O novo HomePod da Apple ganhou notas altas por sua impressionante qualidade de som, mas uma área em que falta são as opções de conectividade. O HomePod não oferece entradas físicas de áudio ou ópticas de 3, 5 mm, nem HDMI, nem Bluetooth. Em vez disso, depende exclusivamente da tecnologia proprietária AirPlay da Apple.
Os Macs modernos possuem os recursos AirPlay integrados, facilitando a transmissão de áudio do Mac para o HomePod. Mas e o Windows? Embora o sistema operacional da Microsoft não tenha nenhuma surpresa com a capacidade integrada do AirPlay, ainda existem algumas maneiras de associar o seu novo e elegante HomePod a um PC com Windows.
Transmita áudio do iTunes para Windows para o HomePod
O iTunes é executado nativamente no Windows e oferece sua própria funcionalidade AirPlay embutida. Para usá-lo, basta baixar e instalar o iTunes no site da Apple, se necessário, e carregar uma fonte de música. Pode ser sua biblioteca de músicas do iCloud, sua assinatura do Apple Music ou simplesmente arrastar e soltar alguns arquivos de áudio compatíveis do seu PC na biblioteca do iTunes.
Quando a música estiver tocando, clique no ícone do AirPlay à direita do controle deslizante de volume. Isso exibirá todas as interfaces de saída de áudio disponíveis para o iTunes, incluindo os alto-falantes compatíveis com AirPlay, como o HomePod. Em nossa captura de tela de exemplo, nosso HomePod é denominado Office . A entrada Meu computador indica os alto-falantes fisicamente conectados (ou embutidos) ao seu PC.
Marque a caixa ao lado do seu HomePod para começar a reproduzir suas músicas do iTunes. Desmarque a opção “Meu computador” para que o áudio seja reproduzido apenas no HomePod. Você pode ajustar o volume do seu HomePod individualmente usando seu pequeno controle deslizante de volume na lista do AirPlay. Você também pode usar o controle deslizante de volume principal do iTunes para controlar a saída de volume de todos os alto-falantes e saídas.
Transmita tudo o mais do Windows para o HomePod com AirFoil
As etapas acima são ótimas se tudo o que você deseja reproduzir no HomePod é a sua música baseada no iTunes, mas e outras fontes no seu PC com Windows, como Spotify, Plex ou vídeos do YouTube no seu navegador da Web? A solução é um aplicativo de terceiros chamado Airfoil do desenvolvedor veterano Rogue Amoeba.
Este pequeno aplicativo é executado em segundo plano e funciona como transmissor e receptor AirPlay (o que significa que o seu PC aparecerá como um dispositivo AirPlay qualificado para o qual outros dispositivos podem enviar áudio). Para começar a usar o Airfoil, faça o download do instalador para pelo menos a versão 5.5 do aplicativo no site da Rogue Amoeba. O aplicativo oferece um teste gratuito para testá-lo e custa US $ 29 se você decidir que é certo para você.
Depois de instalado, inicie o Airfoil e ele procurará na sua rede por dispositivos compatíveis com o AirPlay, incluindo o HomePod. Clique no ícone de nota musical para selecionar seu HomePod na lista de dispositivos AirPlay e, em seguida, selecione uma fonte de áudio.
O Airfoil permite enviar o áudio de apenas um aplicativo em execução ou enviar tudo (como um alto-falante padrão) com a opção de fonte System Audio . A capacidade de enviar seletivamente apenas o áudio de alguns aplicativos é excelente, pois permite reproduzir, por exemplo, músicas do Spotify para toda a casa através do HomePod, mantendo o restante do sistema e os sons do aplicativo restritos aos alto-falantes conectados localmente.
Outro recurso exclusivo é a janela Efeitos, que permite ajustar o equilíbrio do volume e do canal, além de ajustar o áudio de acordo com suas preferências pessoais, graças a um equalizador de 10 bandas. Esse último recurso é especialmente útil, pois o HomePod não possui opções de equalização no nível do usuário nativas.
A única desvantagem do Airfoil é que ele não consegue resolver a latência do AirPlay que também está presente ao transmitir de um Mac para um HomePod. Há um atraso perceptível de 2-3 segundos entre quando o áudio é emitido pelo seu PC e quando é ouvido no HomePod. Isso é apenas um pequeno aborrecimento ao alterar faixas ou ajustar o volume, mas torna o AirPlay via Airfoil inadequado para tarefas como jogos ou assistir filmes, pois o vídeo na tela estará muito fora de sincronia com o áudio que você ouve no HomePod. Para reiterar, essa latência não é exclusiva do Airfoil e também afeta o macOS.
O preço de US $ 29 da Airfoil pode ser considerado um pouco alto para o que muitos usuários usariam como um utilitário de uso único, mas libera seu HomePod das limitações de conectividade impostas pela Apple e permite transmitir praticamente qualquer fonte de áudio através do seu PC.