Há muito tempo - na idade das trevas de 2017, digamos -, tínhamos que usar o aplicativo QuickTime embutido no Mac se quiséssemos aparar vídeos. Como o macOS Mojave é incrível, porém, não precisamos mais fazer isso. Na verdade, nem precisamos abrir um arquivo de vídeo para cortar as imagens indesejadas no início ou no final.
Isso porque um dos grandes novos recursos do Mojave foi a adição de ferramentas muito mais poderosas no Quick Look. Portanto, se você estiver executando o macOS Mojave ou mais recente, veja como cortar vídeos rapidamente usando o Quick Look!
Cortar vídeos com o Quick Look
- Localize o arquivo de vídeo que você deseja cortar no Finder ou na área de trabalho e clique nele uma vez para selecioná-lo. Observe que o arquivo de vídeo deve ser do tipo compatível com o Quick Look, como um .mp4 ou .mov codificado em H.264. Não funcionará com formatos não suportados, como o Windows Media (.wmv). Com o filme selecionado, pressione a barra de espaço no teclado. Isso abrirá o Quick Look e fornecerá uma visualização do arquivo de vídeo.
- Quando essa janela de visualização aparecer, clique no ícone da ferramenta de apara na parte superior - ela se parece com uma caixa com triângulos em ambos os lados.
- Uma caixa amarela exibindo a linha do tempo do seu vídeo aparecerá na parte inferior. Clique e arraste a extremidade da caixa para aparar o início ou o final do vídeo. (Se você arrastar a extremidade esquerda para a direita, recortará o início do filme; arraste a extremidade direita para a esquerda e estará cortando a extremidade.)
- Você pode fazer vários ajustes nos dois lados. Quando terminar, pressione o botão Concluído e decida como deseja salvar seu arquivo de vídeo cortado.
Como você pode ver abaixo, o Finder oferece duas opções de salvamento: “Substituir” e “Novo clipe”. Escolha “Substituir” se você não precisar manter o filme original sem aparar. Escolher “Novo clipe” criará um novo arquivo e, com isso, você terá a opção de nomeá-lo.
E você está pronto! Agora você pode enviar à sua tia Martha o vídeo que você gravou do seu bebê sem os trinta segundos acidentais do seu cachorro latindo. Ou o que você tem. Não vou fingir que nunca editei o final de um vídeo por causa de algo obsceno que eu disse enquanto deixava o telefone cair. Sim, isso realmente aconteceu.