Anonim

Como em qualquer dispositivo de computação, os dispositivos Android têm o hábito infeliz de crescer mais devagar com a idade. Nos primeiros meses após você tirar o telefone da caixa, tudo é ótimo - os aplicativos carregam rápido, os dados armazenados em cache são facilmente acessados ​​e o carregamento de tudo, de arquivos locais a jogos e aplicativos, é feito em um piscar de olhos. Mas, com o tempo, seu dispositivo cresce naturalmente mais devagar à medida que a sensação de uma nova tecnologia brilhante começa a se desgastar. A RAM do seu telefone começa a ficar saturada com os aplicativos ativos instalados, e esses mesmos aplicativos ocupam cada vez mais espaço no armazenamento interno do telefone. Você mantém milhares de fotos, vídeos e capturas de tela salvas no telefone e, depois de um tempo, carregar tudo, de uma página da Web a um e-mail, pode levar um tempo longo e torturante.

Veja também o nosso artigo 6 maneiras fáceis de espelhar o Android no seu PC ou TV

Felizmente, existem muitas correções para os problemas de memória e velocidade, e a maioria delas é rápida e fácil de executar. O Android é um sistema operacional que pode ser esticado tanto fino quanto amplo e ainda retornar ao seu estado normal e veloz. Não importa o quão lento o telefone esteja, uma ou mais de nossas dicas são obrigadas a ajudar seu telefone a voltar a ter uma sensação nova. Então, vamos dar uma olhada em como acelerar o seu telefone Android lento.

Correções rápidas

Links Rápidos

  • Correções rápidas
    • Reinicie seu telefone ou tablet
    • Desinstalar aplicativos não utilizados e desatualizados
      • Desinstalando vários aplicativos de uma só vez
    • Desativar aplicativos do sistema não utilizados
    • Limpar seus dados em cache
    • Outras dicas diversas
  • Alterando o funcionamento do dispositivo
  • Opções avançadas para acelerar o seu telefone
    • Limpando sua partição de cache
    • Alterando a velocidade da animação no seu telefone
    • Overclock (Apenas Raiz)
    • Reinicialização de fábrica do telefone
  • Uma última dica sobre o hardware do seu telefone
  • O que você não deve fazer

Seu telefone pode estar lento, mas isso não significa que precisamos de um processo de várias etapas para corrigir os problemas no seu dispositivo. Às vezes, a solução mais simples para os seus problemas também é a correta, portanto, vamos começar examinando algumas das maneiras mais fáceis de consertar o seu telefone ou tablet. Embora você possa ficar tentado a fazer uma restauração completa de fábrica do seu dispositivo, há algumas etapas que devemos tomar antes de chegarmos tão longe. Portanto, em nenhuma ordem específica, veja algumas correções rápidas para o seu dispositivo Android.

Reinicie seu telefone ou tablet

"Você já tentou desligar e ligar?"

Sim, essa é uma dica óbvia, mas você ficaria surpreso com o tempo que as pessoas passam sem reiniciar seus telefones, tablets e outros dispositivos Android. Assim como em dispositivos de computação padrão, como a área de trabalho baseada no Windows ou o MacBook Pro, o hardware que executa o Android requer uma reinicialização ocasional, apenas para desligar os aplicativos em execução no plano de fundo do seu dispositivo. Na maioria dos telefones Android, é possível reiniciar mantendo pressionado o botão liga / desliga e selecionando “Reiniciar” no menu pop-up; se o telefone não tiver uma opção de reinicialização, basta desligar o dispositivo e ligá-lo novamente.

Para obter o melhor desempenho em dispositivos mais antigos, deixe o telefone descansar por alguns minutos após a reinicialização; Normalmente, os aplicativos de inicialização podem diminuir a velocidade do seu dispositivo enquanto tudo é inicializado. Telefones mais novos como o Pixel 2 XL, no entanto, devem estar funcionando rapidamente.

Desinstalar aplicativos não utilizados e desatualizados

Embora possa parecer que esses aplicativos e jogos antigos no seu telefone não estão fazendo nada para desacelerar o seu telefone ou tablet Android, não poderia estar mais longe da verdade. Na verdade, os aplicativos Android têm o mau hábito de executar em segundo plano, mesmo que você não o abra ativamente há meses, atualizando dados e verificando atualizações sem o seu conhecimento. E, embora possa parecer bom deixar o aplicativo de cupons que você baixou nos feriados no telefone, a verdade é que o uso diário do seu dispositivo provavelmente é melhor sem ele. Muitos de nós podem pensar que mantemos nossos telefones limpos e limpos de todos os aplicativos indesejados ou não utilizados, mesmo os mais experientes em tecnologia têm alguns aplicativos que não usamos mais em nosso dispositivo.

