O hacking é um grande problema que afeta todos nós. Com os programas e bots automáticos de hackers se tornando mais capazes o tempo todo, cabe a nós garantir que toda a nossa vida on-line seja o mais segura possível. Como todos usamos o email, parecia um local lógico para começar nossa busca por uma melhor segurança online. Esta página mostra como saber se alguém invadiu seu email e o que você pode fazer para evitá-lo.
Vamos esclarecer uma coisa. Não existe algo como 'completamente seguro'. Nenhum método de segurança é cem por cento e nada o manterá completamente seguro. O que podemos fazer é proteger-nos a tal ponto que apenas o hacker mais dedicado tem alguma chance de chegar às nossas coisas.
Alguém invadiu seu email?
Existem apenas algumas maneiras de saber se o seu email foi invadido ou não. O primeiro e mais óbvio são os e-mails na sua Caixa de entrada, exibidos como lidos antes mesmo de você fazer login. Se isso acontecer uma vez, pode ser uma falha. Se isso acontecer novamente, alguém pode ter hackeado seu e-mail. Se você vir e-mails enviados ou enviados da caixa de saída que não escreveu, isso também pode ser um sinal.
Se você usa o Gmail, pode verificar a atividade recente no painel.
- Faça login no Google e selecione Minha conta.
- Selecione Atividade do dispositivo e eventos de segurança e Revisar dispositivos.
- Verifique todos os dispositivos na próxima página para ver se tudo está em ordem.
O Google rastreia todos os logins e anota o tipo, a hora e o local do dispositivo. Se você foi invadido, ele será exibido aqui.
Se você usa o Outlook Web Access, pode fazer algo semelhante.
- Entre na página da conta da Microsoft.
- Selecione a guia Segurança e selecione Revisar atividade recente.
- Verifique sua senha mais uma vez e inspecione os resultados.
Como o Google, a Microsoft rastreia o acesso à conta e mostra todos os dispositivos, horários e locais dentro desta janela.
Para todos os usuários de conta de email, você pode tentar o HaveIBeenPwned.com. Este é um site criado por um ex-funcionário da Microsoft para ajudar os usuários de webmail a descobrir rapidamente se foram invadidos ou não. Possui um enorme banco de dados de endereços de e-mail que foram compartilhados como resultado de um hack. Embora não seja exaustivo em seu conteúdo, é um bom lugar para tentar.
O que fazer se alguém invadiu seu email
Se alguém invadiu seu e-mail, é hora de tomar uma ação. Você precisa agir imediatamente, pois qualquer atraso pode ter um sério impacto em sua vida online. Dependendo do email em questão e de como você o usa, você pode sofrer danos significativos à reputação como resultado.
Você precisa alterar sua senha, iniciar a autenticação de dois fatores, verificar se há malwares, cavalos de Troia ou spyware no dispositivo e alertar os contatos por e-mail para que eles saibam o que aconteceu.
Mude sua senha
É lógico que a primeira coisa que você precisa fazer é alterar sua senha. Na melhor das hipóteses, você entrará no seu serviço de e-mail, selecione Configurações, Segurança e Alterar senha. Na pior das hipóteses, você precisará entrar em contato com o provedor de e-mail e provar a propriedade da conta antes que eles permitam que você faça esse tipo de alteração. Isso será especialmente verdadeiro se o hacker estiver espalhando malware do seu endereço de email.
De qualquer forma, altere a senha para algo forte. Inclua números, letras maiúsculas e minúsculas e caracteres especiais, se permitido. Se você pode usar uma frase ou algo mais, faça-o.
Configurar autenticação de dois fatores
A maioria dos serviços de webmail fornece autenticação de dois fatores para logins. Quando você digita seu endereço de email e senha, um SMS é enviado para o seu telefone ou email para um endereço alternativo com um código. Você insere o código na janela e tem acesso permitido ao seu email. Esta é uma atualização de segurança séria e você deve usá-la em todas as contas online sempre que disponíveis.
Analise seu dispositivo em busca de malware
O hacker conseguiu seu endereço de e-mail em algum lugar. Pode ter sido um hack online, mas também pode ter sido do seu dispositivo. Você deve executar verificações automáticas periódicas como parte de uma boa higiene do computador e, se não o fizer, agora seria um bom momento para começar. Examine todos os seus dispositivos totalmente em busca de vírus e separadamente em busca de malware.
Alerte seus contatos
Se você tem certeza de que alguém invadiu seu email, notifique seus contatos. Você não precisa entrar em detalhes, mas peça a eles para ignorar e-mails seus que parecem fora do personagem. Diga a eles que você foi hackeado e que você protegeu sua conta de e-mail novamente, mas diga a eles que estejam cientes de spam e e-mails que pretendem ser seus.
Se alguém invadiu seu e-mail, quanto mais rápido você agir, menos danos eles podem causar. Espero que este tutorial ajude você a fazer isso!