Se você tem amigos no Facebook (e quem não tem?), Um ou mais deles provavelmente mencionaram algo sobre ter um perseguidor no Facebook - ou talvez você ache que tem um. A perseguição no Facebook tornou-se um problema significativo na rede social mais popular do mundo; a maioria das pessoas tem pelo menos uma presença simbólica no Facebook e uma porcentagem enorme da população é pelo menos um usuário mensal ativo. Isso faz do Facebook um campo de caça natural para os perseguidores do mundo. No entanto, pode ser muito difícil distinguir entre interesse comum, um amigo e perseguição direta. Vou mostrar como saber se alguém está perseguindo você através da sua página do Facebook.
Consulte também o nosso artigo Como desvincular o Instagram e o Facebook
O que é Stalking?
Primeiro, sejamos claros: perseguir pode ser um crime, dependendo da jurisdição, e ninguém na TechJunkie é advogado e não podemos oferecer consultoria jurídica.
Dito isto, não há uma linha brilhante entre perseguir e checar alguém. Por exemplo, digamos que Jack começa um novo emprego e conhece Jane no primeiro dia. Jane acha que Jack é interessante, e ela o procura no Facebook. Ela vê seu perfil público, vê algumas de suas fotos de sua recente viagem de acampamento e descobre onde ele foi para a escola. Jane está perseguindo John? Não. Por outro lado, se Jane percorre todo o perfil de John, faz cópias de todas as fotos que ele tem, faz anotações em todas as pessoas marcadas em suas atualizações de status ou que comentam paquera em sua página e verifica sua página todos os dias para ver se houver alguma atualização … bem, isso é um perseguidor.
Obviamente, há uma enorme área cinzenta entre esses dois exemplos. Todo mundo procurou um ex-parceiro, consultou a página de uma data em potencial para procurar seu gosto pela música ou pela política ou pesquisou a página do Facebook de alguém que acabamos de conhecer e com quem estamos curiosos. Isso não é perseguição; pessoas comuns fazem isso, empregadores fazem isso e qualquer pessoa que lida com pessoas em sua vida profissional faz isso. Esse tipo de verificação superficial de como você é como pessoa ou com quem você sai no mundo real é inofensivo.
Perseguir é uma questão mais séria. Legalmente falando, na maioria das jurisdições, a definição de perseguição é muito próxima da definição do dicionário. Merriam-Webster define perseguição como “o ato ou crime de seguir ou assediar voluntariamente e repetidamente outra pessoa em circunstâncias que levariam uma pessoa razoável a temer ferimentos ou morte, especialmente por causa de ameaças expressas ou implícitas; amplamente: um crime de se envolver em um curso de conduta direcionado a uma pessoa que não serve a propósitos legítimos e alarma seriamente, irrita ou intimida essa pessoa ”.
Do ponto de vista jurídico, é apenas perseguir se a pessoa que está sendo observada sabe que está acontecendo, se sente ameaçada por ela e o observador não tem um propósito legítimo em sua observação. Você pode se sentir "perseguido" se seu chefe verificar seu perfil público para ver se você estava realmente doente quando ligou no último sábado, mas isso não é perseguição.
Então, o que é o Facebook Stalking?
Quando dizemos “Facebook stalking”, o que queremos dizer? Bem, na verdade existem dois componentes: um, o perseguidor está monitorando a pessoa perseguida mais de perto do que a pessoa perseguida gostaria ou se sente à vontade, e dois, o perseguidor está fazendo isso com intenção malévola para assediar. Seu ex-cônjuge confere todos os seus movimentos para que eles possam estar lá para dificultar você e seu novo parceiro? Definitivamente perseguindo. Sua avó verificando todos os seus movimentos porque eles te amam em pedaços? Não perseguindo - mesmo que você deseje que ela não o faça.
É possível dizer definitivamente se você está sendo perseguido ou não? Infelizmente, não diretamente. Dentro da montanha de palavras nos termos de serviço do Facebook está a frase "O Facebook não permite rastrear quem vê seu perfil ou suas postagens". Esta afirmação parece ser verdadeira; a empresa pode rastrear tudo o que você diz, pensa ou faz, mas não compartilha dados sobre quem está olhando para sua página (embora exista uma exceção … veja abaixo).
Aqui estão as técnicas que conhecemos para avaliar se alguém está perseguindo sua conta do Facebook.
Confira suas histórias
Em 2017, o Facebook apresentou o Stories, seguindo o caminho definido por (tradução: cópia) Snapchat e Instagram. Você pode criar uma história para publicar uma montagem de imagens, publicá-la e, nas próximas 24 horas, sua história estará disponível no site. Você poderá acompanhar quantas pessoas olham para ele e também pode ver quem o viu. Sim, você pode expulsar um perseguidor publicando uma História e vendo quem a verifica. A desvantagem disso é que, se o seu perseguidor souber como o Facebook Stories funciona, ele evitará visualizá-lo. Se eles não são tão experientes, você pode pegá-los. (Para um guia completo sobre essa técnica, consulte nosso tutorial sobre como ver quem visualizou sua história no Facebook.)
