Não é segredo que seu computador fica mais lento com o tempo. Seja você um usuário do Windows ou do MacOS, você notará que seu laptop ou desktop ficará mais lento nos primeiros meses de propriedade do seu dispositivo. À medida que você instala software, baixa arquivos, armazena mídia e fotos no seu dispositivo e navega na Web, seu dispositivo está constantemente usando mais recursos para fazer o que precisa. Tudo, desde manter muitas guias abertas no Chrome ou Microsoft Edge até a instalação de software desnecessário no dispositivo, pode contribuir para diminuir a velocidade. Embora esses sejam alguns soluços bastante comuns no seu uso diário, também vimos muitas avarias causarem dores de cabeça aos usuários do Windows.
Portanto, se, por exemplo, tudo o que você estava fazendo era verificar seu e-mail quando a tela ficou preta e o computador desligou sem motivo, você pode estar com problemas. O que poderia ter causado esse acidente hediondo? Você espera alguns segundos antes de ligar o computador e tudo parece bem. Você abre o navegador e isso acontece novamente - a tela preta. Seu sistema acabou de desligar novamente por conta própria!
Assim começam as perguntas que passam por nossas cabeças: o que há de errado com meu computador agora? Para quem posso ligar para consertar? Quanto vai custar? Esta é uma solução fácil que eu posso fazer sozinha?
Um problema de energia
Aqui estão apenas alguns problemas rápidos que você pode enfrentar:
- Desligamentos / reinicializações esporádicas: sua fonte de alimentação está na última etapa e logo desaparecerá completamente, o que significa que seu computador não poderá ligar até que seja substituído. Você pode conseguir mais alguns dias, mas não é algo para apostar.
- Cabos de alimentação: às vezes você não terá problemas com a fonte de alimentação, mas os cabos estão frouxos. Abra seu estojo e verifique se tudo está bem conectado.
- Cheiro ardente: Às vezes, uma fonte de alimentação emite um cheiro ardente e geralmente é um bom sinal de que você deve parar de usar o computador e substituir a fonte de alimentação antes de ligá-la novamente. Como alternativa, os odores queimados também podem vir de capacitores ruins e de um processador ou placa de vídeo muito quente. Se você não conseguir descobrir com precisão de onde vem o cheiro, talvez seja melhor levar o seu PC a um profissional.
- O computador congela aleatoriamente: em alguns cenários, embora raros, o computador pode congelar. Isso pode ocorrer devido a um aumento na tensão da fonte de alimentação (outra indicação de que talvez seja necessário substituí-la), mas, na maioria das vezes, geralmente é um problema de placa-mãe, disco rígido ou RAM. Se for a fonte de alimentação, você pode evitar isso - na maioria das vezes - comprando fontes de alimentação de alta qualidade no futuro, e não com marcas genéricas de nomes estranhos.
- Fios torcidos : Embora isso não seja particularmente comum, os fios torcidos (ou rasgados no interior do isolamento) podem impedir que a fonte de alimentação ligue o computador. Enquanto você pode consertar o fio você mesmo, geralmente é mais recomendável obter uma nova fonte de alimentação e / ou cabos totalmente novos para ela.
Esses são problemas aparentemente pequenos, mas eventualmente resultarão em uma fonte de alimentação moribunda ou completamente morta.
A solução
Infelizmente, em quase todas essas situações, você precisará substituir sua fonte de alimentação. Como muitas peças de computador, não há muita possibilidade de prolongar a vida útil de uma peça de hardware que está morrendo. Com isso em mente, você pode obter algumas fontes de alimentação razoáveis na Amazon por menos de US $ 100. Algumas boas marcas a serem observadas incluem a EVGA e a Corsair, pois as duas empresas oferecem soluções muito agradáveis a um preço acessível, às vezes bem abaixo de US $ 100.
Ao comprar uma nova fonte de alimentação, certifique-se de obter a potência correta para as necessidades da sua área de trabalho. De fato, geralmente não é uma má idéia obter mais do que a potência mínima necessária. Ao fazer isso, você terá uma potência extra para quando você substituir peças de computador, especialmente novas placas gráficas. Dito isto, você realmente não precisa se preocupar com a sobrecarga da fonte de alimentação com peças novas do computador ou com muitos periféricos conectados à máquina.
No que diz respeito aos detalhes, a menos que você tenha um sistema low-end, é melhor olhar para o estádio de mais de 500 watts ou mais de 750 watts, especialmente se você tiver uma máquina de jogos / estação de trabalho robusta com configurações SLI ou Crossfire. No caso de você possuir um sistema low-end com vídeo integrado, mais de 300 watts devem ser mais do que suficientes. Mas, mais uma vez, é sempre uma boa prática comprar mais potência no caso de você decidir atualizar as peças do computador.
Finalmente, você deve comprar apenas uma fonte de alimentação modular atualmente. Eles geralmente são mais caros, mas valem a pena no que diz respeito ao gerenciamento de cabos. Em vez de cabos pré-conectados, você só conecta os necessários com uma fonte de alimentação modular. Ele realmente ajuda no gerenciamento de cabos e mantém o fluxo de ar ao máximo!
Medidas preventivas para o futuro
Para prolongar a vida útil de qualquer fonte de alimentação, é melhor garantir que você cuide bem dela. Para uma unidade de fonte de alimentação no seu PC, limpe o computador pelo menos uma vez por mês aspirando-o ou usando uma lata de ar. Isso protegerá todas as partes do computador contra poeira e superaquecimento.
Para fontes de alimentação de laptops (ou seja, o carregador que você carrega com você), certifique-se de que, quando viajar com ele, não esteja enrolando o cabo às pressas e jogando-o em uma bolsa. Você não deseja dobrar o cabo de alimentação em posições estranhas ou mesmo firmemente. A tensão constante no cabo resultará em que ele se solte do próprio suprimento ou rasgue o isolamento do fio. Em vez disso, coloque o fio em um círculo solto e prenda-o com um pedaço de fita isolante para evitar que ele se desfaça.
Outro aviso a ser observado pelos usuários de laptops: o melhor lugar para usar o laptop é sempre em uma mesa ou em outra superfície dura. Se você o tiver apoiado em um travesseiro ou em outro material / almofada macia, evite que o sistema respire adequadamente, portanto, seu laptop poderá superaquecer facilmente, causando os problemas mencionados acima.
A linha inferior aqui? Cuide bem da sua fonte de alimentação e você poderá obter muitos anos dela antes de precisar substituí-la. E quando chegar a hora, aprenda a perceber os sinais com antecedência, para que você não seja colocado no último minuto.