Acredite ou não, o problema do Svchost.exe (netsvcs), causando alto uso da CPU, existe desde os primeiros dias do Windows 7. Ainda é algo que atormenta os usuários do Windows há quase uma década e ainda precisa de intervenção manual para resolver quando acontece no Windows 10. Se você deseja interromper o Svchost.exe (netsvcs) causando alto uso da CPU, há algumas coisas que você pode fazer.
Svchost.exe é um serviço 'pai' que gerencia os serviços 'filhos' do Windows. É uma parte essencial e integrante do Windows e não é realmente o serviço que está causando o problema. O culpado é 'netsvcs'. O serviço netsvcs inclui alguns elementos importantes do Windows, como Windows Update, Visualizador de Eventos, Temas, Perfis, Agendador de Tarefas e alguns outros. Portanto, não é como se pudéssemos desativá-lo.
Então, o que você pode fazer para parar o Svchost.exe (netsvcs) causando alto uso da CPU? Você primeiro precisa executar uma verificação de malware e antivírus. Se o problema persistir, você pode excluir todos os arquivos grandes do Visualizador de Eventos e ajustar as Atualizações do Windows. Um desses três corrigirá a maioria dos problemas.
Verificação de malware e antivírus para interromper o Svchost.exe (netsvcs), causando alto uso da CPU
Uma das principais causas de netsvcs usar recursos é um malware que usa muitas portas do Windows para se conectar à Internet. Embora certamente não seja a única causa do problema, é a principal. Portanto, antes de fazer qualquer coisa, verifique a segurança do seu computador. Se você usa o Windows Defender, verifique se está ativado e execute uma verificação. Se você usa uma plataforma de segurança de terceiros, faça o mesmo.
A menos que você já o use, baixe o Malwarebytes (Free), instale e execute-o. É muito bom em capturar malwares errantes que podem passar por muitos programas antivírus. Depois de realizar as digitalizações, reinicie o computador e teste novamente.
Se isso não funcionar, tente isso.
Limpar logs do Visualizador de Eventos
Por alguma razão, ter logs excessivamente grandes do Visualizador de Eventos causa esses problemas de serviço com base na Internet. Como limpá-los é simples e pode resolver o problema, faremos isso a seguir.
- Pressione a tecla Windows + R e digite 'event' para abrir o Event Viewer.
- Abra os Logs do Windows e realce Aplicativo.
- Clique com o botão direito do mouse em Aplicativo e selecione Limpar Log. Selecione 'Limpar' e confirme.
- Reinicie o computador e teste novamente.
Se isso não funcionar, precisaremos ajustar o Windows Update.
Ajuste o Windows Update para interromper o Svchost.exe (netsvcs) causando alto uso da CPU
Ajustar o Windows Update não deve ser menosprezado. Existem algumas mudanças simples que podemos fazer antes da grande.
- Navegue para Configurações e Atualização e segurança.
- Clique no link de texto Opções avançadas na janela Atualizar e depois em 'Escolha como as atualizações são entregues'.
- Desative 'Atualizações de mais de um local'. Isso usa um arranjo de distribuição no estilo BitTorrent para compartilhar as atualizações do Windows entre computadores em rede ou outros na Internet. O protocolo pode consumir muitos recursos e pode resultar em excesso de trabalho no netsvcs.
- Reinicie o computador e teste novamente.
Se isso não funcionar, tente desativar o Windows Update. Isso interromperá a atualização do Windows, o que pode deixá-lo vulnerável. É por isso que é o passo de último recurso. Se você fizer isso, lembre-se de ativá-lo periodicamente para manter seu sistema atualizado.
- Digite 'services' na caixa Search Windows (Cortana) e selecione Services.
- Navegue para o serviço Windows Update.
- Clique com o botão direito do mouse no serviço e selecione Desativado. Em seguida, pare o serviço Windows Update.
- Reinicie o computador e teste novamente.
Esta etapa final é o último dos suspeitos comuns na solução de problemas do netsvcs. Espero que uma dessas etapas funcione para você!