Anonim

Compartilhar sua conexão móvel com seu PC, laptop ou tablet (ou “amarrar” como é mais conhecido) é um processo simples que qualquer pessoa pode usar para obter um sinal da Internet em seus dispositivos favoritos quando um sinal WiFi estiver muito longe fora do alcance.

Vinculação explicada

Mas o que é amarrar? O compartilhamento (ou "compartilhamento móvel", como algumas operadoras o chamam) é o ato de criar um ponto de acesso Wi-Fi móvel usando seu smartphone que qualquer computador ou tablet pode usar para obter acesso à Internet por uma conexão 4G ou LTE.

Para começar, é importante saber que existem várias maneiras de conectar seu PC ou laptop a um plano de dados móveis, oficial ou não.

Quando o tethering começou pela primeira vez nas redes 3G do passado, a única maneira de fazer com que um iPhone compartilhasse seus preciosos dados era por meio de aplicativos de terceiros desenvolvidos de forma independente que exigiam que você desbloqueasse o dispositivo para instalá-lo.

Hoje em dia, no entanto, a maioria das principais operadoras parou de lutar contra o problema e decidiu fazer a próxima melhor coisa: monetizar isso. Seja um dispositivo iPhone ou Android, você pode ter certeza de que sua operadora incluiu um plano próprio que graciosamente permite que seus usuários paguem pelo privilégio de compartilhar sua conexão móvel por conta própria.

Tethering da transportadora

Sempre que você se inscreve em um novo plano, geralmente o representante de vendas que ajuda a configurar tudo pergunta se você deseja adicionar um tipo de plano de "compartilhamento móvel" ou outro. Quando eles falam sobre isso, o que eles estão se referindo é amarrar.

Na maioria das vezes, esses planos têm a forma de algo entre 2 GB e 10 GB por mês, variando de US $ 10 a US $ 100, dependendo do provedor em que você está inscrito e do seu plano pessoal. Como exemplo, meu plano T-Mobile oferece aos usuários a opção de se conectar aos dados de suas células por US $ 10 por mês, no limite de 3 GB. De fato, a maior parte deste artigo foi escrita enquanto eu estava conectado ao meu próprio telefone como parte do meu plano de hotspot móvel.

"Mas como eles podem dizer a diferença entre seus dados móveis e um dispositivo conectado?". Bem, sem ficar muito atolado nos detalhes técnicos, tudo se resume ao tipo de dados que a operadora detecta que está sendo transferida.

Se você quiser sair dos muros das operadoras e criar seu próprio ecossistema de compartilhamento, que usa seu plano de dados normal em oposição a um canal segregado, será necessário fazer o jailbreak do seu iPhone e encontrar um aplicativo na Cydia App Store ou no No caso do Android, faça o download do aplicativo "Tether!" no Google Play.

Criando uma conexão no iOS

Para iniciar o compartilhamento no iOS, primeiro você precisa ter certeza de que seu telefone está atualizado para pelo menos o iOS 6.0 ou superior. Depois que isso for verificado, você precisará acessar o menu Configurações e procurar a configuração "Ponto de acesso pessoal". Se você ativou a opção com sua operadora anteriormente, basta ativar essa opção e o iPhone perguntará por qual método você prefere compartilhar a conexão.

Existem três maneiras principais de compartilhar a conexão do seu celular. A primeira é através da criação de um ponto de acesso WiFi independente, em que o telefone criará sua própria rede sem fio à qual você poderá se conectar posteriormente. Depois que a opção "Ponto de acesso pessoal" estiver ativada, você verá uma nova rede sem fio no prompt de seleção de rede com o nome do próprio telefone. Conecte-se a isso no seu dispositivo preferido e o telefone começará a direcionar seu tráfego pela rede LTE da operadora.

O próximo é através do USB, que é tão simples quanto conectar o telefone e aguardar o assistente de configuração de rede estabelecer uma nova conexão. O último é o Bluetooth, que, quando conectado ao seu dispositivo preferido, reconhece automaticamente o hardware como um modem externo para estabelecer uma nova rota de largura de banda sem fio, sem fios conectados.

Crie uma conexão no Android

Como na maioria das outras tarefas, o sistema operacional Android do Google é muito mais aberto à idéia de permitir que o usuário faça o que quiser com seu telefone, amarrar ou não. Desde que você esteja executando o Android 2.2 ou superior, basta acessar Configurações> Redes sem fio e outras> Tethering e ponto de acesso portátil.

A partir daqui, você só precisa ativar o "WiFi WiFi Hotspot" e pronto!

O compartilhamento também permite que você mantenha sua conexão privada compartilhando apenas os dados com quaisquer dispositivos conectados diretamente ao telefone. Essa pode ser uma maneira infalível de garantir que você não se deixe abrir para hackers que possam tentar usar o sinal Wi-Fi transmitido para se infiltrar no seu dispositivo sem o seu conhecimento.

Por mais que Elon Musk ou Mark Zuckerberg também nos desejem, ainda estamos muito longe de um mundo em que o Wi-Fi está disponível em todos os cantos do mundo.

Mas, graças ao compartilhamento, você nunca precisa ficar muito longe do seu email, do Facebook ou do Twitter, desde que tenha um sinal de telefone celular saindo do fundo do seu bolso.

Como compartilhar a conexão de dados do seu telefone no android ou ios