac está executando o Flash, inicie o Safari e vá para Safari> Preferências> Segurança na barra de menus do OS X. Encontre a seção Plug-ins da Internet e clique no botão Configurações do site correspondente.
Essa janela permite que você defina configurações avançadas para vários plug-ins, e sua lista será diferente da de nossa captura de tela com base no tipo e no número de plug-ins instalados no seu Mac. Mas se você tiver o Adobe Flash Player instalado, verá o arquivo listado no lado esquerdo da janela. Clique nele para exibir suas opções de configuração no lado direito da janela.
Se sua versão do Flash estiver desatualizada e bloqueada pela Apple, você verá um triângulo amarelo de advertência com um aviso informando que "A versão do 'Adobe Flash Player' no seu computador tem problemas críticos de segurança". Novamente, leve esse aviso a sério e só siga as etapas aqui se entender e aceitar os riscos envolvidos na execução de software potencialmente inseguro que possa comprometer o seu Mac e seus dados.

Os usuários podem burlar manualmente o bloqueio da Apple e ativar o Flash em todos os sites.

Se você aceita esses riscos e deseja impedir a Apple de bloquear o Flash, vamos seguir em frente. No lado direito da janela de configurações do plug-in, você verá uma lista dos sites atualmente abertos na parte superior e uma configuração universal para "outros sites" na parte inferior. Agora você tem duas opções: pode ativar uma versão desatualizada do Flash para todos os sites ou pode forçá-lo a executar em apenas um pequeno número de sites identificados especificamente.
Para impedir que a Apple bloqueie versões desatualizadas do Flash para todos os sites, use o menu suspenso inferior de "outros sites" e defina-o como Permitir sempre . Você pode pensar que a configuração padrão “Permitir” é suficiente, mas isso só permite que o Flash seja executado se a versão instalada no seu Mac estiver atualizada e não tiver vulnerabilidades de segurança conhecidas. A configuração para Permitir sempre substitui o bloqueio da Apple e força o Flash a ser executado em sites compatíveis. Mas lembre-se, também pode expô-lo a vulnerabilidades de segurança perigosas.
Depois de fazer sua seleção, clique em Concluído e volte para o Safari. Agora você verá que o conteúdo do Flash é carregado conforme o esperado.

Depois de ativá-lo manualmente, o Flash agora funciona novamente no OS X, mesmo que uma versão desatualizada ou insegura esteja instalada.

Como alternativa ao método acima, você pode permitir que versões desatualizadas do Flash sejam executadas no seu Mac apenas para sites específicos . Para fazer isso, abra o (s) site (s) em que deseja ativar o Flash e você os encontrará listados na janela de configurações do site de plug-in (no caso de nossas capturas de tela, é apenas ESPN).

Em vez de ativar uma versão desatualizada do Flash para todos os sites, os usuários podem manualmente especificar sites individuais.

Verifique se a caixa inferior "outros sites" está definida como Permitir e, em seguida, configure o menu suspenso ao lado de cada site na lista acima para Permitir sempre . Você pode testar essa configuração visitando os sites da sua lista e também outros sites que contêm conteúdo em Flash. O Flash funcionará conforme o esperado nos sites que você identificou, mas você continuará vendo a mensagem "O Flash está desatualizado" em outros sites até que você atualize para uma versão segura. Como alternativa, você pode usar os dois métodos acima ao contrário: ative o Flash para todos os sites, mas bloqueie-o apenas para sites específicos.
Manter o software atualizado e corrigir rapidamente as vulnerabilidades de segurança é absolutamente crucial na era moderna da computação. Mas se você precisar desacelerar as coisas e executar um software mais antigo por qualquer motivo, é bom saber que ainda há uma opção para burlar o bloco Flash da Apple no OS X, pelo menos enquanto você entender e aceitar os riscos.

Como desbloquear versões desatualizadas do flash no safari para mac os x