Anonim

A filtragem de conteúdo é uma parte importante da segurança da sua rede. Visitar sites obscuros na Internet pode gerar vírus e malware no seu computador (ou rede), potencialmente causando muita dor de cabeça. Além disso, convém filtrar o conteúdo para manter os membros da família ou amigos afastados de conteúdo confidencial enquanto estiverem na sua rede doméstica.

Felizmente, você pode filtrar facilmente o conteúdo (e manter sua rede segura) através de um DNS personalizado. Recentemente, mostramos como configurar o DNS Quad9, mas se você precisar de algo com um pouco mais de personalização e controle, o OpenDNS é o sistema DNS que você deseja usar. Hoje, mostramos como configurá-lo em sua rede doméstica.

O que é o OpenDNS?

Para entender o OpenDNS, você precisa entender o que é o sistema DNS (Domain Name System). Você pode pensar em um sistema DNS como um catálogo de endereços ou banco de dados de todos os sites da Internet. Os endereços de sites são basicamente uma sequência de números, também chamada de endereço IP, mas um sistema DNS traduzirá isso em algo que o usuário possa entender. Por exemplo, o site do OpenDNS possui este endereço IP: 67.215.92.211. Se você digitar esse endereço no seu navegador, ele mudará para www.opendns.com. O endereço IP é necessário para o computador entender (e se comunicar com o navegador da Web), mas um sistema DNS não apenas o converterá em algo mais amigável, como também encontrará o servidor do site e o levará ao site.

Vale a pena notar que, na maioria dos casos, você não pode simplesmente digitar um endereço IP no navegador para acessar o site. Isso é algo que deve ser ativado ou permitido no servidor da Web desse IP para que isso aconteça. Além disso, se você digitar um endereço IP bloqueado pelo OpenDNS, ainda não poderá acessar essa página da Web porque, digitando o endereço IP ou o endereço amigável, esse domínio ainda está bloqueado pelo OpenDNS.

Mesmo agora, você está usando um serviço DNS - foi assim que você chegou a www.techjunkie.com! No entanto, nem todos os serviços DNS são rápidos e seguros. O OpenDNS oferece uma solução rápida, confiável (sem interrupções) e que o manterá longe de sites de phishing e malware.

Instalando o OpenDNS

É fácil configurar o OpenDNS na sua rede. Vamos mostrar para você fazer isso em um roteador Netgear, mas o processo é praticamente o mesmo para qualquer outro roteador. A única diferença é que suas configurações de DNS podem estar em um local de menu diferente do Netgear.

Para instalar o OpenDNS em um roteador Netgear, vá para o endereço IP do seu roteador na barra de endereços do navegador. Como alternativa, os roteadores Netgear permitem acessar sua configuração acessando www.routerlogin.net.

Depois de fazer o login, clique na guia Internet no painel de navegação esquerdo.

Quando estiver lá, você encontrará a seção "Endereços de servidor de nome de domínio (DNS))". Nesta seção, você precisará adicionar três endereços IP para o OpenDNS. Eles são os seguintes (nesta ordem):

  1. 208.67.220.220 208.
  2. 67.222.222
  3. 208.67.222.220

Salve e aplique suas configurações. Parabéns, agora você está direcionando seu tráfego pelos servidores do sistema de nomes de domínio do OpenDNS. Se você deseja alterar o servidor DNS no telefone, mostramos como aqui.

Lembre-se de que alguns roteadores terão apenas duas opções de DNS - uma opção de DNS primário e uma opção de DNS secundário. Nesse caso, você deverá inserir 208.67.222.222 como primário e 208.67.220.220 como secundário.

Configurar o OpenDNS

Quando o OpenDNS estiver em funcionamento na sua rede, você poderá começar a definir suas próprias configurações personalizadas com o serviço DNS em www.dashboard.opendns.com. Antes de começar a fazer isso, lembre-se de limpar o cache em todos os navegadores que você usa. Você também precisará criar uma conta no site www.opendns.com.

Quando você acessa a página de configuração pela primeira vez, você precisa adicionar o IP da sua rede doméstica. Se você estiver se conectando a partir de um computador conectado à sua rede doméstica, o OpenDNS mostra convenientemente o seu endereço IP na parte superior da página (como mostrado acima).

Depois de obter seu IP, insira esses números na caixa IP gratuito do OpenDNS e pressione "Adicionar esta rede". Agora, você pode finalmente começar a definir as configurações de filtragem de conteúdo do OpenDNS (às vezes, esse IP é adicionado automaticamente).

