Anonim

O Facebook está sob grande escrutínio sobre questões de privacidade depois que os usuários do mundo inteiro descobriram o escândalo de dados da Cambridge Analytica. As coisas só pioraram depois que as pessoas descobriram quantos dados o Facebook está retirando do seu telefone (registros de chamadas, metadados de mensagens de texto etc.). Ele provocou o movimento #deletefacebook, onde milhares de usuários estão excluindo suas contas do Facebook - na verdade, até Elon Musk retirou as páginas Tesla e SpaceX da plataforma de mídia social.

A política por trás desse escândalo à parte, isso se tornou extremamente preocupante para os usuários comuns e sua privacidade de dados. Para alguns, a situação é bastante fácil - basta excluir sua conta do Facebook. No entanto, nem todo mundo quer ou pode fazer isso. Afinal, o Facebook pode ser uma maneira de trazer seu sustento, ou talvez você tenha amigos e familiares em todo o mundo com os quais deseja permanecer conectado. Felizmente, ainda existem maneiras de manter o Facebook e impedi-los de coletar todos os seus dados. Siga abaixo e mostraremos como você pode limitar a maioria da coleta de dados do Facebook.

Computador e celular

Vale a pena notar que você pode impedir o Facebook de acessar todos os seus dados em uma área de trabalho relativamente fácil. É tão simples quanto colocar o Facebook em um "contêiner", que abordaremos em um minuto. No Android, é um pouco mais difícil, pois você o instala no sistema e permite a permissão para acessar todos os seus dados simplesmente baixando-os e aceitando todos os termos. No Android, a melhor prática é simplesmente remover o aplicativo do Facebook do telefone - não há como manter o aplicativo “principal” do Facebook em um contêiner, como podemos na área de trabalho.

No entanto, ainda existem maneiras de acessar o Facebook no seu telefone (sem que eles tenham acesso a todos os seus dados) se você não quiser desistir completamente. Mas lembre-se de que ainda teremos que excluir o aplicativo principal do Facebook e trocá-lo por uma opção de terceiros, na qual abordaremos em um momento.

Contêiner de mesa

A principal maneira de acessar o Facebook no computador é através de um navegador da Web. Isso simplifica a colocação do Facebook em um contêiner por meio de uma extensão que a Mozilla começou a oferecer recentemente. No momento, você precisa ter o navegador Mozilla Firefox no seu computador, pois o contêiner do Facebook, pelo menos no momento, está disponível apenas no Firefox. Você pode baixar o Firefox gratuitamente aqui.

Em seguida, precisaremos fazer o download da extensão do Facebook Container. Você pode baixá-lo gratuitamente no Mozilla neste link.

Ele será instalado dentro do navegador e, quando terminar, solicitará sua permissão para operar. Quando solicitado, selecione o botão "OK".

Para a próxima etapa, queremos reiniciar o navegador. Simplesmente feche-o e abra-o novamente.

Agora, navegue até www.facebook.com e, se estiver funcionando, você verá - na barra de endereços - algum texto azul claro que diz “Facebook” seguido de um ícone de pasta. Deve parecer com a imagem acima.

Isso é tudo o que há para configurar - é super fácil, como a Mozilla projetou para que mesmo aqueles que não são conhecedores de tecnologia possam proteger facilmente seus dados do Facebook. Se você quiser desativá-lo, basta abrir o menu de hambúrguer no Firefox e selecione Complementos.

Em seguida, clique em "Desativar" se desejar parar temporariamente o complemento do Facebook Container ou selecione "Remover" para excluí-lo permanentemente. Você sempre pode adicioná-lo novamente mais tarde, seguindo as etapas acima.

Vale ressaltar que esse complemento não é uma extensão abrangente de proteção de dados. O contêiner do Facebook simplesmente impede que o Facebook rastreie qualquer coisa fora do contêiner em que está. Isso significa que tudo o que você faz "dentro" do Facebook ainda pode ser usado pelo Facebook, como fotos que você envia para o Facebook, comentários feitos no Facebook e quaisquer dados que você possa ter. compartilhar por meio de aplicativos e contas conectados. E por aplicativos ou contas conectados, entendemos aqueles aplicativos e contas que permitem que você se registre e faça login no Facebook, ignorando o processo normal de criação de contas (por exemplo, a criação de uma conta Spotify no Facebook permitirá que o Facebook veja e leia seus dados do Spotify) .

Em suma, se você está preocupado com a coleta de dados do Facebook dentro do Facebook, tenha cuidado com o que faz / carrega com a plataforma de mídia social. Este plugin, no entanto, cuida de todos os problemas externos, como eles não conseguirem rastrear o histórico do navegador, os cookies do navegador e muito mais.

Texugo de privacidade

Se você está procurando algo um pouco mais robusto e não específico para o Facebook, recomendamos o uso do complemento Privacy Badger da Electronic Frontier Foundation. Esse complemento impedirá que quase qualquer site o rastreie pela Internet. O Privacy Badger procura sites / domínios que plantaram cookies plantados de maneira suspeita para rastrear você na Web e, uma vez que detecta essas fontes, as bloqueia e se livra delas, o que significa que você não poderá mais rastrear o domínio.

