O Snapchat se transformou em uma rede social imensamente popular, com mais de 190 milhões de usuários diários médios na primeira parte de 2019. Não apenas existem centenas de milhões de usuários, o aplicativo também alcançou uma penetração incrível no mercado com usuários mais jovens - 75% dos Os americanos de 13 a 24 anos usam o serviço. O motivo original do Snapchat era fornecer uma experiência de bate-papo temporária - as fotos compartilhadas com os amigos no Snapchat desapareciam dez segundos depois de serem vistas, enquanto as “Histórias” mais envolvidas persistiam por 24 horas antes de desaparecer. Devido a essa proteção de privacidade percebida, o Snapchat se tornou conhecido como um lugar para as pessoas compartilharem suas fotografias mais íntimas.
Veja também o nosso artigo Os 40 melhores snapchats para adicionar
Devido ao uso popular do serviço, e ainda mais porque muitos dos usuários do site são adolescentes, aumentaram as preocupações sobre a possibilidade de usuários inescrupulosos do site usarem a tecnologia de captura ou gravação de tela para fazer cópias permanentes das imagens que deveriam ser transitórios. O Snapchat começou a criar funcionalidades que alertariam os usuários se alguém fizesse uma captura de tela de seus snaps. Várias técnicas e métodos para capturar sub-repticiamente capturas de tela foram descobertas; alguns foram bloqueados pelo Snapchat, outros não.
Embora tenha havido variações em quando e como as capturas de tela seriam detectadas e gravadas pelo Snapchat, explicarei o status atual das notificações de captura de tela e gravação de tela no Snapchat a partir de junho de 2019.
iPhones e gravação de tela no Snapchat
Se você tiver o aplicativo Snapchat aberto no iPhone e estiver olhando para um snap ou uma história, e tirar uma captura de tela pressionando o botão Início e o botão Liga / Desliga ao mesmo tempo, o Snapchat registrará sua captura de tela e fará duas coisas : um, mencionará em seu registro ou feed de bate-papo que você tirou a captura de tela e dois enviará um alerta para a pessoa com quem você está conversando para informá-los do que aconteceu. Este alerta aparecerá como um pop-up no Snapchat da outra pessoa e - caso seja perdido na enxurrada de notificações - o Snapchat também colocará uma notificação no log ou feed do chat.
É isso que você verá se tirou uma captura de tela.
O desenvolvimento da versão 11 da Apple para iOS 11 em setembro de 2017 criou um enorme problema de relações públicas para o Snapchat, porque o iOS 11 lançou um novo recurso para os iPhones: gravação de tela. Com a gravação na tela, os usuários do iPhone podem pressionar um botão e gravar automaticamente tudo o que aconteceu no visor do telefone. Podem ser sequências de jogos ou programas de TV ou filmes em exibição … ou podem ser fotos e vídeos do Snapchat. O problema não era que os usuários do iPhone pudessem gravar sessões do Snapchat; afinal, praticamente qualquer um pode gravar ou capturar a tela de uma sessão do Snapchat. O problema era que o recurso de gravação de tela da Apple era invisível para o Snapchat e não gerou nenhuma mensagem de aviso para o usuário cujas fotos ou vídeos estavam sendo arquivados. De repente, milhões de usuários da Apple tiveram uma maneira fácil e indetectável de quebrar o sistema de proteção de privacidade do Snapchat.
Depois de muita indignação pública e postagens de blog "dooom!" No mundo iOS, o Snapchat anunciou que, a partir da versão 10.17.5 do aplicativo, eles seriam capazes de detectar gravações na tela do iPhone. A partir de junho de 2019, o Snapchat está na versão 10.59.0.0, então esse problema foi resolvido há muito tempo. No entanto, ainda existem muitos artigos e entradas de blog e vídeos do YouTube que ainda possuem as informações mais antigas, antes de o Snapchat atualizar o aplicativo.
Embora a Apple não permita que desenvolvedores de aplicativos de terceiros criem aplicativos de captura de tela para iPhone, o mesmo não ocorre com o software de gravação de tela. Existem vários programas de gravador de tela, alguns dos quais funcionam em versões do iOS anteriores ao iOS 11 e outros envolvem o uso de um iPad ou computador de mesa para gravar um iPhone conectado por um cabo de dados. Se esses métodos são detectados pelo Snapchat é uma questão em aberto; como a maioria desses aplicativos é paga, não conseguimos testá-los. (Se você possui um desses programas de gravação de tela e pode testar se o Snapchat detecta sua operação, compartilhe essas informações conosco na seção de comentários deste artigo.)
Telefones Android e gravação de tela no Snapchat
O mundo dos smartphones Android é muito mais aberto do que o sandbox relativamente controlado da Apple. Não existem apenas vários desenvolvedores de sistemas operacionais Android, o próprio sistema operacional possui vários garfos e versões; existem pelo menos 16 grandes players no mercado de smartphones Android, e são apenas as grandes empresas que comandam participação significativa no mercado. Praticamente qualquer desenvolvedor de software pode se preparar para lançar novas versões do Android para smartphones, e muitos têm; além disso, os próprios fabricantes de celulares são famosos por criar suas próprias capas semi-proprietárias do Android para diferenciar suas ofertas de produtos da concorrência.
