Anonim

Além dos serviços habituais de armazenamento e sincronização on-line, como Dropbox, OneDrive, Google Drive e Amazon Cloud Drive, também usamos o Citrix ShareFile para uma variedade de projetos aqui no TekRevue . Embora mais caro que a concorrência, o ShareFile nos dá um pouco mais de controle e segurança sobre como e quando os arquivos são compartilhados com outras pessoas, e o serviço está se tornando um elemento comum nos ambientes de negócios.
Mas não usamos o ShareFile todos os dias, como fazemos com o Dropbox e o OneDrive. De fato, dependendo de nossas necessidades, podemos passar semanas por vez sem precisar fazer login no ShareFile. Como resultado, preferimos manter o ShareFile fora do caminho até que seja necessário, impedindo que o aplicativo de sincronização da área de trabalho do serviço ocupe espaço em nossa barra de menus do OS X ou consuma qualquer poder de processamento desnecessário ou largura de banda da rede.
Um usuário sempre pode sair manualmente do aplicativo ShareFile, mas será iniciado automaticamente novamente durante o próximo logon ou reinicialização. Decidimos, portanto, impedir que o aplicativo e o serviço de sincronização do ShareFile sejam iniciados na inicialização e procedemos à verificação dos locais habituais onde essa configuração pode ser encontrada. O único problema é que aprendemos rapidamente que o aplicativo ShareFile não possui essa configuração. De fato, procuramos nas próprias preferências do aplicativo uma opção "iniciar no login"; verificamos a lista de itens de login da nossa conta de usuário em Preferências do Sistema; nós até checamos a antiga pasta StartupItems na Biblioteca do sistema, que deveria ser reservada para uso da Apple, mas já foi conhecida por ter sido abusada por alguns desenvolvedores no passado.


Nossa pesquisa inicial não revelou nada, fazendo parecer que o ShareFile estava nos dando uma opção "tudo ou nada": ou seja, se estiver instalado, o aplicativo ShareFile sempre será iniciado na inicialização ou no login, e a única maneira de interromper esse comportamento é para desinstalar o aplicativo.
Finalmente, no entanto, encontramos a solução e os usuários antigos de Mac não devem se surpreender ao saber que a resposta é um arquivo .plist . O ShareFile .plist que precisamos pode ser encontrado no seguinte local:

~ / Library / LaunchAgents / com.citrix.sharefileFL.ShareFile.plist

Para navegar rapidamente para o arquivo, você pode iniciar o Finder, pressionar o atalho Shift + Command + G e colar o caminho acima na caixa Ir para pasta .
Você não pode editar o arquivo .plist diretamente no local original; arraste-o para a área de trabalho para fazer uma cópia editável. Em seguida, feche o aplicativo ShareFile se estiver em execução e abra o arquivo .plist com o TextEdit ou seu editor de texto de sua escolha.


Localize a chave RunAtLoad e altere o valor abaixo de "true" para "false", certificando-se de não excluir ou alterar nenhum outro caractere no arquivo. Quando terminar, salve-o com o mesmo nome (incluindo a extensão .plist) e arraste e solte o arquivo editado de volta ao local original na Biblioteca do Usuário. Você precisará se autenticar com uma conta de administrador e senha para concluir a cópia.
Agora, salve qualquer trabalho aberto e faça logoff ou reinicie o seu Mac. Ao fazer login novamente, você verá que o aplicativo ShareFile não é mais iniciado automaticamente. Quando você precisar acessar seus dados do ShareFile, inicie o aplicativo manualmente, como qualquer outro, a partir do local padrão na pasta Aplicativos.
Observe que o processo para desativar o ShareFile da inicialização automática no OS X somente funcionará bem se você fizer pouco uso do serviço, como nós. Enquanto o aplicativo estiver fechado, nenhum dos arquivos adicionados à sua pasta local do ShareFile será sincronizado ou copiado para os servidores do ShareFile, nem você receberá arquivos novos ou atualizados de qualquer pasta compartilhada vinculada à sua conta. Portanto, se sua empresa ou organização faz uso intenso do ShareFile com atualizações diárias, recomendamos que o ShareFile continue sendo iniciado no logon, para que você não esqueça de iniciá-lo manualmente e perca uma atualização importante. Além disso, independentemente da sua atividade do ShareFile, permita que o aplicativo sincronize completamente com os servidores do ShareFile ao iniciá-lo manualmente, ajudando a evitar a perda de dados de cópias conflitantes de arquivos que foram carregados enquanto o ShareFile estava desativado no seu Mac.
Uma observação final: esta é uma solução alternativa não oficial para impedir que o ShareFile seja iniciado no logon no OS X. Pode não funcionar indefinidamente e, embora seja improvável que cause problemas de perda de dados, talvez você precise repetir essas etapas após atualizar o aplicativo ShareFile. Em outras palavras, faça essas alterações por sua conta e risco e fique a par das alterações e atualizações do aplicativo ShareFile para OS X.

Como parar o citrix sharefile de iniciar automaticamente no os x