Se você não tem certeza de quais aplicativos não usa há algum tempo, as versões mais recentes da Play Store do Google facilitam a verificação de quais aplicativos foram e não foram usados ​​há algum tempo. Abra a Play Store na sua gaveta de aplicativos ou na tela inicial e deslize o menu esquerdo para abrir (ou pressione o botão de menu no canto superior esquerdo). Na parte superior do menu, clique em "Meus aplicativos e jogos" para abrir a lista de todos os seus aplicativos. Por padrão, esta página é aberta nos aplicativos atualizados recentemente; no entanto, precisamos visualizar os aplicativos instalados. Deslize para a direita ou selecione a guia "Instalado" na parte superior do menu. O Google Play exibirá todos os aplicativos que você instalou no seu dispositivo, além de opções de classificação à direita do seu dispositivo. Normalmente, o Google Play mostra isso no modo "Alfabético"; queremos selecionar "Última utilização", que mostrará seus aplicativos da mais recente para a menos recente.

Aqui, você pode visualizar os aplicativos usados ​​mais recentemente pelo seu dispositivo. Você provavelmente verá aplicativos como seu aplicativo de mensagens de texto, seu aplicativo de câmera, seu iniciador (se você usa um iniciador de terceiros) e até mesmo seu aplicativo de e-mail no topo, mas o pai na lista que você rola, você começará a veja aplicativos que você não usa há meses. Alguns dos aplicativos na parte inferior da sua lista podem ser aplicativos do sistema que não podem ser desinstalados e, não se preocupe, abordaremos mais adiante nesta lista. Continue rolando esta lista na parte inferior da sua lista e você encontrará aplicativos que ocupam espaço e recursos do sistema em seu telefone que você pode ter esquecido em seu dispositivo. Quando você encontrar um aplicativo que não deseja manter instalado no dispositivo, toque no nome do aplicativo no menu e clique em "Desinstalar" na página do aplicativo no Google Play.

Continue desinstalando todos os aplicativos que você se sentir confortável removendo do seu dispositivo. Você ficará surpreso com o número de aplicativos em seu dispositivo que não são utilizados por meses no telefone, principalmente quando o telefone começa a envelhecer.

Desinstalando vários aplicativos de uma só vez

Pode ser uma experiência bastante frustrante tentar remover vários aplicativos do seu dispositivo. A desinstalação pela Play Store funciona bem o suficiente, mas pode ser frustrante percorrer a lista de aplicativos a serem desinstalados e a página de informações reais de cada aplicativo. A remoção de aplicativos da gaveta de aplicativos no seu dispositivo é ainda mais frustrante, pois você precisa mover o dedo entre aplicativos, arrastando-os para o atalho de desinstalação na tela e precisando encontrar o próximo aplicativo para desinstalar em uma lista completa de conteúdo.

Aqui está a boa notícia: a desinstalação pode ser muito mais fácil no Android com a ajuda de um aplicativo de atalho do Google Play. Os desinstaladores de aplicativos existem muito pouco na Play Store, cada um oferecendo uma maneira "fácil" de desinstalar os aplicativos dos seus dispositivos. De muitas maneiras, eles agem como a interface do Painel de Controle no Windows, permitindo selecionar aplicativos para desinstalar de uma lista que pode ser classificada de acordo com o conteúdo do seu coração, mas sem o processo de desinstalação lenta que ainda afeta o Windows até hoje. Com todas as opções disponíveis para os usuários do Google Play, pode ser difícil descobrir qual desinstalador é o correto a ser usado, especialmente quando alguns aplicativos do desinstalador vêm com anúncios ou outros processos que podem desacelerar o telefone.

Se você quiser experimentar vários desinstaladores de aplicativos, não hesite em procurar na lista aqui. Mas para aqueles que procuram uma única recomendação, passamos os últimos meses usando o NoAd Uninstaller. Infelizmente, esse aplicativo foi removido da Play Store, mas você pode encontrar um APK aqui. No entanto, para aqueles que desejam se apegar exclusivamente à Play Store para seus aplicativos, consulte Desinstalador - Sem anúncios, Sem dor na Play Store, que oferece a mesma funcionalidade do NoAd Uninstaller, mas com uma interface melhor e mais intuitiva . Qualquer que seja a sua instalação, ambos facilitam a desinstalação de vários aplicativos ao mesmo tempo, sem interromper o processo de desinstalação com anúncios como a maioria dos aplicativos da Play Store.

