Construir você mesmo um computador - ou até mesmo atualizá-lo - não é difícil, mas exige que você tenha pelo menos uma compreensão básica de como todas as peças estão juntas. Para criar ou atualizar uma, você precisa entender quais placas de vídeo são compatíveis com sua placa-mãe, quais tipos de soquete de processador são compatíveis com sua placa-mãe e, sem dúvida, o mais importante, quanta energia será necessária para manter tudo isso funcionando. Afinal, se você não comprar a fonte de alimentação correta, seu computador não funcionará. Com a fonte de alimentação errada instalada, ligue o PC e ele será desligado imediatamente.
Então, como você informa qual fonte de alimentação você possui atualmente em seu sistema? Se você está montando um PC, como diz quanto de potência você precisará para mantê-lo funcionando? Ou, se você estiver atualizando um componente do PC, também precisará atualizar a fonte de alimentação para dar conta do consumo adicional de energia? Essas são todas as perguntas que abordaremos abaixo. Vamos mergulhar!
Sua fonte de alimentação atual
Na maioria dos casos, para saber qual o tamanho da fonte de alimentação, você deverá abrir a caixa do seu PC. Geralmente, são apenas alguns parafusos na parte traseira do sistema e, em seguida, um lado desliza facilmente. Depois, basta olhar e ver qual é a potência da sua fonte de alimentação. A própria fonte de alimentação normalmente informa com uma etiqueta em um dos lados que fornece algumas especificações gerais. Geralmente, você coloca no rótulo uma coluna com a indicação MAX LOAD: 500W, ou qualquer que seja o seu modelo de fonte de alimentação. Se você não vê isso, o número do modelo está sempre nesse rótulo, o que facilita a pesquisa on-line e a descoberta com uma simples pesquisa no Google.
Se você não vir a etiqueta, provavelmente está em um lado da fonte de alimentação que não é visível. Todas as fontes de alimentação têm uma etiqueta de identificação, conforme exigido pela UL - anteriormente conhecido como Underwriters Laboratories. Dito isto, para encontrar a etiqueta, você precisará remover cuidadosamente a fonte de alimentação do seu sistema. Antes de prosseguir com a remoção do PC, verifique se toda a energia está cortada do sistema - você nem deseja que ela esteja conectada à tomada ou no filtro de linha. Como medida de segurança, certifique-se de desligar também a fonte de alimentação. Geralmente, isso se assemelha ao ícone O, na parte traseira do gabinete ou na própria fonte de alimentação dentro do gabinete.
Depois de retirar a fonte de alimentação, você verá uma etiqueta no lado não visível. Caso contrário, não recomendamos colocar a fonte de volta no computador - fontes de alimentação sem etiquetas são perigosas de usar e é um sinal de um componente de baixa qualidade que pode potencialmente fritar todas as peças do computador.
Infelizmente, você geralmente não é capaz de dizer que tipo de fonte de alimentação você possui por meio de software. Isso ocorre porque a maioria das fontes de alimentação não é inteligente, o que significa que você não pode usar o software para obter suas especificações.
Você precisa atualizar a fonte de alimentação se atualizar uma peça?
Se você atualizar um componente do seu computador para algo mais poderoso, poderá ou não precisar de uma nova fonte de alimentação. Se você já possui uma fonte de alimentação com muito mais capacidade do que precisa, você é bom. No entanto, você sempre desejará ter certeza de que não está excedendo a saída recomendada da sua fonte de alimentação. Portanto, é recomendável verificar novamente a capacidade máxima de carga da sua fonte de alimentação - basta seguir as etapas acima - e fazer com que, digamos, sua placa de vídeo não o exponha.
Como sei quanta fonte de alimentação comprar?
E agora chegamos à parte mais difícil de comprar uma fonte de alimentação. Quanta potência - ou Carga máxima - sua fonte de alimentação precisa? Isso não é algo que possamos responder, porque será um caso diferente para todos os PCs existentes. Felizmente, existem algumas ferramentas on-line gratuitas que ajudarão você a encontrar a potência que você precisa.
A Calculadora de fontes de alimentação da OuterVision e o PCPartsPicker ajudarão a determinar a potência da fonte de alimentação necessária. A maneira como isso funciona é que você insere os componentes do PC que possui no seu PC - ou as peças do PC que planeja comprar - e, em seguida, calcula o consumo de energia de todos esses componentes. Em seguida, ele informará a quantidade de potência necessária em sua fonte de alimentação, com base no consumo de energia desses componentes. Como um bônus adicional, o PCPartsPicker pode mostrar se você está construindo uma máquina com todos os componentes compatíveis, para que você não compre o hardware errado durante a construção do seu PC.
Agora que você sabe quanta potência precisa suportar, está pronto para comprar uma nova fonte de alimentação (ou ficar com a antiga, dependendo dos resultados)! No entanto, há mais uma coisa a ter em mente….
Fique longe de alguns fabricantes
Comprar uma fonte de alimentação sem saber nada sobre eles e os fabricantes que as constroem é como jogar Roleta Russa. Não é um jogo que você deseja jogar, especialmente se você tiver alguns componentes realmente caros em sua máquina. Honestamente, existem fontes de alimentação por aí que são mortais e devem ser evitadas a todo custo. A fonte de alimentação pode literalmente ser a vida ou a morte da sua máquina.
Então, como você sabe qual marca ou fabricante da fonte de alimentação comprar? Fizemos algumas das tarefas para você e compilamos uma lista de todas as marcas para ficar longe, além de mostrar algumas das principais marcas em que você pode confiar. Como sempre, em algo assim, a regra de "você recebe o que paga" pode ser seguida aqui.
Fornecedores para ficar longe de:
- Diablote
Apevia
Coolmax
Logisys
Brilhar
Raidmax
NZXT
Enermax
Puma
Bitfenix
FSP
Principais fornecedores em que você pode confiar (em ordem):
- Seasonic
XFX
Superflower
EVGA
Corsário
Cooler Master
Antec
E de acordo com a norma, se você não vir uma etiqueta ou algum tipo de identificação na sua fonte de alimentação, não a coloque no seu PC! Se você conseguir um sem identificação de uma das principais marcas, envie-o de volta e eles ficarão felizes em enviar uma nova.
Encerramento
Como você pode ver, descobrir qual fonte de alimentação você possui - e quanto de potência você precisa para o seu PC recém-construído ou peças atualizadas - pode ser uma tarefa e tanto. Felizmente, descobrir o quanto você precisa não é tão difícil quanto costumava ser. Agora, temos grandes bancos de dados de peças de computador, onde podemos adicionar facilmente sua carga de energia através da magia do software.
Você tem uma fonte de alimentação que você espera para todas as suas necessidades de energia? O que é isso? Comece a conversa na seção de comentários abaixo - adoraríamos ouvir você!