Os iPhones que foram comprados por uma operadora provavelmente estão bloqueados. Eles permanecerão bloqueados até o término do seu contrato e você pagou o telefone totalmente. Por outro lado, os iPhones comprados nas lojas da Apple e totalmente pagos serão definitivamente desbloqueados.
Consulte também o nosso artigo Os melhores aplicativos gratuitos para pedômetro do iPhone
Este artigo mostra três métodos fáceis que você pode usar para descobrir se o seu iPhone está desbloqueado ou não. Mas primeiro, vamos ver por que isso é tão importante em primeiro lugar.
Por que isso é importante?
A primeira coisa que vem à mente é o fato de que você pode se conectar facilmente a qualquer operadora se o iPhone estiver desbloqueado. Por exemplo, você pode mudar da Verizon para a Sprint e o iPhone funcionará perfeitamente.
Caso seu iPhone esteja bloqueado, você não poderá fazê-lo. É por isso que os telefones desbloqueados custam muito mais.
Não saber se o seu iPhone está bloqueado ou não pode causar problemas em potencial. Digamos que você esteja viajando para algum lugar. Você provavelmente desejaria substituir o cartão SIM por um de uma operadora local para evitar despesas desnecessárias. Imagine perceber que seu iPhone não permite que você troque de operadora enquanto estiver em sua viagem. Você precisaria improvisar ou usar seu cartão principal.
Esse é apenas um dos cenários que explicam a importância de conhecer essas informações sobre o seu telefone.
Método 1: Use as configurações do seu iPhone
O primeiro método que você pode usar para descobrir se o iPhone está desbloqueado exige que você siga as configurações. Aqui está como:
- Navegue até o aplicativo Configurações do seu iPhone e toque nele.
- Toque em Celular.
- Toque em Opções de dados celulares.
- Procure a opção Rede de dados celular. Essa opção é chamada de Rede de dados móveis em algumas versões do iOS.
Se você vir a opção Rede de dados celular ou Rede de dados móvel, significa que seu iPhone provavelmente está desbloqueado. Esse método nem sempre é 100% preciso, pois houve casos em que os usuários relataram que seus iPhones tinham Rede de Dados Celular, mas estavam realmente bloqueados.
Caso você tenha comprado um telefone de segunda mão e queira ter certeza de que está desbloqueado, tente o seguinte método.
Método 2: Use o cartão SIM do seu iPhone
Ao contrário do método anterior, este definitivamente resolverá o dilema. Para testar isso, você precisará de dois cartões SIM de duas operadoras diferentes. Aqui está o que você precisa fazer:
- Faça uma ligação com seu cartão SIM atual. Se tudo funcionar como deveria (se o seu iPhone tiver sido conectado com êxito), vá para a próxima etapa.
- Desligue o seu iPhone.
- Abra a bandeja do cartão SIM do seu iPhone.
- Remova o cartão SIM atual da operadora principal.
- Insira outro cartão SIM de uma operadora diferente.
- Ligue o seu iPhone.
- Ligue para o mesmo número e verifique se o seu iPhone pode se conectar novamente.
Se o seu iPhone se conectou com sucesso pela segunda vez (usando um cartão SIM diferente), significa que está desbloqueado. Lembre-se de que você deve ligar para o mesmo número com duas placas diferentes apenas para garantir que não haja erros de rede. Se tudo se conectar perfeitamente ao ligar para esse número pela primeira vez, faça o mesmo na segunda vez.
Método 3: entre em contato com sua operadora
Este método é bastante auto-explicativo. Basta ligar para sua operadora atual e solicitar essas informações. A desvantagem deste método é que você pode ter que esperar um pouco. Pode levar algum tempo para a transportadora entrar em contato com você, mas eles geralmente são rápidos.
A operadora verificará se o seu iPhone está desbloqueado olhando para o número IMEI do seu telefone. O número IMEI é um código de 15 dígitos exclusivo para o seu dispositivo. Eles usarão esse código para identificar seu dispositivo e descobrir mais informações sobre ele.
Caso você não queira entrar em contato com sua operadora, há uma solução alternativa que você pode tentar. Você pode verificar o número IMEI do seu telefone usando serviços on-line. Você pode usar serviços como o IMEI24.com, que cobra uma pequena taxa ou alternativas gratuitas, como o IMEI.info.
Existem muitos serviços online para você escolher, mas todos exigem que você conheça o IMEI do seu iPhone. Veja como você pode encontrá-lo:
- Abra as configurações do seu iPhone.
- Toque em Geral.
- Toque em Sobre.
- Role para baixo e localize o número IMEI.
Digite esse número na caixa de entrada da ferramenta on-line e você receberá suas informações rapidamente.
Saiba mais sobre o seu iPhone
Felizmente, este artigo o ajudou a descobrir se o seu iPhone está desbloqueado ou não. Como já mencionamos, o conhecimento dessas informações pode ajudar a evitar problemas em potencial, seja no exterior ou em um cartão SIM de uma operadora diferente, devido às melhores taxas.
Que método você usou para descobrir o status de bloqueio do seu iPhone? Você conhece um método alternativo que funcione? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.