Depois de desinstalar os aplicativos do telefone, você pode reiniciar o dispositivo, simplesmente para limpar os arquivos adicionais que ainda estão usando sua memória. Mas e os aplicativos fornecidos com o telefone, que você não pode remover? Não se preocupe, também temos conselhos para eles.

Desativar aplicativos do sistema não utilizados

Embora os fabricantes do Android (e, em menor grau, as operadoras) reduzam a inclusão de bloatware em suas versões personalizadas do Android, ainda é um problema no sistema operacional do Google. E, a menos que você esteja executando um dispositivo Nexus ou Pixel - e, em alguns casos, telefones da Motorola e OnePlus - você provavelmente possui uma quantidade razoável de bloatware no telefone, sejam aplicativos pré-instalados, aplicativos do sistema ou aplicativos patrocinados pela operadora (A Verizon é um criminoso particularmente ruim nisso tudo, incluindo aplicativos de música e navegação que cobram por recursos que você pode obter gratuitamente do Google e de outros fornecedores de aplicativos).

Felizmente, a maioria dos aplicativos do sistema não exigidos pelo sistema operacional para funcionar pode, no mínimo, ser desativada nas configurações do sistema. Um aplicativo desativado ainda ocupará espaço no seu telefone, mas não poderá ser executado em segundo plano, economizando seu telefone do pedágio de muitos aplicativos do sistema usando a CPU do seu telefone ao mesmo tempo. Para desativar aplicativos pré-instalados no seu dispositivo, entre no menu de configurações usando o ícone Configurações na gaveta de aplicativos do telefone ou acessando o atalho Configurações nas configurações rápidas na parte superior da bandeja de notificações.

A partir daqui, role o menu de configurações até encontrar "Aplicativos" na lista de configurações. Dependendo da versão do Android e do fabricante do telefone, esse menu também pode se chamar "Aplicativos". Depois de abrir esse menu, toque em "Gerenciador de aplicativos" no topo da lista e você poderá visualizar todos os aplicativo instalado no seu telefone. Os aplicativos do sistema, ou pelo menos os necessários para executar o Android, serão ocultados ao usuário, mas podem ser facilmente revelados tocando no ícone de menu com três pontos no canto superior direito da tela e selecionando “Mostrar aplicativos do sistema. ”A maioria dos aplicativos ocultos neste menu não pode ser desativada por padrão, portanto é melhor deixá-los em paz de qualquer maneira.

Mas enquanto visualizamos esse menu, é importante observar algumas outras seleções para classificar nossos aplicativos. Embora nossa lista de aplicativos do sistema seja classificada por ordem alfabética (como vimos acima no Google Play), você também pode classificar por tamanho e uso de memória. Classificar por tamanho não importa muito para o nosso objetivo atual de acelerar o telefone, mas é bom saber que você poderá fazer isso no futuro se quiser liberar espaço no dispositivo.

O mais interessante deste guia é a capacidade de classificar por uso de memória (apenas Samsung; nosso texto Pixel 2 parece não ter essa opção). Basta tocar em "Memória" e, em seguida, toque em "Uso da memória" para visualizar os aplicativos que consomem sua memória. Sem surpresa, você verá o sistema operacional Android e o sistema Android na parte superior do dispositivo, mas verifique sua lista de aplicativos e veja se alguma coisa está consumindo mais recursos do que deveria. Aplicativos como o Snapchat e o Facebook são famosos por consumir memória, por isso, se você não os usa com frequência - ou pode viver sem esses aplicativos instalados no dispositivo - considere a possibilidade de desinstalar.

Voltar para desativar aplicativos do sistema indesejados: no gerenciador de aplicativos, você encontrará e seleciona o aplicativo que deseja desativar. Não temos sugestões específicas, pois cada telefone inclui aplicativos incluídos diferentes, mas em nosso teste Samsung Galaxy S7 edge da Verizon, desabilitamos aplicativos como Slacker Radio e NFL Mobile - aplicativos que não puderam ser desinstalados, mas tivemos não adianta. Basta encontrar o aplicativo que deseja desativar, toque no botão "Desativar" na parte superior da tela "e confirme" Desativar "no aviso pop-up sobre erros em outros aplicativos. Embora o aplicativo ainda ocupe espaço no armazenamento interno do telefone - o Slacker, por exemplo, usa 40 MB de armazenamento -, você ficará satisfeito ao ver que o aplicativo não pode mais atualizar, enviar notificações ou executar em segundo plano.

