Anonim

Os atualizadores recentes do Windows 10 podem estar descobrindo que, em vez de o sistema operacional usar menos recursos, conforme prometido, eles estão perdendo até 40% de seus ciclos de processador para um processo chamado ' IAStorDataSvc' . Então, qual é o serviço, o que ele faz e por que ele usa tantos recursos?

O IAStorDataSvc pertence à Rapid Storage Technology da Intel. Este driver foi instalado durante a atualização do Windows 10 e nem sempre funciona bem com o seu hardware. O executável pode ser encontrado em C: \ Arquivos de programas (x86) \ Intel \ Intel (R) Rapid Storage Technology / IAStorDataMgrSvc.exe, supondo que você tenha o Windows instalado na sua unidade C :.

Este é um driver de armazenamento projetado para fornecer acesso rápido a arquivos e / ou RAID, se você o usar no seu computador.

Pare o IAStorDataSvc causando alto uso da CPU no Windows 10

Existem algumas coisas que podemos fazer para acalmar um pouco o IAStorDataSvc. Primeiro, interromperemos o serviço para que você possa avaliar se isso afeta o desempenho ou não. Em seguida, vamos atualizá-lo ou removê-lo completamente. Obviamente, não faça isso se você usar o RAID ativamente, atualize os drivers.

  1. Digite 'services.msc' na caixa Pesquisar Janelas (Cortana).
  2. Localize 'Tecnologia de armazenamento rápido Intel® ', clique com o botão direito do mouse e selecione Parar.
  3. Use o computador por um tempo para verificar se há algum impacto adverso no desempenho.

Se você usar um SSD ou um hardware relativamente novo, a probabilidade é de que você não terá impacto no desempenho, além de não ter o IAStorDataSvc roubando recursos. Se for esse o caso, podemos atualizá-lo ou removê-lo. Se você usa RAID, pode ser necessário atualizar, em vez de remover, a menos que use outros drivers.

Atualizar drivers Intel ® Rapid Storage Technology

Primeiro, remova os drivers antigos e atualize-os.

  1. Digite 'appwiz.cpl' na caixa Pesquisar Janelas (Cortana).
  2. Selecione Intel® Rapid Storage Technology na lista e desinstale.
  3. Navegue até o site do fabricante da placa-mãe e faça o download de novos drivers Intel ou acesse o Intel Direct. Gostaria de sugerir o primeiro e só ir para a Intel se você não encontrar drivers de armazenamento específicos para sua placa-mãe.
  4. Baixar e instalar.
  5. Reinicialize e teste novamente.

Testar novamente o IAStorDataSvc pode levar uma hora ou duas ou pode levar alguns minutos, parece não haver um padrão real para ele. Mantenha o Gerenciador de tarefas ou o Gerenciador de recursos aberto na área de trabalho e verifique-o periodicamente. Ou, se você perceber que o computador está começando a funcionar lentamente, verifique o que está consumindo recursos.

Remova os drivers da tecnologia Intel® Rapid Storage

Como mencionado, para a maioria dos usuários não RAID, você nem precisa desses drivers. O Windows faz um bom trabalho ao lidar com o armazenamento, para que sejam supérfluos. Se você desabilitou o serviço e não vê impacto no desempenho, você também pode desinstalar o driver. Quanto menos drivers você carregou, poucas coisas existem para dar errado.

  1. Digite 'appwiz.cpl' na caixa Pesquisar Janelas (Cortana).
  2. Selecione Intel® Rapid Storage Technology na lista e desinstale.

Não há necessidade de reiniciar após a instalação, a menos que você queira comparar o desempenho com uma inicialização limpa.

Como parar o iastordatasvc, causando alto uso da CPU no Windows 10