Assim, enquanto uma captura de tela padrão no Android (botão Liga / Desliga + botão Diminuir volume) será detectada no Snapchat, não há absolutamente nada impedindo que desenvolvedores de aplicativos de terceiros criem seus próprios programas de captura de tela e eles têm - existem centenas deles no Google Play Store e centenas de outros programas de gravação de tela também. Na maioria das vezes, esses programas não são detectados pelo Snapchat, nem o Snapchat planeja tentar bloquear a operação desses programas. O problema é a natureza da arquitetura do Android; é uma plataforma muito aberta, mas também fornece aplicativos individuais com muito boa segurança, impossibilitando que um aplicativo “espie” outro sem cooperação entre os desenvolvedores. O Snapchat pode detectar uma combinação específica de botões e identificá-la como uma captura de tela, mas não pode consultar outros aplicativos em execução no dispositivo e exigir saber se eles estão usando chamadas de função Android para gravar a tela.
A conclusão é que no Android é fácil tirar uma captura de tela ou uma gravação de tela de uma foto ou vídeo do Snapchat, e o Snapchat simplesmente não pode detectá-lo.
Outros métodos
De fato, mesmo que o mundo do Android se torne muito mais parecido com a comunidade gerenciada organizada e organizada pela Apple, não seria possível para o Snapchat proteger seus usuários de capturas de tela e gravação de tela, porque existem métodos para capturar a tela que ignore completamente o software do dispositivo em questão. Nos iPhones, existem técnicas para usar o QuickTime em um computador de mesa para capturar a exibição de vídeo de um iPhone conectado. Nas máquinas Windows, você pode configurar um emulador Android como BlueStacks ou Nox e instalar o Snapchat no emulador, depois usar capturas de tela do Windows integradas e programas de gravação de tela para arquivar qualquer coisa que queira capturar. É até possível configurar outro dispositivo e usar sua câmera embutida para gravar o que está sendo exibido na tela do seu telefone, ignorando todos os recursos de segurança do Snapchat.
O Snapchat, embora não trombeta esses fatos para sua base de usuários, parou silenciosamente de afirmar que pode impedir as pessoas de tirar screenshots sem notificar seus usuários. A promessa de uma experiência completamente temporária de compartilhamento de fotos e vídeos, embora atraente desde o início, provou ser tecnologicamente impossível de ser cumprida. Os sistemas operacionais de smartphones são muito bons em fornecer aos aplicativos a funcionalidade necessária, e os próprios smartphones são muito fáceis de conectar e interagir com outras máquinas. Nem o Snapchat, nem qualquer outro desenvolvedor de aplicativos podem esperar exercer um controle significativo sobre um ambiente de computação expansível e flexível.
Protegendo sua privacidade
Com tudo isso em mente, o que você pode fazer para proteger sua privacidade no Snapchat?
Uma coisa a ter em mente é que, uma vez que alguém tenha acesso aos seus snaps ou histórias, você deve assumir que eles têm acesso permanente a eles. Ou seja, depois que eles obtiverem permissão para visualizar suas coisas, elas poderão ser salvas muito facilmente no disco rígido local ou na nuvem, ou, pior ainda, publicadas em algum canto desagradável da Deep Web. Portanto, se você tem "esse tipo" de material no passado do Snapchat, provavelmente deve considerar sua privacidade já violada.
No futuro, é importante limitar o acesso ao seu feed do Snapchat a pessoas que você realmente conhece e confia. Hoje, esse é um conceito estranho para muitas pessoas que cresceram com a cultura "Influenciador" e assumem que mais seguidores e mais espectadores são sempre melhores. No entanto, quando se trata do seu material mais privado, isso realmente não é verdade. Se você não se importa que esse tipo de material seja público, tudo bem - a escolha é sua. Se você quiser restringi-lo, precisará restringir seu Snapchat. Aqui estão algumas etapas a serem tomadas para fazer isso.
- Defina a opção de privacidade da sua conta como Somente amigos. Isso significa que apenas seus amigos declarados mutuamente podem ver suas postagens.
- Desative a opção "Quick Add". A função de adição rápida é ótima para pessoas que tentam criar um número de seguidores indiscriminados o maior possível. Em Configurações, localize "Veja-me na adição rápida", toque nela e desmarque a configuração.
- Recusar solicitações aleatórias. Quando você receber um pedido de amizade de alguém que não conhece, recuse-o.
- Não publique seu nome de usuário ou Snapcode.
- Se você tiver os snaps salvos em suas memórias, mova-os para a seção Somente meus olhos. Toque na marca de seleção no canto superior direito da seção Memórias, selecione as imagens que deseja proteger e toque no ícone de cadeado na parte inferior do aplicativo.
Você tem dicas ou sugestões de privacidade do Snapchat para compartilhar com nossos outros leitores? Por favor, comente abaixo!
Deseja aproveitar melhor sua experiência no Snapchat?
Aqui está o nosso guia para criar uma história particular no Snapchat.
Deseja alterar a vida útil de seus snaps e histórias? Temos um tutorial sobre como alterar os prazos de validade de suas fotos e vídeos.
Se você quiser ver as histórias de alguém sem segui-las ou fazer amizade com elas, consulte nosso guia para visualizar histórias do Snapchat sem segui-las ou fazer amizade.
Quando você estiver curioso para descobrir se alguém especial está te seguindo, leia nossa explicação sobre como saber se alguém está te seguindo no Snapchat.
Para obter mais informações sobre segurança da conta, consulte nosso artigo sobre se o Snapchat envia e-mails quando alguém faz login na sua conta.