Anonim

Não importa o quão cuidadoso você seja, parece que você não pode escapar do spam de e-mail. Com tantos sites revendendo endereços de e-mail em massa, é possível que o seu já esteja em algumas dezenas de listas que recebem mensagens automáticas regularmente.

Veja também o nosso artigo Nove dos provedores de email mais seguros

Você também pode ser o alvo de um golpista individual que escolheu seu endereço aleatoriamente ou porque eles têm rancor contra você. Para encurtar a história, nem todos os emails que você recebe são tão legítimos quanto parecem.

Aqui estão algumas maneiras de descobrir se alguém está tentando enganá-lo com um endereço de e-mail falsificado.

Verificar credenciais

Links Rápidos

  • Verificar credenciais
  • Verificar erros ortográficos
  • Língua
  • Solicitações de informações pessoais
  • Como acessar as informações do cabeçalho
  • Como verificar informações de cabeçalho em outros aplicativos de email
    • 1. Outlook
    • 2. Yahoo
    • 3. Apple Mail
  • Cuidado com spam

Se você receber e-mails suspeitos de bancos, fornecedores online, amigos ou serviços de pagamento on-line, verifique sempre as credenciais. Os e-mails oficiais quase sempre incluem um ou dois parágrafos que mostram o endereço e as informações de contato da empresa.

Passe o mouse sobre os links na seção de contatos e verifique a parte inferior do seu navegador para ver para que tipo de endereço eles o redirecionam.

Outro truque que você pode usar é tentar combinar o nome do remetente com o endereço do contato. Se, por exemplo, você recebeu um email que parece ser do PayPal, mas não tem certeza, verifique o link de atendimento ao cliente. Se o endereço de e-mail do departamento não terminar em "@ PayPal.com" ou "@ PayPal.co.uk" ou algo parecido, é provável que o endereço de e-mail tenha sido falsificado.

Verificar erros ortográficos

Gramática ruim e má escolha de palavras são sinais reveladores de que um endereço de email pode ter sido falsificado. Antes de descartar um e-mail suspeito ou clicar em alguns links aparentemente interessantes que alguém lhe envia, reserve um tempo e leia tudo com atenção.

Se a ortografia parecer errada, mas o tópico do e-mail parecer oficial, é mais provável que o e-mail seja uma farsa destinada a roubar suas informações pessoais ou infectar seu computador com malware.

Língua

Às vezes, os golpistas esforçam-se bastante para escrever esses e-mails, mas o idioma ainda pode ser uma oferta inoperante. Digamos que você tenha recebido um e-mail de um amigo ou ex-colega de longa data, mas o tom e o conteúdo da mensagem parecem um pouco diferentes.

Verifique expressões familiares, gírias e atalhos antes de clicar em qualquer link, baixar qualquer anexo ou responder com as informações solicitadas. A gramática pode estar perfeita e a ortografia pode estar correta. No entanto, se o idioma for muito formal ou informal demais para o remetente, isso também pode ser uma dica de que você está lidando com um endereço de e-mail falsificado.

Solicitações de informações pessoais

As empresas que oferecem serviços pela Internet normalmente não solicitam informações pessoais por e-mail. Em vez disso, eles usam páginas e formulários criptografados e bloqueados por senha para garantir que as informações inseridas não possam ser interceptadas pelos hackers.

Se você recebeu um e-mail que lê oficial, tem um remetente confiável, mas solicita informações pessoais, como senhas, nomes de usuário, informações de cartão de crédito e assim por diante, provavelmente é o alvo de uma tentativa de golpe online.

Como acessar as informações do cabeçalho

Na maioria das vezes, a leitura do cabeçalho do email deve fornecer uma resposta definitiva para saber se um email foi falsificado ou não.

Se você estiver usando o Gmail, clique no ícone de três pontos ou na "seta para baixo" ao lado do botão de resposta. Uma das opções listadas deve ser "Mostrar original".

Clicar nesta opção deve abrir uma nova guia, na qual você verá muito texto e código que podem ser incompreensíveis se você não tiver conhecimento de codificação.

Nessa parede de texto, há três campos que você precisa procurar:

  1. Recebido
  2. SPF recebido
  3. Caminho de Retorno

Se o caminho de retorno não corresponder ao remetente, o email poderá ter sido falsificado. Além disso, se houver endereços de email diferentes no Received, Received-SPF e no nome do remetente, você pode estar lidando com um endereço de email falsificado.

Como verificar informações de cabeçalho em outros aplicativos de email

1. Outlook

Se você estiver usando o Outlook, poderá verificar as informações do cabeçalho selecionando Exibir> Opções. No Outlook Express, a ação equivalente pode ser iniciada em Propriedades> Detalhes.

2. Yahoo

Yahoo! Os usuários de email podem selecionar a opção Cabeçalhos completos para exibir mais informações sobre o endereço do remetente.

3. Apple Mail

Se você estiver usando o aplicativo de e-mail da Apple, poderá abrir o e-mail, selecionar "Exibir" e depois "Mensagem". A opção "Todos os cabeçalhos" deve estar disponível. Como alternativa, você pode simplesmente pressionar Shift + Command + H enquanto visualiza o email suspeito.

Cuidado com spam

De um modo geral, os provedores de email fazem um bom trabalho filtrando os emails de spam e enviando-os para suas pastas de spam ou em massa. No entanto, isso não significa que as mensagens fraudulentas ocasionais não escapem às fendas.

Quanto mais você usa seu endereço de e-mail para se registrar em vários sites ou fóruns, mais provável é receber e-mails de spam de endereços de e-mail falsificados. Como em qualquer outra coisa na Internet, se o conteúdo de um e-mail recebido parecer bom demais para ser verdade, verifique as informações do remetente antes de clicar em qualquer link ou baixar qualquer anexo.

Como saber se um email foi falsificado