Procure novos gostos e comentários em posts antigos
O Facebook notifica você sempre que alguém gosta ou comenta uma de suas postagens. Se um perseguidor (um tanto sem noção) está tentando se agradar de você, ele pode estar gostando e comentando sobre material antigo. Isso mostra que eles estão analisando metodicamente seu feed - uma bandeira vermelha de perseguidor definitiva.
Alguém que aparece nos seus grupos
Se outro usuário continuar aparecendo nos grupos aos quais você pertence, este é um sinal definitivo de um espreitador. Quais são as chances de alguém gostar do mesmo grupo de culinária étnica, do mesmo grupo de piadas sujas, do mesmo clube de pais local e do mesmo grupo de fãs de raças de cães? Esta é uma maneira de identificar o perseguidor mais sutil, aquele que não vai gostar de seu conteúdo. Verifique as listas de membros dos grupos em que você está; O Facebook mostra prestativamente as pessoas que estão em outros grupos quando você olha o nome delas na lista. Basta ir à página do grupo e clicar em "Membros" na barra lateral esquerda. Isso exibirá a lista de membros do grupo e o Facebook colocará as pessoas com quem você tem conexões (amigos ou associações conjuntas de grupos) na parte superior para facilitar a verificação.
Solicitações de amizade não solicitadas
Algumas pessoas recebem solicitações de amigos às dezenas todos os dias, enquanto outras só recebem uma nova solicitação quando conhecem alguém novo na vida real. Independentemente disso, se você receber solicitações de amizade de alguém que não conhece, pode muito bem ser um espreitador tentando entrar no seu círculo interno. Suspeite especialmente das solicitações de amizade de alguém que você conhece, mas com quem você não vê ou interage há muito tempo. Encarar uma persona falsa de alguém do passado de um alvo é um movimento clássico de perseguidor, porque desliza além de nossas defesas - “oh, é a Srta. Johnson, minha antiga professora de inglês! Claro que vou aceitar o pedido da amiga dela!
Se você receber uma solicitação suspeita como essa, não a aceite. Em vez disso, envie uma mensagem à pessoa de volta e (educadamente) questione sua boa-fé. “Olá senhorita Johnson! Uau, é ótimo ouvir de você? Ei, você se lembra qual era meu apelido na sua turma? ”Se eles lembrarem que era“ Booger ”, então aprove. Se eles bajulam, espancam ou explodem você, provavelmente não são quem eles dizem que são.
Defesa contra perseguição
A melhor defesa é uma boa ofensa, e a maneira mais direta de se defender contra assediadores é saber quem são todos na sua lista de amigos. Muitos usuários do Facebook adotam uma abordagem muito diferente; eles têm centenas ou milhares de amigos no Facebook, e praticamente qualquer solicitação de amigo com um nome vagamente familiar é uma aceitação automática. Tudo bem, se é assim que você deseja gerenciar sua vida on-line, mas se você está seriamente preocupado com um problema de perseguidor, infelizmente esse tipo de política de porta aberta tornará mais ou menos impossível impedir a perseguição do Facebook.
Para um perfil seriamente resistente a perseguidores, você precisa fazer duas coisas. Primeiro, escolha sua lista de amigos para pessoas com quem você tem um relacionamento real e que você sabe que não o perseguem. Isso não precisa ser restrito aos seus amigos da vida real; se você conhece alguém bem on-line, presumivelmente você confia nele, pelo menos até certo ponto, para fazer parte de seu círculo on-line. Segundo, livre-se dos seus seguidores. O Facebook permite que mais ou menos alguém o siga por padrão, mas você pode alterar essa configuração. Eu recomendaria definir suas permissões de seguidor para permitir que apenas amigos o sigam. Isso é feito facilmente:
- Vá para as configurações.
- Selecione Publicações públicas na barra lateral esquerda.
- Em "Quem pode me seguir", clique no menu suspenso e selecione "Amigos"
É isso, todos os seus Seguidores que não são amigos foram eliminados e não é mais possível se inscrever.
Você conhece outras maneiras de identificar um perseguidor do Facebook? Conte-nos sobre eles abaixo se você o fizer!
A privacidade online é uma preocupação séria, e temos recursos para ajudá-lo a se defender.
Aqui está o nosso guia para saber quem está seguindo mais a sua conta do Instagram.
Temos um tutorial sobre a detecção de perseguidores do Snapchat, como saber se alguém verificou sua localização no Snapchat. e como ativar o modo fantasma no Snapchat.
Não se esqueça do LinkedIn - veja como bloquear alguém no LinkedIn.