Limpar seus dados em cache

Outro truque centrado no aplicativo, conhecido pela comunidade de entusiastas do Android, limpar o cache pode ajudar a melhorar seu desempenho no Android alternando e limpando os dados em cache restantes de aplicativos não utilizados ou raramente usados, bem como aplicativos de sistema que não pode ser desinstalado do seu sistema. A maioria dos aplicativos gerencia seus dados armazenados em cache o suficiente, sabendo quando uma limpeza de cache será necessária para o sistema continuar executando em um ritmo suave e constante. Alguns aplicativos, no entanto, não têm absolutamente nenhum autocontrole - eles consomem os recursos do sistema no café da manhã, almoço e jantar, e isso pode criar sérios problemas de velocidade no Android.

Portanto, para limpar o cache do aplicativo, vamos voltar ao menu de configurações do sistema e, desta vez, procurar por "Armazenamento" nas configurações do menu. Se o seu telefone usa uma opção de armazenamento externo, como um cartão microSD, selecione "Armazenamento interno".

Depois que o telefone carregar totalmente o menu que exibe o que o telefone está usando na memória do sistema, queremos encontrar a opção "Dados em cache", normalmente listados na parte inferior da tela. Tocar nesta opção exibirá uma opção para limpar os dados em cache de todos os seus aplicativos. Embora você possa limpar seus dados em cache aplicativo a aplicativo, isso limpará os dados do aplicativo em cache de uma só vez, tornando-o muito mais fácil e rápido do que seguir e selecionar todos os aplicativos do seu dispositivo.

Vale ressaltar que alguns dispositivos, incluindo os mais novos telefones do Google, o Pixel 2 e o Pixel 2 XL, não têm a opção de limpar os dados em cache de todos os aplicativos de uma só vez. Em vez disso, você precisará usar o menu Todos os aplicativos para limpar manualmente o conteúdo do seu dispositivo, conforme necessário. É frustrante ou até irritante que o Google não tenha incorporado essa ferramenta óbvia no Android Oreo imediatamente, mas considerando que apenas dois por cento dos usuários do Android já receberam a atualização ainda (e que a maioria dos usuários do Android nos EUA tem telefones Samsung com capacidade incorporada), não é uma preocupação demais.

Outras dicas diversas

Nem tudo se encaixa perfeitamente em uma categoria como nossas sugestões acima; portanto, se você ainda estiver procurando por soluções rápidas para os problemas de velocidade do telefone, tente o seguinte:

  • Abra o menu Aplicativos Recentes no seu telefone, pressionando o ícone quadrado na parte inferior direita da barra de navegação (para telefones Samsung anteriores ao Galaxy S8, é o botão de hardware esquerdo). Passe todos os seus aplicativos recentes para limpá-los da sua memória.

  • Tente limpar alguns dos widgets mantidos no telefone, se você não os usar com muita frequência. Os widgets podem usar quantidades desnecessariamente grandes de RAM no seu dispositivo, e a maioria dos proprietários de telefones usa apenas widgets ocasionalmente. Como a maioria dos widgets está constantemente atualizando e atualizando com novo conteúdo, você está usando RAM, dados e uma grande parte da sua bateria.
  • Verifique a velocidade do seu cartão SD. Se você transferiu muitos aplicativos para o cartão SD, mas está executando em um estilo mais antigo, pode ser muito lento para reproduzir arquivos de forma confiável e carregar aplicativos e jogos do cartão. Hoje em dia, mesmo os cartões da Classe 10 são um pouco lentos para acessar dados - você deve procurar um cartão SDXC ou melhor. Felizmente, esses cartões rápidos realmente ficaram muito baratos: um cartão microSDXC de 32 GB pode ser comprado na Amazon por apenas US $ 14 e uma versão de 64 GB do mesmo cartão custa apenas US $ 22 (esses preços variam regularmente, portanto, não se surpreenda se os cartões são mais ou menos caros quando você clica nos links.

