Anonim

Como parte do serviço Google Drive, o Google Docs oferece uma maneira conveniente para os usuários criarem documentos de texto online. Além disso, é possível a colaboração em tempo real, oferecendo funcionalidade aprimorada. Assim, inúmeros usuários adotaram o Google Docs de todo o coração e o programa está sendo amplamente difundido em várias áreas.

Consulte também o nosso artigo Como instalar fontes personalizadas para o Google Docs

No entanto, como processador de texto, o Google Docs costumava deixar muito a desejar. Muitos se referem a ele como nada além de uma versão diluída do Microsoft Word, porque faltam alguns recursos bem estabelecidos. E até certo ponto, isso é verdadeiro até hoje. Simplificando, o Word possui alguns recursos que o Google Docs não possui.

Mas a diferença entre os dois programas diminuiu bastante nos últimos anos. E um exemplo notável disso tem a ver com colunas.

Para ser específico, por muito tempo, o Google Docs não possuía um recurso interno que permitia aos usuários dividir seus documentos em colunas. Isso forçou as pessoas a serem criativas e a encontrar soluções alternativas. Visto que as colunas são algo que realmente pode aparecer em uso regular, isso representou uma falha notável.

Felizmente, o Google decidiu ouvir os pedidos (ou, mais provavelmente, os protestos) do público e, desde então, adicionou essa função. Embora, seja verdade, demorou um bom tempo - esse recurso não chegou até 2016. É por isso que ainda existem alguns usuários do Google Docs que não estão cientes disso.

A solução incorporada

Como mencionado, as colunas agora são uma parte padrão do Google Docs. Além disso, eles são muito fáceis de usar, exigindo apenas alguns cliques para configurar. Isso significa que você pode dividir seus documentos em colunas em questão de segundos.

Para fazer isso, veja o menu na parte superior da janela. Lá, você verá a guia "Formato". Clique nele e ele será expandido para revelar mais opções. Entre eles, você notará a cobiçada função "Colunas".

Passe o mouse sobre ele e um submenu aparecerá. Se você simplesmente deseja dividir o texto em duas ou três colunas, basta clicar em uma das predefinições fornecidas. Considerando que é bem possível que isso seja tudo o que você precisa para realizar o trabalho, você poderá encerrar o dia aqui. Mas se você quiser ajustar um pouco mais o layout, selecione "Mais opções".

Isso o levará a um menu completamente novo, onde você terá duas opções diferentes à sua disposição para criar um layout personalizado.

A primeira opção permite especificar o número exato de colunas que você deseja. Duas ou três tendem a ser as escolhas mais populares (é por isso que são as predefinições), mas você pode precisar de mais. Lembre-se de que, quanto mais colunas você colocar, menos espaço cada uma terá. Coloque muitos, e cada um só poderá transportar uma quantidade extremamente pequena de caracteres.

Em seguida, você pode designar o espaçamento entre as colunas. Ao aumentar esse número, as colunas individuais se destacam mais. Por outro lado, diminuí-lo permitirá que você ajuste mais texto por página.

Por fim, você pode escolher se deseja que o Google Docs exiba uma linha vertical entre as colunas. Essa é uma opção útil quando você deseja um maior grau de separação visual e pode ajudar a tornar o documento mais legível.

Isso é tudo o que há quando se trata do layout das colunas. Mas, mencionaremos outro pequeno truque aqui. É assim que você começa a digitar rapidamente na próxima coluna.

Por padrão, você digitará a primeira coluna até preenchê-la e só depois passará para a segunda (o mesmo se aplica a qualquer coluna subsequente). Mas se você quiser deixar uma coluna parcialmente vazia e pular imediatamente para a próxima, precisará usar a opção chamada “Quebra de coluna”.

Você pode acessá-lo através da guia "Inserir" do menu principal ou simplesmente clicando com o botão direito do mouse.

De qualquer forma, isso permite que você alterne rapidamente para uma nova coluna e continue trabalhando.

Conclusão

Quando se trata do Google Docs, é tudo o que você precisa saber sobre a função da coluna integrada. É muito fácil de usar e não leva muito tempo para dominar.

Mas, caso você esteja curioso, as soluções alternativas que as pessoas precisavam usar antes que o Google introduzisse essa função envolviam tabelas. Especificamente, você criaria uma tabela com uma linha e quantas colunas forem necessárias. Em seguida, você formatava um pouco e escrevia seu texto. Felizmente, agora você tem uma opção mais simples.

Como dividir o Google Docs em colunas