Conseguir uma multa por excesso de velocidade é absolutamente frustrante, sem mencionar que pode custar um centavo bonito. Como os mapas em papel são, em grande parte, coisa do passado, os motoristas dependem dos serviços de GPS para obter informações sobre o limite de velocidade.
Consulte também o nosso artigo Como exibir (e excluir) seu histórico de localização do Google Maps
Enquanto a maioria dos dispositivos / aplicativos de GPS incluía limite de velocidade desde o início, o Google Maps estava atrasado para entender. Mas, recentemente, esse recurso útil também está disponível no Google Maps.
Uma Breve História do Google Maps
Links Rápidos
- Uma Breve História do Google Maps
- E os limites de velocidade?
- Como ativar o limite de velocidade
- Outros recursos úteis
- Mapas offline
- Ride Sharing
- Viagem no tempo
- Rotas acessíveis para cadeira de rodas
- Mantenha o pedal fora do metal
Os esforços do Google para mapear o mundo inteiro não são segredo. Tudo começou em 2004, quando a gigante das pesquisas on-line adquiriu a Where 2 Technologies, uma empresa sediada em Sydney que desenvolveu o software inicial.
Ao mesmo tempo, o Google gastou mais dinheiro para adquirir a Keyhole, uma empresa que desenvolveu software de visualização de dados geoespaciais. Se você gosta de curiosidades, é interessante saber que a Keyhole recebeu alguma notoriedade porque a CIA estava entre seus investidores.
Deixando as teorias da conspiração, a Keyhole se tornou o Google Earth e muitos de seus recursos acabaram no Google Maps. Continuando a grande onda de compras de 2004, o Google também adquiriu a empresa de análise de tráfego em tempo real ZipDash naquele mesmo ano.
Sob a asa do Google, as empresas adquiridas forneceram o conhecimento necessário para criar o gigante da navegação que continua evoluindo.
E os limites de velocidade?
Embora o recurso esteja amplamente disponível no início de 2019, os limites de velocidade não são novidade no Google. Até agora, não é difícil adivinhar que a jornada começou com uma aquisição.
Em 2013, o Google gastou cerca de US $ 1 bilhão para obter o Waze, o imensamente popular software de navegação conhecido por suas informações detalhadas sobre estradas. E eis que, cerca de 6 meses depois, os recursos conhecidos pelo Waze começaram a aparecer no Google Maps. Ainda assim, não havia limites de velocidade.
Os testes iniciais para o recurso de limite de velocidade começaram em 2016. Na época, ele estava disponível apenas no Rio de Janeiro e São Francisco. No início deste ano, uma atualização do Google Maps disponibilizou o recurso nos EUA, Reino Unido e Dinamarca. Mas não parou nos limites de velocidade.
A atualização inclui ícones de radares de velocidade para ajudar a evitar as armadilhas e multas por excesso de velocidade. Além dos EUA, esse recurso interessante também está disponível no México, Brasil, Canadá, Rússia e alguns outros países. Portanto, você pode ficar tranquilo, se planejar uma viagem a Cancun, por exemplo.
Como ativar o limite de velocidade
Ativar o limite de velocidade no Google Maps é muito fácil. Para fazer isso, inicie o aplicativo, selecione Menu e toque em Configurações (o ícone de "engrenagem").
Em Configurações, toque no Velocímetro e ative as configurações adicionais conforme desejado. As configurações incluem:
- Mostrar limite de velocidade - mostra o limite de velocidade da estrada em que você está atualmente. Está localizado próximo ao velocímetro.
- Mostrar velocímetro - Um ícone aparece na parte inferior esquerda para indicar sua velocidade atual.
- Reproduzir som de alerta - Um alarme dispara quando você excede o limite de velocidade.
- Quando mostrar alerta - Você pode escolher se deseja o alarme ao dirigir acima ou no limite de velocidade.
Outros recursos úteis
O Google Maps é uma verdadeira fonte de navegação. Existem várias opções de personalização, recursos ocultos e ferramentas de pesquisa geoespacial. Aqui estão alguns que você provavelmente achará úteis:
Mapas offline
Como a maioria dos usuários, você provavelmente acessa o Google Maps no seu smartphone. Mas o que acontece se não houver cobertura? Não tem problema, o Google ajuda você.
Selecione seu destino e toque na parte inferior da tela. Clique em Download na janela pop-up e você poderá acessar o mapa (instruções e empresas incluídas) na seção de downloads.
Ride Sharing
O Google Maps permite que você veja as opções de compartilhamento de passeios de Lyft e Uber no aplicativo. Selecione seu destino e toque no ícone de carona ou no ícone de transporte de massa.
Todos os veículos disponíveis em sua área são exibidos imediatamente, incluindo estimativas de tarifas e horários, embora esse serviço possa variar dependendo da sua localização exata.
Viagem no tempo
A enorme coleção de imagens no Street View permite que você veja como as ruas mudaram ao longo do tempo. Esta máquina do tempo especial já está disponível em todos os locais e você pode acessá-la clicando no ícone "cronômetro".
Rotas acessíveis para cadeira de rodas
Clique em Direções depois de selecionar o destino e toque no ícone de transporte público. Selecione Opções e você poderá ver "acessível para cadeira de rodas" em Rotas.
Esse recurso foi disponibilizado pela primeira vez em Nova York, Boston, Londres e em algumas outras cidades do mundo. No entanto, mais informações estão sendo adicionadas, portanto, fique à vontade para conferir.
Mantenha o pedal fora do metal
Os avisos de limite de velocidade e interceptação de velocidade estão entre os recursos mais úteis que o Google introduziu recentemente. Para passageiros e entusiastas de viagens, estes podem ser um verdadeiro salva-vidas. À medida que esses recursos se tornam disponíveis em mais cidades do mundo, eles podem tornar as estradas muito mais seguras a longo prazo.