Um dos aspectos mais controversos do Windows 8 é a interface da tela inicial sensível ao toque, um desvio drástico da aparência tradicional do Windows que persiste desde o Windows 95. Com a esperança de reconquistar usuários de desktop e negócios, a Microsoft está introduzindo um novo menu Iniciar no Windows 10, que visa combinar os melhores aspectos do menu Iniciar tradicional do Windows com a funcionalidade de bloco ativo da tela inicial do Windows 8.
Nota: A Microsoft alterou o layout do Windows 10 desde que este artigo foi publicado. Clique aqui para obter instruções atualizadas.
A Microsoft afirmou que o novo Menu Iniciar substituirá a Tela Inicial em determinadas configurações do Windows 10, principalmente desktops e laptops sem toque, nos quais um usuário provavelmente interagirá com o sistema operacional por meio de mouse e teclado. Mas com o Windows 8 agora no mercado há cerca de dois anos, alguns usuários podem ter se acostumado à tela inicial "Metro" e, ouso dizer, até preferem ao menu Iniciar.
Felizmente, a Microsoft simplificou a volta à tela inicial no estilo Windows 8 com apenas uma caixa de seleção. As instruções a seguir são baseadas na primeira visualização técnica do Windows 10. Embora o método exato para alternar do Menu Iniciar para a Tela inicial esteja sujeito a alterações - e nós o informaremos se houver - as declarações públicas da Microsoft tornam provável que os usuários esperem que a opção persista quando o Windows 10 fizer sua estréia oficial em meados de 2015.
Para alternar do menu Iniciar para a tela inicial no Windows 10, vá para a área de trabalho do Windows, clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e escolha Propriedades . Na janela Propriedades da barra de tarefas e do menu Iniciar, navegue até a guia Menu Iniciar e localize a caixa de seleção intitulada "Usar o menu Iniciar em vez da tela Iniciar". Como você pode imaginar, desmarque essa caixa para restaurar o estilo do Windows 8 Inicie a interface da tela no Windows 10.