À primeira vista, a configuração de um roteador pode parecer assustadora, mas se você seguir as etapas deste tutorial, é muito simples. A configuração básica é super simples, mas você não deseja parar por aí. Você deseja fazer algumas alterações para melhorar a segurança e garantir que as únicas pessoas que podem acessar seu roteador e sua rede são você.
Consulte também o nosso artigo Como configurar um extensor TP-Link
Os roteadores TP-Link são populares devido ao seu preço competitivo e facilidade de uso. Eles fornecem acesso rápido à rede, podem atuar como firewall e roteador, além de oferecer acesso sem fio em sua propriedade.
Para criar uma rede, você precisará de um modem com conexão ativa à Internet e um ou mais computadores. Começamos conectando um computador via Ethernet para configuração, mas uma vez feito, você pode mudar para sem fio, se necessário. Você não pode configurar um roteador usando WiFi.
Configurando seu roteador
Pode ser necessário configurar o modem para o modo somente modem, mas isso depende inteiramente do seu ISP. Vale a pena conferir a tela de configuração do modem para descobrir. Embora você possa usar dois roteadores em uma rede, você pode usar apenas um único servidor DHCP e isso deve estar dentro do seu roteador, não do seu modem.
Depois de retirar a caixa do roteador da caixa:
- Coloque-o próximo ao modem ISP e conecte o modem à porta WAN do roteador usando um cabo Ethernet.
- Ligue o roteador. A luz de conexão deve ficar verde quando houver uma conexão.
- Conecte seu computador à porta LAN do roteador via Ethernet. Não importa qual número de porta você usa.
- Abra um navegador e digite 192.168.1.1 na barra de URL. Tente 192.168.0.1 se 1.1 não funcionar. Você deverá ver uma tela TP-Link.
- Digite admin e admin para o nome de usuário e senha.
Agora você está logado na tela de configuração do seu roteador. É daqui que montamos tudo.
Alterar a senha do roteador
A primeira coisa que você sempre deve fazer ao configurar um novo roteador é alterar a senha. Todo mundo conhece admin admin, então você precisa alterá-lo agora.
- Selecione Gerenciamento e controle de acesso.
- Selecione uma senha.
- Digite a senha antiga e a nova senha duas vezes.
- Selecione Salvar.
Em alguns roteadores, o menu será Manutenção e Administração, mas o restante deve ser o mesmo. Alguns roteadores permitem alterar o nome de usuário. Se o seu tiver essa opção, mude isso também. Tente não tornar seu nome de usuário identificável e verifique se sua senha é forte.
Configurar o WiFi em um roteador TP-Link
A configuração da conexão sem fio é igualmente simples. Você precisará configurar uma senha WiFi para as pessoas usarem para acessar sua rede sem fio. Torne-o o mais forte possível, mantendo-o utilizável. Verifique se é diferente da senha do seu roteador.
- Selecione Sem fio no menu de configuração do roteador TP-Link.
- Selecione Nome da rede sem fio e chame-o de algo significativo.
- Selecione a região e defina o modo. O 802.11 Mixed está bom por lá.
- Selecione um canal ou configure-o como automático por enquanto, se preferir.
- Depois selecione Salvar.
- Selecione Sem fio e depois Segurança sem fio.
- Selecione WPA2 como a criptografia.
- Defina uma nova senha sem fio. Faça algo forte.
- Selecione Salvar.
Sua rede sem fio está agora configurada e pronta para uso. Depois de reiniciar o roteador, conecte um telefone ou outro dispositivo a ele usando a senha que você configurou. Ele deve se conectar imediatamente.
Configurando o DHCP em um roteador TP-Link
DHCP, Dynamic Host Control Protocol é o que fornece endereços IP em uma rede. Deve haver apenas um servidor DHCP por rede e é por isso que você precisa verificar seu modem e garantir que ele esteja no modo roteador.
- Selecione DHCP no menu esquerdo do seu roteador e em Configurações de DHCP.
- Ative ou desative conforme necessário.
- Defina um intervalo de endereços IP se você estiver usando o roteador como servidor DHCP.
- Selecione Salvar quando terminar.
Configurar o DNS em um roteador TP-Link
Por padrão, seu modem ISP atribui um servidor DNS ao seu roteador, mas o DNS do ISP geralmente é lento. Alterar o servidor DNS pode melhorar a velocidade por uma margem bastante, portanto vale a pena tentar.
- Selecione Rede na tela do administrador.
- Selecione WAN e selecione DNS primário e secundário.
- Altere as entradas para o DNS do Google (8.8.8.8 e 8.8.4.4) OpenDNS ou outra coisa.
- Selecione Salvar ao concluir.
Agora selecione Ferramentas do sistema e reinicialização para permitir que o roteador reinicie e carregue sua nova configuração. Lembre-se de usar seu novo nome de usuário e / ou senha para fazer login!