Alterando o funcionamento do dispositivo

Nossas correções rápidas, em geral, ajudam a acelerar o telefone quando você está tendo um soluço ocasional, mas às vezes o telefone literalmente parece um pouco lento demais na sua mão. O Android está cheio de animações e transições chamativas e, embora possam ser bem legais quando você pega o telefone pela primeira vez, eventualmente você quer se afastar das animações lentas e entrar no aplicativo.

Bem, temos boas notícias para você. Enquanto a maioria dos lançadores padrão não tem a capacidade de desativar animações de aplicativos e outros, outros lançadores de terceiros como o Nova Launcher podem personalizar e até acelerar animações, tudo no menu de configurações do iniciador. Demonstraremos o recurso usando o Nova, mas outros lançadores no mercado também podem ter essa capacidade. Você também deseja obter a licença Prime da Play Store, para poder alterar as transições no aplicativo.

Depois de instalar o Nova - ou se você já o estiver usando como iniciador - abra a gaveta do aplicativo e toque em "Configurações do Nova" na sua lista de aplicativos. Isso abrirá uma lista bastante grande de configurações, mas estamos procurando por duas específicas. Começando com nossas configurações de animação, entre na categoria "Aparência", que tem muitas opções divertidas para mexer. Se você não examinou as configurações de “Aparência” antes, pode ser um pouco complicado, para começar. Existem várias configurações divertidas para jogar aqui, mas começaremos com as três principais: velocidade de rolagem, velocidade de animação e animação de aplicativos.

  • A velocidade de rolagem controla a rapidez com que sua experiência é percorrida pelas páginas da área de trabalho e da gaveta de aplicativos, se você estiver usando o layout mais antigo baseado em cartão. Por padrão, ele é enviado com a configuração "Nova" aplicada, mas há algumas outras sugestões que podemos pegar aqui. Estoque é o que você verá nos telefones Pixel Launcher ou Nexus; parece rápido o suficiente, mas mais lento que a velocidade padrão da Nova. Relaxed é ainda mais lento, permitindo que as animações sejam reproduzidas para sua diversão. Mas não é isso que queremos - queremos rápido. E a configuração Rápida fará exatamente isso por nós, acelerando a animação e dando-lhe a prioridade sobre as animações. Se você deseja que sua área de trabalho esqueça basicamente as animações que existem quando desliza entre páginas diferentes na área de trabalho, selecione Mais rápido que a luz.
  • Nossa próxima configuração, Velocidade da animação, controla a animação de coisas como a gaveta de aplicativos, abrindo e fechando, junto com a bandeja de notificações, notificações e similares. Eles são medidos nas mesmas configurações que vimos na velocidade de rolagem: Relaxado, Google, Nova, Rápido, Mais rápido que a luz. Todos eles ainda têm as mesmas ramificações, com o Relaxed e o Google permitindo que o usuário experimente animações, Rápido e mais rápido que a luz, enfatizando a velocidade sobre a qualidade da animação, e Nova encontrando um meio feliz.
  • A animação do aplicativo controla como um aplicativo é aberto, e isso pode ter tanto impacto na sensação do telefone quanto nas duas primeiras configurações. Essa configuração altera a forma como cada aplicativo da área de trabalho e da gaveta de aplicativos no Nova muda, e cada animação tem uma sensação e velocidade diferentes. Cada animação é tirada de uma versão diferente do Android: Circle é tirada do Android 7.0 Nougat, Reveal da 6.0 Marshmallow, Slide Up do Lollipop, Zoom da Jellybean e Blink desde o Ice Cream Sandwich em 2011. E apesar da idade, na verdade, achamos que o Blink é a animação mais rápida do grupo, se você procura o mínimo de "pizzazz" e a maior velocidade possível.

A outra configuração para check-out em Nova está na categoria Desktop e é o item de menu Efeito de rolagem. Assim como nas configurações de animação acima, o Efeito de rolagem altera a transição entre as páginas da área de trabalho. Existem algumas animações divertidas aqui - cubo, pilha de cartões. porta giratória, etc. - mas apenas por uma questão de velocidade, você deve mantê-la em “Simples”. É apenas a animação mais rápida do grupo e mantém seu telefone rápido e fresco.

Opções avançadas para acelerar o seu telefone

Tudo o que falamos acima é bom e tudo, mas no final das contas, são todas soluções temporárias para um grande problema do Android. Não é um sistema operacional perfeito e, especialmente após alguns anos de atualizações de sistema e segurança, as coisas podem começar a parecer um pouco lentas. E, como na maioria dos problemas no Android, existem realmente apenas duas soluções para todos os problemas no Android: limpar a partição do cache e limpar o telefone completamente. E embora limpar a partição do cache seja uma solução bastante simples para acelerar o telefone, recomendamos apenas limpar o telefone se as etapas acima não ajudarem a solucionar os problemas de velocidade.

