Anonim

O serviço Área de Trabalho Remota da Microsoft é uma ótima maneira de gerenciar PCs com Windows remotos, independentemente de estarem na sala ao lado ou do outro lado do mundo. Com uma boa conexão de rede entre os sistemas, a Área de Trabalho Remota fornece ao usuário praticamente toda a energia e os recursos de uma sessão remota que eles desfrutariam se estivessem sentados em frente ao computador remoto, com uma exceção notável: desligamentos e reinicializações. Se você abrir uma sessão da Área de Trabalho Remota para outro PC com Windows, mesmo através de uma conta com privilégios de administrador completos, não poderá desligar ou reiniciar o PC usando os métodos tradicionais da GUI. Ir para o menu Usuários avançados no Windows 8, por exemplo, ou o Menu Iniciar nas versões anteriores do Windows, apenas revela um botão "Desconectar", onde normalmente residem opções como suspensão, desligamento e reinicialização.

Felizmente, você ainda pode reiniciar ou desligar um PC remoto, mas precisará fazê-lo manualmente através do prompt de comando. Enquanto estiver conectado a um PC remoto, salve todos os documentos abertos e inicie o prompt de comando no menu Iniciar do Windows 7 e versões anteriores ( Iniciar> Executar> cmd ) ou procure o prompt de comando ou cmd no menu Iniciar do Windows 8 ou Windows 10.

Na janela do prompt de comando, usaremos o comando shutdown . Mas não podemos apenas usá-lo por si só - isso simplesmente desconectará o usuário atual, mas deixará o PC ligado. Em vez disso, como muitas operações de linha de comando, precisamos adicionar parâmetros específicos para informar exatamente ao comando de desligamento o que queremos fazer. Portanto, para começar, digite "shutdown" na janela do prompt de comando, seguida por um único espaço. Em seguida, adicionaremos os parâmetros necessários, com os principais listados abaixo:

Parâmetros de comando de desligamento

Existem muitos outros parâmetros e opções para o comando shutdown, muitos dos quais são úteis apenas para quem administra redes grandes. As pequenas empresas e os usuários domésticos permanecerão principalmente com os parâmetros acima.

Exemplos de comando de desligamento

Para reunir tudo isso, vamos examinar alguns exemplos. Primeiro, digamos que você esteja conectado ao PC do escritório via Área de Trabalho Remota e deseje reiniciá-lo imediatamente. Você sabe que ninguém mais está usando e todos os seus documentos e dados são salvos. Enquanto estiver na sessão da Área de Trabalho Remota, inicie o Prompt de Comando no PC do escritório e digite o seguinte comando:

shutdown -r -f -t 0

Esse comando reinicializará o computador (-r), forçará o fechamento de todos os aplicativos para que um não fique travado e evitará que a reinicialização ocorra (-f), e ocorrerá imediatamente com um atraso de zero segundo (-t 0) . Nesse caso, estamos acessando o prompt de comando via área de trabalho remota diretamente no PC do escritório, portanto, não precisamos especificar o nome do computador com o parâmetro -m porque, de fato, estamos operando na máquina local , mesmo embora não estejamos sentados em frente a ela.

Aqui está um segundo exemplo: você trabalha em casa com seu cônjuge, mas tem escritórios diferentes em casa. No seu escritório, você precisa desligar o computador do seu cônjuge (nome do computador “UPSTAIRS”) porque uma tempestade está chegando e você quer estar do lado seguro. Você acha que seu cônjuge não está usando o computador no momento, mas não pode ter certeza. Aqui está um comando de desligamento que você pode iniciar em seu próprio PC:

shutdown -s -f -m \ UPSTAIRS -t 60 -c "Desligando para tempestade. Salve o trabalho e feche os aplicativos."

Este comando desliga o computador (-s), força o fechamento de aplicativos (-f), designa o PC remoto pelo nome (-m \ UPSTAIRS) porque você está executando o comando no seu próprio PC, com um atraso de aproximadamente 60 segundos (-t 60) e fornece uma mensagem descritiva (-c) que aparecerá no computador do seu cônjuge para notificá-lo sobre o desligamento iminente.

Agora, antes de começar a se preocupar com brincalhões e hackers desligando o PC remotamente sem autorização, observe que você precisará ter acesso de administrador ao PC de destino que está tentando desligar. Ou seja, em nosso exemplo, você precisará ter uma conta de administrador no PC "UPSTAIRS" com o mesmo nome e senha da conta que você está usando no seu próprio PC. Como alternativa, em ambientes comerciais, sua conta do Active Directory precisará ser autorizada nos dois computadores.

Existem muitos outros parâmetros e opções, incluindo algumas opções de registro e relatório que são úteis para administradores de TI. Para visualizar todos eles, abra o documento de ajuda do comando shutdown digitando:

desligar /?

Embora o objetivo deste artigo seja mostrar como usar o comando shutdown para desligar ou reiniciar PCs remotos, você sempre pode usar qualquer um dos comandos em seu próprio PC local, se sentir vontade. Portanto, da próxima vez que você precisar reinicializar, não vá para o menu Iniciar ou a barra de botões, e use seu geek no prompt de comando.

Como desligar e reiniciar computadores remotos através do prompt de comando