Anonim

O site da Mozilla afirma que o Firefox é o navegador mais rápido, mas ainda existem várias maneiras de acelerá-lo. Complementos, plug-ins, separam toda a memória RAM lenta e diminuem a velocidade do navegador. Além disso, imagens, Javascript, Java e Flash também reduzem a velocidade das páginas. Então é assim que você pode acelerar o Firefox.

Consulte também o nosso artigo Como acelerar o Google Chrome

Desativar complementos e plug-ins

Uma das melhores maneiras de reduzir o uso de RAM do Firefox é desativar complementos e plug-ins menos essenciais. Você pode abrir uma lista completa dos complementos do Firefox digitando 'about: addons' na barra de endereços. Isso abre a página abaixo que lista todas as suas extensões do Firefox.

Se as extensões estiverem ativadas, eles terão os botões Desativar ao lado deles. Pressione os botões Desativar para desativar os complementos. Como alternativa, você pode pressionar Remover para excluir os que você não precisa.

O Firefox também possui um modo de segurança que fornece um atalho útil para desativar todas as suas extensões. Pressione o botão Abrir menu no canto superior direito e clique no botão de ponto de interrogação ( Abrir menu Ajuda ) como abaixo. Em seguida, selecione Reiniciar com os complementos desativados . Quando reinicia, uma janela do Modo de Segurança do Firefox é aberta. Selecione Iniciar no modo de segurança nessa janela para abrir o navegador com todos os complementos desativados.

Para desativar os plug-ins, selecione Plug - ins na página about: addons para abrir a página diretamente abaixo. Ao lado de cada plug-in, há um menu suspenso no qual você pode selecionar três opções. Selecione Nunca ativar para desativá-los. Como alternativa, selecione a opção Pedir para ativar, que configurará o Firefox para solicitar a ativação de um plug-in quando necessário.

Selecione a opção Atualizar o Firefox

O navegador inclui uma opção Atualizar o Firefox que redefine complementos e configurações. Portanto, isso oferece uma maneira rápida de remover todas as suas extensões, temas, mecanismos de pesquisa extras e basicamente restaurar o navegador para as configurações originais, o que o acelerará. Digite 'about: support' na barra de URL para abrir a página abaixo. Depois, você pode selecionar a opção Atualizar Firefox a partir daí.

Adicione o QuickJava ao Firefox

Java, Javascript, Flash e imagens diminuem o carregamento da página do site. Portanto, para acelerar o Firefox e qualquer outro navegador, você deve desativar essas coisas. Você pode fazer exatamente isso adicionando o QuickJava ao Firefox nesta página. Em seguida, reinicie o Firefox, clique com o botão direito do mouse no botão QJ na barra de ferramentas e selecione Opções para abrir a janela abaixo.

Agora você pode remover Java, Javascript, Flash e imagens de páginas da Web. Selecione Carregamento inicial no menu suspenso à esquerda da janela. Em seguida, selecione Desativado nos outros menus suspensos em Java, Javascript, Flash, imagens e imagens animadas. Clique em OK e reinicie o navegador.

Agora você encontrará todas as imagens e vídeos removidos dos sites, e as páginas certamente serão carregadas um pouco mais rápido. Se você precisar reproduzir vídeos em uma página, poderá restaurá-los rapidamente clicando na pequena seta ao lado do botão QJ . Em seguida, clique em F e JS nesse menu e atualize a página para restaurar o Flash e o Javascript e reproduzir vídeos.

Adicione o Fasterfox ao Firefox

O Fasterfox é um complemento que oferece uma maneira rápida de carregar o Firefox com turbo. Esta é a página de complemento do Fasterfox no site da Mozilla. Adicione-o ao Firefox a partir daí e insira 'about: addons' no botão URL e pressione o botão Opções do Fasterfox para abrir a janela diretamente abaixo.

Lá você pode selecionar cinco opções para acelerar o Firefox. Clique em Turbo Charged / Strong para selecionar a configuração de velocidade máxima que configura automaticamente o navegador. Como alternativa, você pode clicar no botão de opção Personalizado para abrir outras guias nas quais é possível selecionar opções e configurações para acelerar o navegador.

Por exemplo, clique na guia Renderização mostrada diretamente abaixo. Lá você pode acelerar os submenus do Firefox cortando a figura Atraso no submenu . O valor padrão para isso é 300 ms, mas a opção Turbo Charged / Strong reduz esse número para 50. Além disso, você também pode acelerar a renderização da página digitando um novo valor na caixa de texto Atraso inicial da pintura .

Desative a guia do Firefox Animações

Este guia abordou a página about: config do Firefox com a qual você pode personalizar o navegador. Além disso, você também pode acelerar o Firefox ajustando algumas das configurações about: config. Então insira 'about: config' na barra de URL para abrir a página. Depois, você pode desativar as animações do Firefox para acelerar o navegador.

As guias têm animações que podem desacelerar o navegador. Para desativá-los, digite 'browser.tabs.animate' na caixa de pesquisa about: config. Agora clique duas vezes na configuração browser.tabs.animate para mudar para false.

Ativar Pipelining

O pipelining permite que o Firefox estabeleça conexões com vários servidores. Então isso é algo que deve aumentar a velocidade de carregamento da página. A opção Fasterfox Turbo Charged / Strong ativa a canalização, mas você também pode fazê-lo com about: config settings.

Digite 'network.http.pipelining' na caixa de pesquisa about: config. Em seguida, clique duas vezes na configuração network.http.pipelining para mudar para true. Isso ativa o pipelining.

Você também pode selecionar outras opções de pipelining. Digite 'network.http.proxy.pipelining' na caixa de pesquisa e clique duas vezes nessa configuração para mudar para true se você tiver uma conexão proxy. Além disso, insira 'network.http.pipelining.maxrequests' na caixa de pesquisa, que possui um valor padrão de 4. Você pode acelerar o Firefox um pouco mais clicando duas vezes nessa configuração e inserindo uma figura mais alta no valor inteiro Editar número janela como 8.

Habilitar o novo cache HTTP

Um novo cache é algo a ser trabalhado para outras versões do Firefox, mas ainda não é uma configuração padrão. Você pode ativar esse novo cache HTTP via about: config, o que reduz a trava da interface do usuário e pode dar ao navegador um aumento de velocidade marginal. A configuração que você precisa ajustar aqui é browser.cache.use_new_backend , então digite-a na caixa de pesquisa.

Clique duas vezes em browser.cache.use_new_backend para abrir a janela mostrada na captura instantânea abaixo. Em seguida, digite '1' na caixa de texto e clique em OK para fechar a janela. Isso efetivamente ativa a configuração e você não precisa reiniciar o Firefox.

Então agora você pode dar ao Firefox um aumento considerável na velocidade! Somente as extensões QuickJava e Fasterfox farão isso. No entanto, você pode acelerar ainda mais o Firefox ajustando os itens about: config acima mencionados e desativando complementos e plug-ins.

Como acelerar o navegador firefox