Limpando sua partição de cache

Começamos com a limpeza da partição de cache do telefone, que é um pouco semelhante à limpeza do cache do aplicativo, como fizemos acima. A limpeza de toda a partição de cache pode resolver alguns dos problemas geralmente causados ​​por uma atualização de aplicativo ou sistema, sem as medidas drásticas de limpar completamente o telefone (não se preocupe - vamos chegar lá). Embora simples, limpar a partição do cache envolve inicializar no modo de recuperação do telefone, o que pode ser assustador para os usuários novos em smartphones ou menus de inicialização. No entanto, não se estresse demais - nós o guiaremos pelo processo de inicialização.

Isso pode ser um pouco específico para cada telefone Android individual, portanto, você pode pesquisar no Google para garantir a combinação certa de botões. A maioria dos telefones usa os botões Aumentar volume e Ligar, pressionados ao mesmo tempo, antes de pressionar o botão Diminuir volume na tela de inicialização para acessar o menu de recuperação. Para telefones como o Galaxy S6 e S7, o uso de uma combinação das teclas Home, Power e Aumentar volume faz a mesma coisa. Como dissemos, pesquise seu telefone específico e a frase "inicialize na recuperação" no Google para garantir que você tenha as etapas corretas; Depois de acessar o menu de recuperação, essas etapas serão aplicadas a todos os telefones.

Depois que o telefone acessar o menu de inicialização (que será semelhante ao visor da foto acima), você não poderá usar a tela sensível ao toque para controlar o menu na tela. O que, se formos honestos, provavelmente é uma coisa boa - essas barras de menu são um pouco pequenas para nossos dedos. Em vez disso, este menu usa as teclas de volume e o botão liga / desliga do dispositivo para rolar e selecionar no menu. Use as teclas de volume para rolar a linha azul destacada para baixo até “Limpar partição de cache” no menu acima - é a abaixo da linha azul destacada na imagem acima. Depois de selecionar "Limpar partição de cache", pressione o botão liga / desliga no dispositivo para selecionar a opção e, em seguida, use as teclas de volume novamente para selecionar "Sim" na tela de confirmação. Pressione Power para confirmar sua seleção e o telefone começará a limpar a partição de cache. Isso não apaga seu armazenamento ou cartão SD, portanto todos os aplicativos e fotos estarão seguros no seu telefone. Quando o processo estiver concluído, selecione “Reiniciar dispositivo agora” na tela a seguir e pressione Power para confirmar. Assim como em uma reinicialização, aguarde alguns minutos para o telefone sentar e reiniciar seus principais processos e tente usá-lo para ver o quão rápido ou lento ele se sente em sua mão.

Alterando a velocidade da animação no seu telefone

Você pode estar se perguntando, não conversamos sobre isso com o Nova Launcher ? E, embora sim, abordamos a alteração da velocidade das animações acima usando algo como o Nova Launcher, o que estamos focando aqui são as velocidades de animação que alimentam seu telefone. Certamente, o hardware que alimenta o telefone determina a rapidez com que os aplicativos e jogos são carregados no dispositivo, mas, até certo ponto, o software também tem um grande impacto na nossa experiência diária. Empresas como Google e Apple constroem seus sistemas operacionais com um senso de fluidez e animação projetados para fazer as coisas parecerem boas, mas às vezes um uso excessivo de animação pode fazer com que seu telefone pareça mais lento do que realmente é.

Se você já possui seu dispositivo Android há alguns meses e já está cansado dos tempos de animação e transição entre aplicativos e programas no telefone, pode usar as opções de desenvolvedor no Android para alterar a velocidade do telefone. Para começar, role para baixo até o menu Sistema nas configurações e selecione “Sobre o telefone”. Encontre o número de compilação do software do telefone dentro do menu de configurações e toque nele sete vezes para ativar as configurações de desenvolvedor no telefone. Volte ao menu principal, em Configurações, e selecione novamente "Sistema". Dentro do menu Sistema, uma nova opção chamada "Opções do desenvolvedor" será exibida, com dois colchetes como ícone.

