Existem várias maneiras de fazer capturas de tela do Windows 10. Alguns, como a combinação de botões físicos para tablets Windows, são relativamente novos. Outros, como a famosa tecla Print Screen, existem há anos. Mas muitos usuários do Windows não sabem que o sistema operacional inclui um utilitário útil chamado Snipping Tool, que permite a criação e anotação de capturas de tela de uma maneira muito mais granular. Aqui está como isso funciona.
Para iniciar a Ferramenta de recorte no Windows 10, basta procurá-la no menu Iniciar. A Ferramenta de recorte também está disponível nas versões anteriores do Windows e pode ser iniciada nas pesquisas do Menu Iniciar (Windows 7) ou Tela Inicial (Windows 8).
Quando iniciada, a Ferramenta de recorte exibe uma pequena janela com apenas quatro botões. Mas não deixe sua aparência diminuta enganar você. Há bastante poder oculto nesses botões.
Para usar a Ferramenta de recorte, primeiro decida exatamente o que você deseja capturar. Os métodos mencionados acima para capturas de tela do Windows 10, como Imprimir tela, capturam apenas a tela inteira. A Ferramenta de recorte, por outro lado, permite capturar uma janela específica ou uma seção da tela definida pelo usuário.
Como exemplo, digamos que queremos capturar uma captura de tela do aplicativo de calculadora do Windows 10. Primeiro, vamos iniciar a Calculadora e redimensionar ou configurar a janela do aplicativo, conforme desejado. Em seguida, clique na seta para baixo ao lado de Novo e selecione Recorte da janela .
Passe o cursor do mouse sobre a janela desejada. A tela escurecerá tudo, exceto a janela do aplicativo abaixo do cursor do mouse, que será destacada em vermelho. Quando estiver pronto, basta clicar uma vez para obter uma captura de tela perfeita da janela escolhida. A captura de tela resultante aparecerá dentro da janela da Ferramenta de recorte, abaixo dos botões. Se você precisar capturar mais do que apenas uma janela, poderá selecionar Recorte de forma livre ou Retangular no Novo Menu para capturar uma área específica da tela ou Recorte em tela cheia para capturar a coisa toda.
Depois de capturar a captura de tela, você pode salvá-la no seu PC como um arquivo GIF, JPEG ou PNG (o ícone do disquete), copiar a imagem na área de transferência (o ícone dos dois documentos) ou anexá-la a um email usando o aplicativo de correio padrão (o ícone de envelope e carta). Antes de executar qualquer uma dessas ações, no entanto, você também pode anotar a captura de tela com uma caneta digital ou marca-texto clicando nos ícones correspondentes. Se você não estiver satisfeito com a captura de tela e quiser tentar novamente, basta clicar em Novo para descartar a imagem existente e fazer uma nova foto.
Capture o momento perfeito
Às vezes, você precisa capturar uma captura de tela de um aplicativo executando uma determinada ação ou respondendo à entrada do usuário. Em casos como esses, você pode usar o recurso Atraso da ferramenta de recorte para se dar até cinco segundos para preparar o aplicativo ou executar uma ação.
Basta escolher um tempo de atraso em segundos no menu suspenso Atraso e depois escolher uma das opções de captura no menu Novo. A ferramenta silenciosamente conta o número designado de segundos e congela tudo para obter o tipo de captura de tela que você selecionou. No entanto, não existe uma contagem regressiva audível ou visível durante o atraso; portanto, você precisará agir rápido e manter a contagem em mente.
Ferramentas de terceiros para o Windows 10
A Snipping Tool certamente oferece mais flexibilidade do que algo como a tecla Print Screen, mas utilitários de captura de tela de terceiros podem ser a resposta se você precisar de recursos ainda mais avançados. Existem dezenas de utilitários de captura de tela pagos e gratuitos no mercado, mas aqui estão alguns que usamos e gostamos:
WinSnap (US $ 30): Além das opções de captura de tela padrão, o WinSnap pode capturar várias janelas ao mesmo tempo a partir de diferentes aplicativos e inclui ferramentas de edição mais avançadas, como a capacidade de adicionar sombras, reflexos e marcas d'água às imagens capturadas.
PicPick (Grátis): oferece uma variedade de ferramentas de edição de imagens para modificar suas capturas de tela, bem como alguns modos de captura exclusivos, como capturar toda a saída de uma janela de rolagem.
Greenshot (Grátis): Inclui todos os métodos básicos de captura dos utilitários anteriores, mas o Greenshot se destaca no compartilhamento de imagens capturadas, com integração integrada à maioria dos serviços populares de compartilhamento de arquivos e redes sociais.
Como mencionado, existem muitas outras ferramentas de qualidade variável disponíveis, mas as acima são opções com as quais temos experiência pessoal. A maioria dos usuários considera os recursos da Ferramenta de recorte mais do que adequados para as necessidades de captura de tela do Windows 10, mas se você deseja mais, os utilitários acima são um ótimo lugar para começar.