Algumas atualizações atrás, o Spotify começou a ser iniciado quando você inicializou seu dispositivo. Esteja você usando o Windows ou um Mac, o Spotify iniciará junto com o seu computador. Ele nunca fazia isso e é um dos recursos mais irritantes do programa. Também é fácil impedir que o Spotify seja aberto na inicialização!
Veja também o nosso artigo Apple Music vs. Spotify: uma análise e comparação abrangentes
Como o serviço de streaming de música legal mais popular do mundo, é provável que eu não seja o único que queira impedir que o Spotify seja aberto na inicialização. Como o Mac é muito melhor do que o Windows para impedir que programas sejam adicionados à inicialização, abordarei isso primeiro. Depois, abordarei o Windows e continuarei a interromper qualquer outro programa que também seja adicionado à inicialização do Windows.
Pare de Spotify de abrir na inicialização em um Mac
O Mac OS geralmente é muito bom em não deixar que os programas dominem o seu computador. Nesse caso, ele permite que o Spotify pergunte se ele pode se adicionar à lista de inicialização automática. Quando você instala o Spotify pela primeira vez, você verá um pop-up perguntando se deseja inicializar automaticamente no Mac OS.
É uma boa notícia que o Mac OS força o aplicativo a solicitar permissão primeiro. Se, como eu, você compartilhar seu computador e alguém aceitar essa oferta para iniciar sempre que o computador for inicializado, você poderá desativá-lo.
- Abra o Spotify no seu Mac.
- Selecione a seta para baixo no canto superior direito e depois Configurações.
- Selecione Inicialização e comportamento da janela.
- Defina a opção ao lado de Abrir o Spotify automaticamente depois de fazer logon no computador como desligado.
Na próxima vez que você iniciar o seu Mac, o Spotify não deverá carregar. Também não será necessário iniciar o computador novamente. Se iniciar, verifique novamente essas configurações. Eu tive que fazer isso duas vezes por algum motivo antes que a mudança travasse. Isso poderia ter sido eu não o fazendo corretamente. De qualquer forma, após outra reinicialização, o Spotify para de carregar. Agora posso apenas abri-lo quando quiser e não quando quiser.
Se você deseja ter mais controle sobre os aplicativos de inicialização no seu Mac, aqui está o que fazer.
- Navegue para Preferências do sistema e Usuários e grupos.
- Selecione a guia Itens de logon.
- Selecione o ícone de cadeado na parte inferior e faça login usando seu ID Apple.
- Desmarque a caixa ao lado de um item específico para removê-lo da inicialização.
Você também pode adicionar o Spotify aos itens de inicialização, se desejar. Selecione o ícone '+' na parte inferior dessa janela, selecione o aplicativo na lista e selecione Adicionar. Você também pode selecionar um aplicativo no Dock, clicar com o botão direito e selecioná-lo para iniciar automaticamente. De qualquer maneira, você obtém o que deseja.
Parar de abrir o Spotify na inicialização no Windows
O Windows permite que qualquer programa se adicione à inicialização e pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Se um programa não usa muitos recursos e não inicializa lentamente, isso não é problema. Se um aplicativo tem uma tela inicial irritante, usa muita memória ou diminui o tempo de inicialização, é um problema.
Para remover o Spotify da inicialização no Windows:
- Abra o Spotify no Windows.
- Selecione Editar no menu superior e depois em Preferências.
- Selecione Mostrar configurações avançadas e comportamento de inicialização e janela.
- Alterne para Abrir o Spotify automaticamente depois que você fizer logon no computador.
A próxima vez que você inicializar o computador, o Spotify não deve ser iniciado. Ao contrário do Mac OS, ele funcionou pela primeira vez no Windows para mim. Isso pode ter sido um erro do usuário, mas de qualquer forma o resultado final é o mesmo.
Se você deseja ter mais controle sobre o que inicia quando você inicializa o Windows, siga estas próximas etapas.
- Clique com o botão direito do mouse em uma parte vazia da barra de tarefas do Windows.
- Selecione o Gerenciador de tarefas e, em seguida, a guia Inicialização.
- Selecione a guia Status para classificar Ativado na parte superior. Ativado são os programas que podem iniciar no Windows.
- Clique com o botão direito do mouse em um programa e selecione Desativar.
- Enxágue e repita para qualquer aplicativo que você não deseja iniciar automaticamente com o Windows.
Idealmente, você deve remover o máximo de aplicativos possível da lista de inicialização. Certifique-se de manter antivírus, firewall, aplicativos de segurança e todos os drivers ativados. Tudo o resto é opcional. Adicione programas se desejar ou remova-os como achar melhor. Dependendo se você estiver usando um SSD ou HDD, poderá ver uma diferença significativa nos tempos de inicialização, depois de remover alguns desses programas da inicialização!
É assim que impede o Spotify de abrir na inicialização. Você tem outras dicas do Spotify que gostaria de compartilhar? Conte-nos sobre eles abaixo se você o fizer!