No menu de opções do desenvolvedor, você encontrará uma grande lista de opções de menu, muitas das quais devem ser deixadas em paz, a menos que você esteja trabalhando no desenvolvimento ativo de aplicativos para Android. De longe, este é o menu mais longo no menu de configurações do Android, repleto de opções que podem danificar totalmente o dispositivo, se você não tomar cuidado. É por isso que o menu está oculto por padrão no Android. Ainda assim, não temos muito o que fazer aqui, exceto encontrar as opções corretas para o nosso dispositivo. Role pela lista de opções até encontrar as configurações da escala de animação - elas estão na categoria "Desenho".

Você encontrará três escalas de animação aqui: escala de animação de janelas, escala de animação de transição e escala de duração do Animator. Todos os três, por padrão, são configurados para 1x, que é a configuração padrão para animações e geralmente atinge um equilíbrio entre brilho e usabilidade. Tocar em qualquer uma dessas opções exibirá opções para alterar a escala de 1x para algo mais rápido ou mais lento. Se você deseja manter as animações no seu dispositivo, mas deseja que elas acelerem (recomendado), defina todas as três escalas para 0, 5x. Se você quiser eliminar as animações todas juntas, poderá desativar todas as três animações. Para testar a velocidade antes de decidir manter uma alteração, tente tocar em casa, toque no ícone de aplicativos recentes e selecione configurações. A diferença de velocidade será facilmente aparente nessas animações, fornecendo uma idéia de como cada opção altera seu dispositivo.

As outras opções, de 1, 5x a 10x, desacelerarão as animações do seu dispositivo. Isso não é recomendado, especialmente quando você alcança números mais altos (embora seja muito engraçado assistir seu dispositivo rodar em velocidade de animação 10x, onde tudo se move literalmente em câmera lenta.

Overclock (Apenas Raiz)

Não abordaremos isso em detalhes, mas se você tiver um telefone com acesso root e um gerenciador de inicialização desbloqueado, poderá aproveitar esses recursos para alterar completamente a potência do seu telefone. O overclock é o processo de aumentar a velocidade do clock do seu processador, a fim de obter um desempenho extra da sua CPU. É normalmente mencionado no mercado de entusiastas de PCs, mas os dispositivos Android enraizados há muito tempo têm o poder de aumentar também a velocidade do processador. Algumas ROMs personalizadas permitem overclock, enquanto aplicativos de terceiros também existem na Play Store para aumentar sua velocidade.

Francamente, não recomendamos fazer overclock no seu telefone, a menos que você pense que isso fará uma grande diferença no seu uso diário. O overclock não adiciona uma tonelada de velocidade aumentada ao seu processador, e o que você ganha em velocidade perde a eficiência da bateria (para não mencionar, é provável que você sinta que o dispositivo esquenta bastante). Se você estiver interessado em aprender sobre overclock no Android, pode encontrar um guia de 2015 da XDA Developers aqui e nosso guia para fazer o root de dispositivos Android aqui.

Reinicialização de fábrica do telefone

Como na maioria dos guias de solução de problemas, a melhor maneira de corrigir qualquer problema de software no telefone é uma redefinição completa dos dados de fábrica. Entendemos que isso normalmente é preservado como último recurso - embora seja uma das rotas de solução de problemas mais eficazes, também vem com o incômodo de ter que fazer backup e restaurar totalmente seus dispositivos, gastando tempo reinstalando aplicativos, músicas, fotos e tudo mais. você continua no seu dispositivo. Se as dicas acima não estiverem ajudando, e seu telefone ficar completamente inutilizável, sua melhor aposta será avançar com uma redefinição total de fábrica.

Comece fazendo o backup das configurações, aplicativos, fotos e tudo o mais do seu telefone na nuvem, usando o serviço de sua escolha. O Google tem seu próprio serviço de backup embutido no Google Drive, mas há muitos outros serviços em nuvem para escolher, incluindo Samsung Cloud, Helium e CM Backup. Para fotos, recomendamos o uso do serviço de backup de Fotos do Google - é um dos nossos aplicativos de fotos favoritos - e, para registros de chamadas e SMS, consulte Backup e restauração de SMS na Play Store. Se você estiver usando o Nova, poderá fazer backup do layout da tela inicial. Todas essas são ótimas opções e garantirão que seu telefone esteja pronto para ser restaurado assim que concluirmos a redefinição de dados.

