O Chrome é um dos navegadores mais usados por um bom motivo, mas possui algumas falhas persistentes. Embora geralmente seja rápido e confiável, existem problemas que os desenvolvedores do Chrome ainda não resolveram. Um desses problemas conhecidos é que o Chrome pode continuar abrindo na inicialização, mesmo quando você o remove dos programas de inicialização.
Consulte também o nosso artigo Como adicionar o Google Chrome a um Amazon Fire Tablet
Se isso o incomoda, não se preocupe - você não precisará mudar para um novo navegador ou reverter para o Microsoft Edge sem brilho. Existem várias maneiras de corrigir esse problema recorrente e você aprenderá tudo sobre elas se continuar lendo.
Primeiro de tudo, você precisa garantir que o Chrome não esteja listado entre seus programas de inicialização.
Remova o Chrome de programas de inicialização
Há duas maneiras de verificar se o Chrome está na lista de programas de inicialização.
O primeiro é simples. Você acabou de iniciar o Gerenciador de tarefas segurando CTRL, SHIFT e ESC. Em seguida, localize a guia Inicialização, clique no Chrome se estiver na lista e clique em Desativar no canto inferior direito da janela.
A outra maneira de verificar as tarefas de inicialização no Windows 10 é digitar “startup” no menu Iniciar e depois selecionar o primeiro resultado. Clique nele para ver a lista e, em seguida, você pode simplesmente mover o controle deslizante ao lado do Chrome para desativá-lo.
Se o Chrome continuar inicializando, passe para o próximo método.
Desativar o Chrome dos aplicativos Running Backgrounds
Muitas pessoas não percebem que o Chrome executará aplicativos em segundo plano, mesmo quando fechado por padrão. Esse pode ser o motivo pelo qual ele continua sendo aberto na inicialização.
Você pode corrigi-lo fazendo o seguinte:
- Abra o Chrome.
- Abra o menu (três pontos verticais) no canto superior direito da tela.
- Clique em configurações.
- Role até a parte inferior da página e clique em Avançado.
- Role para baixo novamente até chegar à seção Sistema.
- Você verá "Continue executando aplicativos em segundo plano quando o Google Chrome estiver fechado". Mova o controle deslizante para desativá-lo.
Reinicie o seu PC e veja se o Chrome continua inicializando novamente. Se o problema persistir, tente os seguintes métodos.
Remova o Chrome da inicialização usando o Editor do Registro
O AutoLaunch do Google Chrome pode ser o culpado. Ele aprova os itens de inicialização por conta própria, geralmente causados por um Programa Potencialmente Indesejável ou PUP. Esses filhotes são tudo menos fofos - eles podem ser instalados como um negócio paralelo com outro programa ou se você navegar em um site obscuro.
Eles aparecem no seu navegador sem o seu conhecimento e o redirecionam para uma página aleatória via Chrome AutoLaunch. Siga estas etapas com cuidado para se livrar da Inicialização do Chrome com o Editor do Registro:
- Mantenha pressionada a tecla Windows e R para abrir uma janela Executar.
- Digite “regedit” e pressione OK para abri-lo.
- Você será solicitado a dar permissão para fazer alterações, então selecione Sim.
- Quando você está no Editor do Registro, pode navegar manualmente para esta pasta ou simplesmente copiar e colar o seguinte caminho:
Computador \ HKEY_CURRENT_USER \ Software \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Run - Se houver algo suspeito na lista, clique com o botão direito do mouse e pressione Excluir.
- Em seguida, vá para esta pasta e faça o mesmo:
Computador \ HKEY_CURRENT_USER \ Software \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Explorer \ StartupApproved \ Run - Se você não reconhecer nenhum dos valores, clique com o botão direito do mouse e exclua-os.
- Feche a janela do Editor do Registro e reinicie o seu PC.
Caso isso não funcione, existem mais métodos que você pode tentar.
Faça um assassino de tarefas do Chrome
Se o seu problema for persistente, você poderá eliminá-lo assim:
- Abra Executar, pressionando a tecla Windows e a tecla R simultaneamente.
- Entre no Bloco de notas usando esta janela.
- Digite ou cole isso no bloco de notas:
Taskkill / IM chrome.exe / F - Salve este documento como um arquivo em lotes do Windows, com uma extensão .bat. O nome é irrelevante, pode ser asd.bat, mas é importante que não seja um arquivo de texto. Feche este arquivo.
- Abra Executar novamente, mas agora digite: shell: startup e clique em OK.
- Isso o levará à pasta Inicialização, na qual você precisará salvar o arquivo bat que você criou. Basta arrastá-lo ou colá-lo aqui e ele matará o processo do Chrome na inicialização, não permitindo que ele inicie.
Redefinir ou reinstalar o Chrome
Talvez tudo que você precise seja uma lousa limpa. Caso ainda não o tenha, tente reinstalar o Chrome do zero. Digite "adicionar ou remover programas" no menu Iniciar. Encontre o Chrome, clique nele e selecione Desinstalar. Siga o processo e verifique se não há sobras. Localize a pasta de instalação do Chrome e exclua-a. Agora, você pode reinstalar o Chrome e ver se ele ainda abre na Inicialização.
Caso não queira perder todos os seus favoritos, senhas e histórico de navegação no Chrome, você pode redefini-lo. Dessa forma, você se livrará de cookies e extensões e seu problema de inicialização poderá desaparecer.
Veja como redefinir o Chrome para o padrão:
- Abra o Chrome.
- Clique no menu no canto superior direito.
- Selecione configurações.
- Role todo o caminho até a parte inferior e encontre "Restaurar as configurações para os padrões originais".
- Confirme o prompt clicando em Redefinir configurações.
Rescisão concluída
Programas de inicialização intrusivos podem ser um incômodo, mas existem maneiras de impedir que eles o incomodem. Se você seguir esses métodos, certamente alguns deles funcionarão.
Você já usou algum dos métodos acima para resolver esse problema? Você tem alguma opinião adicional sobre isso? Nos informe!