Anonim

Viver na mesma casa ou dormitório com outras pessoas pode deixar seu PC desprotegido enquanto você estiver ausente. Seus colegas de quarto snoopy podem querer verificar o que você está fazendo no seu computador enquanto está na sala de aula pensando que não há como você dizer que eles fizeram isso.

Mal sabem eles que existe uma maneira de determinar quando o seu PC foi desligado pela última vez. Você pode descobrir facilmente se o seu PC foi usado enquanto estava fora, mas deve mantê-lo em segredo. Nós lhe forneceremos todas as informações necessárias para descobrir se alguém estava usando o seu computador pelas suas costas.

, você aprenderá como fazê-lo no Windows 10 e no Mac OS X.

Verificando o último horário de desligamento no Windows 10

O Windows mantém um log de eventos detalhado de tudo o que acontece com o sistema. Os logs podem fornecer todos os tipos de detalhes sobre como você usa o computador, incluindo o horário de cada inicialização e desligamento. Você pode usar o Registro de Eventos para descobrir se alguém usou seu PC sem permissão rapidamente. Você não será capaz de dizer quem era, mas, no entanto, saberá que algo estava acontecendo enquanto você estava ausente.

Aqui está um processo detalhado passo a passo:

  1. Abra o menu Iniciar.

  2. Digite “Event Viewer” na caixa de pesquisa e pressione Enter.

  3. Clique duas vezes na pasta Logs do Windows no painel esquerdo.

  4. Clique com o botão direito do mouse em "Sistema" e selecione "Filtrar registro atual …"

  5. Uma janela se abrirá. Você deve procurar a barra suspensa Fontes de eventos. Abra as opções suspensas e localize “Solução de problemas de energia”. Você perceberá que existem muitas opções; portanto, reserve um tempo e encontre o que precisa. Quando fizer isso, clique em OK.

O Visualizador de Eventos mostrará todas as informações necessárias. Olhe para o painel do meio na janela. A seção superior permite verificar todos os eventos recentes. Você pode ver os registros de data e hora exatos de todas as vezes em que seu computador foi iniciado no passado recente. Todas as startups serão mostradas no log em ordem decrescente. Você terá que acompanhar a última vez que usou o PC. Se o computador foi usado enquanto você estava ausente, o registro mostraria a hora exata em que aconteceu.

Se você encontrar um log suspeito, poderá clicar nele e ver o que despertou o seu computador. As informações aparecerão na seção inferior do painel do meio.

Até agora, você terá uma imagem mais clara do que estava acontecendo. Você pode obter mais informações sobre como o seu PC foi usado, verificando Documentos Recentes, histórico do navegador e outros locais semelhantes. Certifique-se de encontrar todas as pistas antes de começar a apontar os dedos para seus colegas de quarto.

Verificação do último horário de desligamento no Mac OS X

Verificar o seu último tempo de desligamento no Mac é um pouco mais complicado. As informações que você obtém não são tão exatas e precisas quanto as do Windows, mas ainda são boas o suficiente para lhe dar uma idéia do que está acontecendo.

Aqui está o que você faz:

  1. Clique no ícone do Spotlight e digite "Console" na barra de pesquisa. Abra o aplicativo Console quando o encontrar.
  2. Clique no kernel.log encontrado na barra lateral esquerda. Se você não tiver a barra lateral esquerda, clique em “Mostrar lista de logs” primeiro e expanda / private / var / log.
  3. Digite "Motivo da ativação: EC.LidOpen" sem as aspas.

Você receberá uma lista de todas as vezes que seu Mac foi despertado. Você pode ver em duas semanas, para rolar para baixo e encontrar a hora exata em que alguém usou seu computador sem permissão.

Novamente, é fundamental que você acompanhe as últimas vezes que usou o computador. Você não pode dizer quem fez isso olhando os logs, mas com certeza pode descobrir quando foi usado pelas suas costas. Se você encontrar esse registro, saberá com certeza que alguém estava bisbilhotando. Você também pode verificar o histórico do navegador, aplicativos e programas para ver mais detalhadamente o que estava acontecendo.

Obtenha algum aplicativo anti-roubo

Se você quiser pegar o suspeito em flagrante, deve obter um aplicativo anti-roubo desenvolvido para esse fim. Esses aplicativos serão executados em segundo plano, para que o culpado não seja capaz de saber se está ativado. Se alguém ligar o computador, o aplicativo registrará o que está acontecendo. Você pode até conectá-lo à sua webcam para tirar uma foto do culpado. Dessa forma, você terá algumas evidências reais que poderá usar para confrontar a pessoa.

Você já suspeitou que alguém estava usando seu PC sem permissão? Como você confirmou se esse era realmente o caso? Compartilhe suas experiências na seção de comentários abaixo.

Como saber a que horas um PC foi desligado pela última vez