Anonim

Os smartphones são ótimos - são como mini computadores que podemos carregar conosco. No entanto, eles também são muito vulneráveis ​​a tentativas de hackers, assim como os computadores.

Os hackers descobriram que as pessoas confiam demais em seus telefones e estão se aproveitando disso. Suas táticas melhoraram e se tornaram mais astutas, por isso é difícil perceber quando o telefone foi invadido.

Androids são um alvo comum para hackers. O iPhone é um pouco mais difícil de invadir, mas ainda é muito possível. Este artigo destacará alguns sinais comuns de invasão de telefone e oferecerá dicas de proteção contra ele.

Como eles cortam seu telefone

Os hackers estão se tornando mais inteligentes e práticos a cada dia. Em vez de enviar grandes anúncios falsos e e-mails de phishing que são fáceis de detectar, eles irão fazer o cavalo de Troia no seu telefone. Lembre-se de que qualquer pessoa pode invadir seus dados, sejam eles completos estranhos e criminosos ou alguém que você conhece que possa estar perto de você.

Aqui estão alguns dos tipos mais comuns de hackers por telefone:

Phishing

Desde o início da Internet e do email, o phishing tem sido uma técnica comum de hackers. Ainda está muito presente e geralmente é fácil perceber. Você pode perceber que algo está suspeito (trocadilhos) quando você recebe uma mensagem de texto ou e-mail incomum.

Essa mensagem geralmente solicita informações confidenciais ou pede para você clicar em um link suspeito. Você nunca deve, em nenhuma circunstância, clicar nesses links ou responder a esses golpes. Eles tentarão recuperar suas senhas, contas bancárias ou outras informações valiosas.

Software de espionagem

O software de espionagem (que não deve ser confundido com spyware) está mais presente do que você imagina. Na maioria das vezes, a pessoa que o instala no telefone não tem idéia. Esse é um assunto complicado, porque as pessoas precisam ter acesso físico ao seu telefone para instalar um aplicativo como ele.

Esses aplicativos estão amplamente disponíveis na Google Play Store e na App Store. Seus criadores dizem que o principal objetivo desses aplicativos é que os pais acompanhem seus filhos, mas eles costumam ser abusados. Esses aplicativos podem rastrear sua localização GPS, mensagens, chamadas, histórico de navegação e e-mails.

A melhor maneira de impedir a instalação de aplicativos espiões no seu telefone é ter uma senha forte ou até mesmo uma impressão digital. Certifique-se de nunca fazer o jailbreak do seu telefone, pois se você fizer isso, esses aplicativos poderão permanecer ocultos. Por fim, você pode instalar um aplicativo legítimo de segurança por telefone na App Store ou no Google Play Store.

Maneiras de proteger seu telefone

Sempre use senhas fortes para suas contas online, especialmente para as contas mais importantes, como suas contas do Google e do iCloud. Proteja seus dados confidenciais e talvez até considere o uso de software de autenticação de dois fatores.

Caso seu e-mail principal seja invadido, o restante de suas contas também ficará vulnerável. Isso inclui acesso à mídia social, suas contas bancárias e muito mais. Use senhas exclusivas para cada conta e altere-as de tempos em tempos.

Além disso, tente evitar redes Wi-Fi que não sejam protegidas por senha. É melhor gastar mais dados móveis em um café que você visita pela primeira vez do que se arrepender depois que o telefone é invadido. Uma ótima maneira de impedir qualquer tentativa maliciosa no seu telefone é configurar uma VPN. As VPNs não são caras e fazem maravilhas pela sua privacidade e segurança.

Como perceber que seu telefone foi hackeado

Existem vários sinais que podem indicar que seu telefone foi invadido. Se você notar uma combinação desses sinais, pode assumir que o dano foi causado.

Primeiro de tudo, observe a duração da bateria. Caso a bateria esteja esgotando muito mais rápido do que costumava, seu telefone pode estar comprometido. Tente minimizar o uso do telefone e acompanhar a duração da bateria. Pode ser um alarme falso, no entanto. Se você mantém o Wi-Fi o tempo todo e fica muito tempo nas mídias sociais, é mais provável que a bateria esteja descarregada.

Verifique sua conta telefônica para algo fora do comum. Se você vir algo incomum, como alto uso de dados ou chamadas ou mensagens internacionais que você não fez, pode ser um sinal de invasão.

Anúncios ou pop-ups suspeitos também podem resultar de hackers. Caso você veja muitos anúncios que você nem consegue fechar corretamente, seu telefone pode estar comprometido. Evite clicar em links nos pop-ups de tela cheia que avisam sobre o seu telefone estar infectado com malware e não instale os aplicativos anti-malware que eles podem recomendar.

O mau desempenho do telefone também é uma oferta inoperante. Se o telefone continuar travando ou lento demais, poderá haver malware em execução em segundo plano. Tente desinstalar todos os aplicativos e dados desnecessários, limpar o cache do aplicativo ou até redefinir o telefone de fábrica.

Mantenha seu telefone seguro

Para hackers, seu telefone é um pequeno tesouro de informações pessoais, então você precisa protegê-lo. Todos os tipos de informações e dados delicados estão nele, para melhor dar o seu melhor para protegê-lo. É melhor evitar tentativas de hackers do que lidar com as consequências. Seus melhores métodos de defesa são senhas fortes, um serviço VPN e talvez alguns programas anti-malware legítimos.

Você está usando algum desses métodos para proteger seu telefone? Você já foi vítima de hackers? Se sim, o que você fez depois de descobrir? Compartilhe suas experiências nos comentários abaixo.

Como saber se o seu telefone foi invadido