Anonim

Escusado será dizer que existem muitos componentes em um PC e todos eles podem falhar de maneiras diferentes. Já abordamos vários tópicos de falha, sejam discos rígidos, SSDs, placas de vídeo, placa-mãe e outros componentes. Um item importante a não esquecer são as fontes de alimentação. Como são eles que mantêm o seu PC funcionando, eles exigem bastante desgaste e, dependendo do fabricante que fabricou sua fonte de alimentação, pode falhar de maneiras interessantes.

, mostraremos como diagnosticar e solucionar falhas de fonte de alimentação. Infelizmente, não há realmente uma maneira de "salvar" esses componentes da morte certa, portanto quase sempre será necessário substituí-los. Mas, se você seguir adiante, tentaremos ajudá-lo a resolver o problema!

Advertências

Quando um componente está falhando, às vezes você vê alguns sinais de aviso com antecedência. Por exemplo, se um disco rígido falhar, existem alguns sinais óbvios, como telas azuis frequentes, arquivos ausentes etc. A fonte de alimentação também apresenta sintomas bastante óbvios, mas não muitos. Aqui estão dois a serem observados:

  1. Desligamentos frequentes: como a PSU (unidade de fonte de alimentação) fornece energia a todos os seus componentes, você pode notar que está ficando ruim se estiver vendo desligamentos frequentes. Não reinicia, mas encerra completamente. Infelizmente, é difícil testar isso, a menos que você possa gerenciar uma maneira de ver qual era a saída no momento do desligamento.
  2. Cheiro ardente: Outro caso frequente de um PSU morrendo é quase um cheiro ardente. Verdade seja dita, você não deve cheirar nada proveniente do seu PSU; portanto, se sentir um cheiro de queimado ou algo parecido com isso, desligue-o imediatamente e certifique-se de desligar o PSU.

Como dissemos, não há muitos sintomas de uma falha na fonte de alimentação, pois é principalmente uma situação em que está funcionando ou não; no entanto, na medida em que as interrupções frequentes acontecem, pode haver um componente completamente ruim, por isso é importante que resolvamos alguns problemas antes de determinar o problema da fonte de alimentação.

Solução de problemas

Como um aviso de cautela: tenha muito cuidado ao prosseguir, pois você pode facilmente ficar chocado. Enquanto você só ficaria chocado com um máximo de 24 volts, ainda assim é uma situação melhor evitar. Também não vale nada que você nunca tente abrir sua fonte de alimentação para consertar alguma coisa. Se você fizer isso, há potencial para uma descarga de capacitor e, a menos que você saiba como fazer isso com segurança, não é uma grande coisa. No caso de um PSU, se estiver quebrado, jogue-o fora e compre um substituto. Não vale a pena arriscar-se a si próprio.

Se o seu computador não ligar, não há muitas maneiras de testar o PSU. Se o seu computador não estiver ligado, será necessário desconectar todos os seus componentes da PSU. Se possível, remova o PSU da caixa do computador totalmente para obter o melhor acesso. Antes de fazer isso, verifique se o interruptor na PSU está desligado . Em seguida, conecte o PSU novamente na parede.

Agora, pegue seu conector de 20 ou 24 pinos e localize o fio verde. Existe apenas um fio verde, por isso deve ser bem fácil de encontrar. Ao lado deve haver um fio preto. Pegue um clipe de papel e dobre-o em forma de U. Agora, insira um ponto do clipe de papel no slot de fio verde e o outro ponto em qualquer fio preto. Agora, coloque o conector no chão e, com a PSU conectada à parede, gire o interruptor da própria PSU para a posição ON . Se o ventilador ligar, é provável que o seu PSU não seja o problema, mas se você tiver um multímetro, poderá verificar qual é a saída de energia do PSU, apenas para ter certeza.

Se você não se sentir confortável com o truque do clipe de papel, existem muitos testadores de fontes de alimentação disponíveis por cerca de US $ 35 ou menos. O Thermaltake Dr. Power II é particularmente interessante porque possui alarmes embutidos para indicar atividade anormal da fonte de alimentação. Mas, esteja você usando um testador de fonte de alimentação ou um multímetro, há quatro volts específicos de corrente contínua a serem observados:

  1. +3, 3 VCC
  2. +5 VDC
  3. +12 VDC
  4. -12 VCC

Os três primeiros podem ter um intervalo de +/- de 5%. O último pode ter um intervalo +/- de 10%. No entanto, se você começar a ver suas classificações VDC fora desse intervalo, sua fonte de alimentação está ruim e precisa ser substituída.

É importante notar que, se você sentir o cheiro de uma queima proveniente do seu PSU, substitua-o imediatamente. Ou, pelo menos, pare de usá-lo imediatamente, pois sua fonte de alimentação não deve emitir nenhum cheiro estranho. Além disso, é bom capturá-lo cedo, para não arriscar danos a outros componentes.

Agora, acima, são realmente as únicas etapas específicas que você pode executar para verificar a integridade da sua fonte de alimentação. Se você viu todos os bons resultados com as etapas acima, provavelmente não foi sua fonte de alimentação que foi o problema. Se você não conseguir ligar o sistema ainda, pode estar ocorrendo uma falha na placa-mãe (leia o nosso guia de diagnóstico aqui) ou sua RAM pode até estar funcionando (guia de diagnóstico aqui).

Outra opção possível é o seu disco rígido ou SSD. Você pode encontrar nossos respectivos guias para esses componentes aqui e aqui, mas para executar um teste rápido, basta executar alguns testes usando o DiskPart ou outra ferramenta utilitária de disco de terceiros. O Windows faz manutenção automática, portanto você deve ser notificado sobre erros no disco rígido ou SSD com antecedência. Mas, para verificar manualmente, você também pode acessar Meu computador, clicar com o botão direito do mouse em uma de suas unidades e selecionar Propriedades . A partir daí, vá para a guia Ferramentas e, sob o subtítulo "Verificação de erros", selecione Verificar . O sistema executará uma rápida verificação inicial quanto a erros e, se não houver, informará que você não precisa verificar a unidade, mas ainda assim poderá fazê-lo, se desejar.

Encerramento

E é só isso! Infelizmente, quando uma fonte de alimentação fica ruim, não há como salvá-la. Portanto, se você descobriu que é realmente uma unidade ruim, precisará substituí-la imediatamente. E, podemos estar vencendo um cavalo morto aqui, mas certifique-se de fazer sua pesquisa e comprar uma fonte de alimentação de qualidade . Mesmo alguns dos mais caros do mercado podem ser de fabricantes arriscados e causar problemas logo após a compra ou em algum momento da linha.

Esperamos que este guia de solução de problemas tenha ajudado a encontrar o componente que está causando problemas. Mas se você ainda estiver travado, vá para o fórum PCMech e poste seu problema para obter ajuda adicional da comunidade PCMech!

Como solucionar problemas da fonte de alimentação do seu computador