Anonim

Se você estiver usando serviços e contas compatíveis com a verificação em duas etapas (como o iCloud ou o Google, por exemplo), a configuração dessa etapa extra de segurança vale muito a pena. Então, o que a “verificação em duas etapas” (também conhecida como “autenticação de dois fatores”) faz ? Bem, isso significa que a conta em questão solicitará duas informações (como sua senha e um segundo código enviado por mensagem de texto para o seu telefone) em vez de apenas uma (sua senha).
O benefício da autenticação de dois fatores é que, por exemplo, um ladrão rouba sua senha do Google, ele ainda não poderá acessar sua conta sem ter o telefone também, o que diminui muito (embora não completamente) o risco de roubando seus dados! Vamos ver como ativar a verificação em duas etapas do Google. Confie em mim, você será feliz que você fez.

Ativar a verificação em duas etapas no Google

Para começar, acesse a página Contas do Google e faça login usando o grande botão azul no canto superior direito da janela.

Em seguida, role um pouco a página que será exibida até você ver “Login e segurança”. Clique nessa seção para seguir em frente.


Na página seguinte, role para baixo na coluna da direita até ver "Verificação em duas etapas" e clique lá.

Você verá um grande botão "Introdução". Selecione isso e, em seguida, você provavelmente precisará digitar sua senha do Google novamente, para garantir que você seja você.


É aqui que a mágica acontece. Você precisará atribuir um número de telefone à sua Conta do Google, se ainda não o tiver, e também escolher se deseja obter seus códigos de segurança por meio de mensagens de texto ou telefonemas. (Eu sempre opto por textos, pois isso é mais fácil e rápido, mas você faz.)


Clique em "Avançar" depois de digitar seu número e o Google ligará ou enviará uma mensagem de texto com o código:

Digite o código no local designado no seu navegador da Web:


Depois de digitar esse código e clicar em "Avançar" novamente (ufa!), Você será solicitado a confirmar que está bem em ativar esse recurso agora que sabe como ele funciona.


Se estiver, clique em "Ligar" e pronto! Na próxima página, o Google oferecerá opções para configurar as chamadas segundas etapas alternativas. Portanto, se você estiver preocupado em não ter acesso ao telefone, poderá configurar um plano de emergência. (E para obter mais informações sobre esses recursos, clique nos links dessa página para ler tudo sobre eles.)

Duas advertências para autenticação de dois fatores

Então agora você está pronto para funcionar com a autenticação de dois fatores. Ótimo! Mas há algumas ressalvas que você precisa ter em mente. Primeiro, quando o 2-Factor estiver ativado, você precisará digitar novamente sua senha da sua conta do Google em todos os dispositivos nos quais você estiver conectado. Por exemplo, se você estiver usando o Apple Mail no Mac, provavelmente receberá uma notificação de que precisa atualizar a senha.


Clique em "Continuar" lá e você será automaticamente direcionado para Preferências do Sistema para digitar a senha.

Posteriormente, você verá novamente como funciona a verificação em duas etapas, porque receberá um código de seis dígitos no telefone que precisará digitar para verificar sua identidade.
Segundo, saiba que se você estiver executando um software muito antigo ou incompatível, poderá ser necessário usar o que é chamado de Senhas de Aplicativos (ou "Senhas Específicas de Aplicativos") para entrar em vez da senha da sua conta principal quando começar a usar a verificação em duas etapas . Se você ativar esse recurso e continuar recebendo um erro sobre uma senha incorreta no seu iPhone mais antigo, por exemplo, visite o link acima para saber como gerar e usar uma senha de aplicativo para e-mail nesse dispositivo.
Então, sim, há um pouco de coisas dolorosas que precisam acontecer, mas ainda assim, faça isso de qualquer maneira. É muita segurança por pouquíssimos problemas! E se você quiser saber como ativar a verificação em duas etapas do Google e como ela irá protegê-lo, verifique a página de suporte deles.

Como ativar a verificação em duas etapas do Google (e por que você deveria!)