Você pode baixar o plugin Privacy Badger gratuitamente. Pegue aqui na Electronic Frontier Foundation. Você terá algumas opções para escolher, dependendo do navegador que você possui. Se você possui o Firefox, baixe a opção Firefox. Se você possui o Opera, faça o download da opção Opera e assim por diante.

Uma vez instalado, o Privacy Badger deve aparecer no canto superior direito do seu navegador. Se você clicar nele, poderá ver uma lista de rastreadores bloqueados. Não se preocupe se não tiver bloqueado nada logo após a instalação. Em vez de já ter uma lista de sites bloqueados incorporados, ele procura rastreadores enquanto você navega e os põe fim a eles dessa maneira. Quanto mais você navega, melhor o Privacy Badger fica.

Como você pode ver na imagem acima, o Privacy Badger detectou alguns rastreadores em potencial e os bloqueia ou pelo menos bloqueia a parte deles para não quebrar a página. Na imagem acima, você notará um botão "Desativar o Texugo de privacidade para este site". Se você não deseja que o Privacy Badger o proteja em um site específico, basta clicar nesse botão na página que você não deseja proteger.

Se você clicar no ícone de roda dentada no menu suspenso Privacy Badger, poderá modificar suas configurações. Aqui, você pode adicionar domínios que deseja colocar na lista de permissões. É basicamente a mesma coisa que pressionar o botão "Desativar o Texugo de privacidade para este site", mas aqui você pode adicionar sites manualmente e removê-los, se desejar.

Para proteção adicional, você também pode selecionar o botão "Evitar que o WebRTC vaze o endereço IP local". O WebRTC é um módulo de comunicação em tempo real que ajuda coisas como o Google Hangouts a trabalhar no lado de back-end. Às vezes, pode vazar seu endereço IP local, mas marcando a caixa, o desempenho em mensageiros instantâneos como o Hangouts pode diminuir drasticamente. Cabe a você se você quiser fazer isso.

Móvel

No celular, o Firefox ainda não tem sua extensão do Facebook Container disponível; no entanto, para aqueles que usam o aplicativo do Facebook na Play Store, em vez de acessá-lo através do navegador móvel, existem aplicativos que fazem uma coisa semelhante ao Facebook Container.

Portanto, o primeiro passo seria se livrar do aplicativo do Facebook no seu telefone, se você estiver pronto para acionar. Ao excluir o aplicativo do seu telefone, o Facebook não poderá ler os metadados das chamadas ou mensagens de texto. Também não será possível procurar no seu telefone qualquer outra coisa.

Para substituí-lo e continuar usando o Facebook no seu telefone, baixamos o aplicativo Tinfoil for Facebook gratuito. Isso cria um "invólucro" privado do site do Facebook. Este aplicativo cria uma caixa de proteção que o Facebook não pode sair, para que você não precise se preocupar com os problemas acima, como o rastreamento do navegador ou qualquer outra coisa. O papel alumínio para o Facebook certamente não torna as coisas mais bonitas - mas é um preço pequeno a pagar por saber que o Facebook não é capaz de rastrear você dessa maneira.

Depois de baixar o aplicativo, é tão simples quanto fazer login e usá-lo. Você pode alterar algumas opções, como ativar check-ins ou abrir sites com o aplicativo Tinfoil for Facebook - tudo depende da quantidade de dados que você deseja que o Facebook tenha. Você pode alterá-las clicando no botão "+" no canto superior direito do aplicativo e clicando em "Preferências".

Encerramento

A coleta em massa de dados sem a sua permissão é apenas algo que não está bem. Geralmente, a idéia é que sites como o Facebook observem todos os seus dados e possam ter uma idéia muito boa do que fazer propaganda de você como indivíduo - se eles conseguirem, clique em um e compre o produto - o que os torna uma tonelada de dinheiro. Pelo que sabemos, o Facebook não vende esses dados do usuário, mas existem empresas que compram esse tipo de dados por muito dinheiro exatamente pelo mesmo motivo - publicidade extremamente precisa. Pode parecer inofensivo, mas seus dados são de sua propriedade privada (conforme regulamentado recentemente na Europa) e, para todos os efeitos, não devem ser roubados de você e usados ​​contra você.

Não apenas isso, mas sempre existe o medo subjacente de que seus dados estejam sendo usados ​​para vigilância em massa de maneira orwelliana, e muitos ficaram extremamente frustrados quando coisas como a coleta de dados da NSA foram reveladas. Embora não seja possível impedir o rastreamento do governo por meio de ferramentas simples como essa, você pode pelo menos tirar empresas privadas de seus negócios, que é exatamente o que ferramentas como o Facebook Container e o Privacy Badger estão fazendo. Na era da informação, os dados do usuário são como ouro, e você não deve distribuí-lo livremente ou até mesmo deixar que as empresas o roubem de você.

Espero que tenhamos ajudado você a interromper uma grande parte disso, mas lembre-se de que não pode parar a coleta de dados nos serviços de uma empresa. Portanto, se você continuar usando o Facebook, não poderá impedi-los de coletar dados de seus gostos, comentários e fotos dentro desse serviço. No entanto, com os plug-ins que mostramos como instalar, você pode pelo menos impedir que esse serviço siga você para outros sites não relacionados simplesmente para coletar seus dados.

Como parar de deixar o Facebook (e outros sites) levar seus dados