Abra o menu de configurações do seu telefone e localize o menu "Backup and Reset". Dependendo da sua versão e fabricante do Android, essas configurações podem ser encontradas em uma seção diferente do Android; portanto, se você estiver com problemas, basta usar a função de pesquisa integrada nas configurações. Depois de encontrar as opções de redefinição, selecione "Redefinição de dados de fábrica" ​​na lista de opções. O menu a seguir exibirá todas as contas em que você fez login no dispositivo, juntamente com um aviso lembrando que tudo no seu dispositivo - aplicativos, etc. - será limpo. A única coisa que isso não limpará é o seu cartão SD, a menos que você selecione "Formatar cartão SD" na parte inferior deste menu.

Sugerimos que o dispositivo esteja totalmente carregado ou conectado antes de iniciar o processo de redefinição. é um processo que consome muita bateria e certamente é uma situação em que você não deseja que o telefone morra antes que o processo termine. Quando tiver certeza de que possui bateria suficiente para iniciar a redefinição dos dados, clique em "Redefinir telefone" na parte inferior da tela e digite seu PIN ou senha para verificação de segurança. Depois de fazer isso, seu telefone começará a redefinir. Apenas deixe o dispositivo descansar e conclua o processo, que pode levar mais de trinta minutos, e geralmente envolve algumas reinicializações ao longo do caminho. Quando a redefinição estiver concluída, você retornará ao processo de configuração original do seu telefone. Pode demorar um dia para o seu telefone se acalmar após a redefinição, mas, uma vez que isso aconteça, você verá um desempenho significativamente melhor na velocidade e no consumo de memória. Aconselhamos a reinstalação lenta dos aplicativos no telefone e verificamos se algum deles cria os mesmos problemas de memória que você tinha antes. Convém manter esses aplicativos específicos fora do telefone para melhorar o desempenho ao longo do caminho.

Uma última dica sobre o hardware do seu telefone

A maioria dos usuários que acessam este guia provavelmente está usando smartphones relativamente novos, mas se já faz algum tempo desde que você atualizou para um dispositivo totalmente novo, considere fazê-lo. Ultimamente, os telefones têm recebido um grande impulso na RAM e na CPU, com telefones baixos e médios com 3 ou 4 GB de RAM. Muitos telefones mais antigos usam apenas 1 ou 2 gigabytes de RAM, o que, em muitos casos, simplesmente não é suficiente para manter o dispositivo em movimento em ritmo acelerado com a quantidade de aplicativos e dados usados ​​em 2017. Entendemos que isso não é ' É um ótimo conselho para todos - e não queremos pressionar o leitor a sentir que seu telefone precisa ser substituído, já que até os modelos mais baratos costumam ter algumas centenas de dólares de contrato - mas se você puder se dar ao luxo de soltar o dinheiro em um novo modelo, 2017 tem sido um ótimo ano para telefones. Confira algumas de nossas recomendações aqui, com a lista dos melhores telefones Android de 2017 e nosso guia para os melhores telefones Android baratos do mercado.

O que você não deve fazer

Isso pode parecer uma sugestão estranha, mas não recomendamos o uso de nenhum dos aplicativos "RAM" ou "Speed ​​Booster" que você pode encontrar na Play Store. Embora eles costumavam ser ótimos utilitários para acessar nos primeiros dias do Android, hoje em dia são mais um aborrecimento para o seu telefone do que qualquer outra coisa. O Android ficou muito bom em lidar com o gerenciamento de RAM desde os dias de Froyo e Gingerbread, com o sistema operacional surgindo por conta do lançamento do Android 5.0 Lollipop e, em menor grau, do 6.0 Marshmallow. O fato é que esses aplicativos simplesmente não são necessários em 2017 - na verdade, eles são um obstáculo para o seu telefone.

Quando você usa um aplicativo de limpeza de RAM ou “aumento de velocidade” no Android, tudo o que está fazendo é alternar os aplicativos carregados na sua RAM para Android para acessar rapidamente. E embora isso possa apresentar um rápido aumento de velocidade no momento, o Android é inteligente o suficiente para simplesmente recarregar os aplicativos na RAM do seu dispositivo novamente quando precisar de acesso - provavelmente dentro de alguns minutos após a limpeza dos aplicativos. Eles não apresentam vantagens em relação a simplesmente permitir que o Android faça suas próprias ações e limpar aplicativos do seu próprio menu Aplicativos Recentes, e muitas vezes podem prejudicar a vida útil da bateria do dispositivo no processo. Escusado será dizer que, fique longe desses aplicativos, se puder.

Como acelerar o seu telefone Android