Se você usa o Windows há algum tempo, verá o svchost.exe sendo executado em segundo plano. Muitas vezes, existem vários serviços svchost.exe sendo executados de uma só vez. Isso é normal e nada para se preocupar. No entanto, se uma ocorrência apresentar um erro ou se comportar mal, poderá causar alta utilização da CPU, o que atrasa o restante do computador. Se você estiver vendo isso, veja como parar o svchost.exe causando alta utilização da CPU no Windows 10.
Svchost.exe é um serviço genérico do Windows que lida com arquivos DLL. Como essas bibliotecas de vínculo dinâmico são usadas por muitos programas e processos, o svchost.exe atua como um divisor de águas entre o programa que chama o arquivo e o próprio arquivo. É por isso que pode haver várias instâncias em execução ao mesmo tempo.
Pare svchost.exe causando alta utilização da CPU no Windows 10
Primeiro, precisamos descobrir qual serviço está fazendo com que o svchost.exe utilize tantos recursos.
- Abra um prompt de comando e digite 'tasklist / svc'. Isso exibirá uma lista de todos os serviços em execução. Você verá vários svchost.exe à esquerda e os serviços que estão utilizando à direita.
Ou:
- Clique com o botão direito na barra de tarefas e selecione Gerenciador de tarefas. Role para baixo até Service Host e clique duas vezes em cada um. Cada serviço subjacente será exibido.
Estamos interessados no processo específico svchost.exe que está usando mais CPU ou Memória. Portanto, usar o Gerenciador de tarefas geralmente é o caminho mais fácil.
- Clique na caixa CPU na parte superior do Gerenciador de tarefas para classificar os processos em ordem de utilização. As alterações são: o svchost.exe que está causando o problema estará no topo.
- Clique duas vezes nele para ver os serviços subjacentes.
- Clique com o botão direito do mouse em cada serviço e selecione Parar. Faça isso de cada vez até que sua CPU volte ao normal. Depois que a utilização diminuir, identifique o serviço que você parou imediatamente antes disso. Este é o serviço que está causando o problema. Você também pode selecionar Serviços abertos e parar a partir daí, se desejar.
Isso deve reduzir imediatamente a utilização da CPU para níveis normais. Agora, para enfrentar a causa raiz. Identifique o serviço que está causando o problema, como na etapa 3.
- Se for um driver, atualize o driver.
- Se for um programa como antivírus, ele pode estar varrendo ou combatendo malware, então deixe-o funcionar.
- Se for outro tipo de programa, procure uma atualização para ele.
- Se for um serviço básico do Windows, execute um Windows Update para verificar se há uma correção ou atualização para ele.
- Se é um serviço que você não precisa ou usa, desative-o em Serviços e siga em frente.
Como você pode ver, com svchost.exe sendo o intermediário nessa situação, é preciso um pouco de trabalho de detetive para descobrir exatamente o que está acontecendo. Agora você sabe o que fazer, se você encontrar svchost.exe causando alta utilização da CPU no Windows 10, não demorará muito para corrigi-lo!
Existe alguma outra maneira de lidar com a alta utilização da CPU? Deixe-nos saber abaixo.