O Finder no OS X é o aplicativo padrão para navegar pelos arquivos do seu Mac, mas às vezes pode ser difícil acompanhar os diretórios pelos quais você navega, principalmente ao lidar com ninhos complicados de pastas e arquivos. Os usuários de longa data do Mac sabem que há uma maneira de ver um mapa persistente de sua localização atual no Finder - ou seja, ativando a Barra de caminho - mas também há outro método oculto que alguns usuários podem preferir.
Ativar a barra de caminho do localizador
Primeiro, para aqueles que não estão familiarizados com o Finder, a maneira mais fácil de ver sua localização atual na estrutura de arquivos do seu Mac é ativar a barra de caminho nas opções de exibição do Finder. Para fazer isso, basta abrir uma janela do Finder e ir para Exibir> Mostrar barra de caminho na barra de menus do OS X. Como alternativa, você pode usar o atalho de teclado Option-Command-P para ativar ou desativar rapidamente a barra de caminho do Finder.
Uma vez ativado, você verá uma nova barra na parte inferior da janela do Finder, mostrando o caminho da pasta ou diretório atualmente ativo. À medida que você navega pelas diferentes pastas, essa barra de caminho é atualizada de acordo. Por exemplo, em nossa captura de tela abaixo, atualmente estamos vendo a pasta "Articles", que fica dentro da pasta "TekRevue", que fica dentro da pasta geral do Dropbox em nossa unidade externa Thunderbolt chamada "Data".
Ao familiarizar-se com a barra de caminho, você pode entender rapidamente os locais relativos de seus vários arquivos e pastas, além de mover facilmente os arquivos para um local mais alto na cadeia de caminhos. Novamente, por exemplo, a janela do Finder em nossa captura de tela possui um documento de texto chamado "Idéias para artigos" na subpasta Artigos. Se quiséssemos mover rapidamente esse arquivo para a pasta principal do Dropbox, poderíamos simplesmente arrastá-lo e soltá-lo no “Dropbox” na barra de caminho.
Embora esteja desativado por padrão, nós pessoalmente encontramos um ótimo uso na barra de caminho do Finder, e é uma das primeiras coisas que habilitamos ao configurar um novo Mac. Mas há outra opção para mostrar sua localização atual no Finder que pode ser ainda melhor, dependendo da sua experiência e necessidades.
Mostrar o caminho na barra de título do localizador
Por padrão, o "título" de qualquer janela do Finder é o nome do diretório selecionado ativamente. No exemplo acima, como navegamos para Dados> Dropbox> TekRevue> Articles , o título da nossa janela do Finder era "Artigos".
Mas há um comando oculto do Terminal que permite exibir o caminho completo nessa barra de título, em vez de simplesmente na pasta ativa (muito semelhante à forma como a Apple agora trata os endereços de sites no Safari). Para habilitá-lo, inicie o Terminal e digite o seguinte comando (nota: esse comando envolve o relançamento do Finder, portanto, enquanto você não perderá nenhum dado, todas as suas janelas abertas do Finder serão fechadas; locais se você estiver trabalhando ativamente em um projeto focado em arquivos):
padrões escrever com.apple.finder _FXShowPosixPathInTitle -bool true; killall Finder
Conforme mencionado na nota acima, todas as janelas atuais do Finder serão fechadas e o aplicativo será reiniciado. Desta vez, no entanto, você verá o caminho completo da sua pasta atual na barra de título de cada janela do Finder.
Embora isso seja muito semelhante ao método da barra de caminho acima, ele tem algumas vantagens. Primeiro, alguns usuários podem simplesmente preferir ter o caminho do Finder na parte superior da janela, especialmente usuários de plataforma cruzada, pois o Windows File Explorer também exibe o caminho atual na parte superior da janela (quando configurado para isso). Este método também exibe o caminho usando uma área existente na barra de título do Finder, enquanto o método Path Bar consome uma linha de dados visíveis na parte inferior da janela quando ativada, o que pode ser um problema maior se você estiver preso a um menor resolução e precisa caber o máximo possível de informações do Finder na tela.
Mais importante, no entanto, esse método exibe o caminho completo do Unix, incluindo diretórios raiz como Volumes que não são exibidos na barra de caminho padrão do Finder. Isso pode ser útil ao navegar por diretórios ou sistemas desconhecidos ou se você é novo nos sistemas operacionais baseados em Unix. Por exemplo, se você deseja criar ou modificar um comando Terminal com base no caminho do nosso primeiro exemplo acima, você pode inserir logicamente / Data / Dropbox / TekRevue / Articles , porque é o que é mostrado na barra de caminho do Finder. Somente quando você vê o caminho completo na barra de título do Finder é que percebe que precisará especificar o diretório “Volumes” primeiro.
Apesar de sua utilidade, exibir o caminho completo na barra de título do Finder pode ser um pouco confuso, especialmente para caminhos mais longos e complicados. Se você deseja desativá-lo e voltar a mostrar apenas o diretório ativo na barra de título do Finder, volte ao Terminal e use este comando:
padrões escrever com.apple.finder _FXShowPosixPathInTitle -bool false; killall Finder
Assim como quando você ativou o primeiro comando do Terminal, todas as janelas do Finder serão fechadas brevemente e o Finder será reiniciado, desta vez exibindo apenas o diretório ativo na barra de título.