Anonim

Embora a navegação no modo de navegação anônima não impeça o seu provedor de Internet de ver a atividade que você faz online, ainda assim geralmente é uma boa ideia proteger suas informações localmente. Além de ocultar suas informações de navegação de familiares ou amigos, você pode usar o mesmo computador, mas também impede que suas informações sejam salvas em formulários. Isso pode ser realmente útil para visualizar informações bancárias ou outras contas confidenciais. Ele também limpa os resultados da pesquisa, fornecendo informações imparciais que não são influenciadas por consultas anteriores. Ainda mais, pode ser realmente útil para verificar uma conta de email secundária ou terciária sem sair da sua conta principal. Portanto, há muitas razões para usar o modo de navegação anônima, além dos usos estereotipados nos quais você provavelmente já está pensando.

Consulte também o nosso artigo Como redefinir o Chromebook de fábrica

Uma consideração importante para o modo de navegação anônima: por padrão, suas extensões não são transferidas para o modo de navegação anônima. Como algumas extensões têm permissões que permitem "ver" os sites que você está visualizando (como bloqueadores de anúncios ou poupadores de ofertas), as extensões são desativadas para ajudar a manter seus dados de navegação o mais privado possível. O problema com isso: muitas pessoas dependem de extensões para executar suas tarefas típicas de navegação, como usar o LastPass ou o OnePass para fazer login em sites com senhas longas e complexas. Para essas pessoas, as extensões são praticamente um requisito para navegação. Se você ainda deseja usar o modo de navegação anônima para sua navegação, mas precisa ativar algumas extensões para facilitar sua navegação, podemos ajudar. A ativação de extensões para execução no modo de navegação anônima do Chromebook é rápida e fácil e poupa muito tempo e frustração no futuro.

Abra as configurações do Chrome

Comece em uma janela típica do Chrome. Você pode usar uma janela de navegação anônima se já a abrir, mas ela apenas o redirecionará para uma janela padrão do Chrome fora do modo de navegação anônima, porque você não pode ver suas extensões no modo de navegação anônima.

Clique no botão de menu no canto superior direito do navegador; são três pontos alinhados verticalmente. Mova o mouse para baixo para “Mais ferramentas”, que ampliará um segundo menu com várias opções. Clique em "Extensões".

Habilitando extensões

Isso levará você a um menu com todas as extensões instaladas no Chrome. Se você é como eu, tem várias extensões em execução, desde aplicativos padrão do Google, como Hangouts e Docs até LastPass para minhas senhas, até extensões que impedem a reprodução automática de funcionar no YouTube (um salva-vidas em várias ocasiões). Não há uma opção abrangente para permitir que as extensões funcionem no modo de navegação anônima. Em vez disso, como o Google entende que algumas extensões têm permissões que podem ser consideradas "perigosas" para usuários anônimos, você deve habilitar cada extensão independentemente uma da outra. Considere cada extensão antes de ativar o suporte no modo de navegação anônima. Depois de decidir quais extensões usar (ou, se você ainda decidiu selecionar todas), é tão fácil quanto marcar uma caixa em cada extensão.

Você notará que cada extensão tem algumas opções. À direita do painel, você verá uma caixa de seleção que diz "Ativado" ou "Desativado", dependendo de você estar ou não usando a extensão no momento. Isso controla se a extensão é usada no Chrome adequado, mas não se a extensão é aberta no modo de navegação anônima. Em vez disso, em cada extensão, você encontrará as informações e a descrição de cada extensão, seguidas de uma opção "Permitir no modo de navegação anônima". Marque esta caixa para ativar a extensão nas janelas do modo de navegação anônima, junto com o aviso do Google sobre o assunto: "Google O Chrome não pode impedir que as extensões gravem seu histórico de navegação. Para desativar esta extensão no modo de navegação anônima, desmarque esta opção. ”

Lembre-se de que cada extensão deve ser ativada independentemente uma da outra, por isso, é uma boa ideia habilitar apenas os aplicativos necessários para trabalhar com eficiência no modo privado do Google. Observe também que, para usuários do ChromeOS, algumas extensões ficam acinzentadas, impossibilitadas de serem executadas no modo de navegação anônima. Normalmente, esses são aplicativos do sistema, como a câmera do laptop, e não permitem a opção.

Exibir permissões de extensão

Também é uma boa ideia verificar as permissões de cada aplicativo que você está usando antes de permitir o acesso no modo de navegação anônima, apenas para garantir que você não esteja permitindo um acesso perigoso a extensões para as sessões de navegação mais privadas. Felizmente, isso é tão fácil quanto ativar as extensões no modo de navegação anônima no Chrome.

Sob a descrição de cada extensão instalada no Chrome, você verá um link com a mensagem "Detalhes". Ao clicar nela, uma janela será exibida com algumas informações específicas sobre a extensão selecionada, incluindo uma visão geral do aplicativo, o tamanho e o número da versão, e, finalmente, as permissões às quais cada extensão precisa acessar. Estes são tipicamente escritos em inglês bastante claro; por exemplo, olhando para o "Disqus Downvote Exposer" na minha instância do Chrome, concedo permissão à extensão para ler e alterar meus dados em qualquer site que use o sistema de comentários do Disqus. A partir daí, posso tomar minha própria decisão sobre ativar ou não a extensão em uma janela de navegação anônima. Algumas extensões exigem permissões de longo alcance; bloqueadores de anúncios, por exemplo, exigem a capacidade de ler e alterar dados em todos os sites que você visita. É aqui que você deve avaliar os prós e os contras de sacrificar um pouco de privacidade para mudar a maneira como o Chrome funciona. Alguns leitores podem não se importar com preocupações com a privacidade, enquanto outros podem optar por deixar algumas extensões desativadas no modo de navegação anônima para evitar a entrega de dados confidenciais.

Desativar extensões

Se você decidir desativar as extensões ativadas anteriormente no modo de navegação anônima, é tão fácil quanto ativar a extensão para começar. Abra o menu do Chrome novamente e volte ao menu Extensões em "Mais ferramentas". No menu de extensões, basta desmarcar a caixa que você ativou anteriormente nas extensões selecionadas no modo de navegação anônima, e elas desaparecerão da sua navegação privada. Essa é uma ótima idéia se você precisar de uma extensão uma vez, mas não deseja que ela seja executada toda vez que abrir uma nova instância da navegação anônima.

***

A simplicidade e facilidade de uso do Chrome tornam muito fácil ativar e desativar funções conforme necessário e verificar as permissões de cada extensão em um nível básico. Isso faz com que ativar e desativar extensões seja rápido o suficiente para melhorar sua navegação privada conforme necessário. Lembre-se de prestar atenção às permissões que você concedeu a cada extensão e tornar sua experiência de navegação muito melhor.

Como ativar extensões no modo de navegação anônima no seu chromebook