O OpenDNS oferece filtragem de conteúdo em três categorias - Alta, Moderada e Baixa. Você pode escolher qual categoria é ideal para você, mas lembre-se de que a filtragem mais rigorosa é "Alta" e pode bloquear alguns sites que não precisam ser bloqueados. Por outro lado, a filtragem de conteúdo mais baixa é "Baixa" e muitos sites que devem ser bloqueados podem cair nas fendas. Brinque com essas configurações e veja o que funciona para você.

Como existem sites que sempre caem nas falhas - se eles devem ser bloqueados ou incluídos na lista de permissões (aprovados) -, você pode adicionar manualmente sites à sua lista de aprovados ou negados com a caixa acima. Você pode optar por sempre bloquear um domínio ou sempre aprová-lo.

Lembre-se de que, ao bloquear um domínio, você deseja bloqueá-lo no nível raiz. Por exemplo, se você bloquear o Google, digite-o como google.com e não www.google.com. Isso garante que você também esteja bloqueando quaisquer subdomínios que possam vir desse site.

OpenDNS no seu computador

Você pode não querer configurar o OpenDNS em toda a sua rede, mas talvez em alguns computadores. Também mostraremos como fazer isso no Windows 10, pois é bastante fácil.

Primeiro, entre no Painel de controle na sua barra de pesquisa. A partir daí, você desejará ir para a categoria Rede e Internet .

Agora, você deseja navegar para a categoria Central de Rede e Compartilhamento .

Em seguida, clique no link no menu de navegação esquerdo que diz "Alterar configurações do adaptador".

A partir daqui, queremos selecionar a interface de rede à qual estamos conectados. As interfaces às quais você não está conectado mostrarão um grande "X" vermelho e dirão algo como "Não conectado". Encontre o que você está conectado, clique com o botão direito do mouse nesse módulo e selecione a opção Propriedades .

Na guia Rede, destaque a opção que diz Protocolo da Internet Versão 4 (TCP / IPv4) e selecione o botão Propriedades .

Neste menu, podemos adicionar nossos servidores OpenDNS. Você deseja selecionar o botão de opção que diz Usar os seguintes endereços de servidor DNS .

Você desejará inserir os mesmos dois números de que falamos anteriormente: 208.67.222.222 como o servidor DNS primário ou "Preferred DNS" e 208.67.220.220 como o servidor DNS secundário ou "alternativo" nesse caso. Agora, o OpenDNS está todo configurado no seu PC individual e você pode acessar o mesmo site para configurar a filtragem de conteúdo - www.store.opendns.com/settings.

Que tal usar vários DNS?

Às vezes, você pode usar um serviço DNS como seu DNS preferido e depois colocar outro serviço separado como uma opção alternativa para conectar-se. As empresas podem achar útil ter vários provedores de DNS, mas para uso doméstico, pode ser uma mistura.

Na maioria dos casos, você não gostaria de usar vários provedores DNS de terceiros ao lado do OpenDNS. Isso ocorre porque os sistemas operacionais modernos e o firmware do roteador geralmente escolhem qual servidor DNS usar aleatoriamente. Dito isto, usando outro DNS de terceiros, você pode ter algumas falhas no sistema de filtragem de conteúdo e proteção contra sites de phishing e malware na Internet.

Liberar seu DNS

Depois de ter configurado tudo, você pode liberar o DNS para garantir que esteja usando os servidores OpenDNS, pois o cache pode impedir que as coisas iniciem a operação imediatamente no seu PC. Como mencionamos anteriormente. você deve liberar o cache do navegador, mas também o cache do resolvedor de DNS.

Para fazer isso, clique na caixa de pesquisa da barra de tarefas no Windows 10 e digite "cmd". Abra o prompt de comando.

Em seguida, digite o comando ipconfig / flushdns . Quando terminar, seu cache foi liberado e você deve usar o seu OpenDNS recém-configurado.

Quando o OpenDNS bloqueia um site, ele se parece com algo na imagem acima.

Encerramento

Se você seguiu todas as etapas acima, o OpenDNS deveria ter sido instalado com sucesso na sua rede (ou computador). Além disso, verifique nosso artigo sobre como maximizar a filtragem de conteúdo em sua rede doméstica, bem como algumas outras coisas que você deve saber sobre isso (por exemplo, quão fácil é passar por um servidor DNS).

Lembre-se de que, se você quiser parar de usar o OpenDNS, é tão simples quanto remover os endereços IP inseridos no roteador e no computador anteriormente. Ao fazer isso, verifique se você está alternando para as configurações de DNS padrão do seu roteador ou mesmo para o DNS público do Google, que é 8.8.8.8.

Se você precisar de assistência adicional para configurar o OpenDNS na sua rede, deixe um comentário na seção de comentários abaixo.

Como configurar opendns na sua rede