Anonim

Sempre quis experimentar o Linux, mas realmente não queria inicializá-lo duas vezes ou até mesmo apagar seu próprio sistema operacional para simplesmente fazer um teste? Bem, você pode! Nesse caso, uma máquina virtual é o caminho a seguir, e você pode fazer isso corretamente em um programa gratuito chamado VirtualBox. Hoje, mostraremos como usar o programa e colocar sua primeira máquina virtual em funcionamento.

Instalando o VirtualBox

O primeiro passo é obviamente instalar o programa. Está disponível para diversos sistemas operacionais, mas, neste caso, faremos o download do host do Windows, pois o utilizarei no Windows 10. Você pode encontrar o programa correto para o seu sistema operacional e baixá-lo gratuitamente aqui.

Depois de baixar o programa, instalá-lo através do assistente de configuração, você desejará abrir o programa.

Você deseja pressionar o botão "Novo" para criar uma nova máquina virtual.

Uma vez pressionado, você deseja selecionar um nome para a nova máquina virtual, selecionar o tipo de sistema operacional desejado e, em seguida, a versão do sistema operacional desejado (por exemplo, Ubuntu).

Quando terminar de decidir, pressione Avançar. A próxima tela (foto acima) perguntará quanta memória você deseja alocar para ela. Geralmente, a recomendada é uma boa opção, mas você pode alocar mais, se desejar. Depois de configurá-lo, pressione Avançar novamente.

Agora, você precisa alocar algum armazenamento para a máquina virtual. Se esta for a primeira instalação, convém criar um novo disco rígido virtual no tamanho recomendado. Pressione “Criar” e, nas telas a seguir, você desejará deixar tudo como padrão e pressione OK.

Estamos quase prontos para rodar com nossa nova máquina virtual. Em seguida, você precisará baixar o ISO do seu sistema operacional na máquina virtual. Eu escolhi o Ubuntu, que você pode baixar aqui de graça.

Depois de baixar o ISO, convém montá-lo em sua máquina virtual. Clique em configurações.

Em seguida, clique em “Armazenamento”, selecione o IDE do controlador e clique no botão “Adiciona unidade óptica”. A partir daí, clique no botão "Escolher disco" no prompt exibido e, em seguida, encontre o ISO, selecione-o e pressione OK para adicioná-lo à sua máquina virtual.

Por fim, pressione OK na guia Configurações. E agora, você está pronto para começar!

Pressione o botão “Iniciar” e sua máquina virtual deverá iniciar a inicialização. Agora tudo o que você precisa fazer é passar pelo assistente de configuração do Ubuntu dentro da máquina virtual e, em seguida, você terá outro sistema operacional no seu computador sem nenhuma inicialização ou particionamento duplo! Parabéns!

Fiquei preso? Deixe um comentário abaixo ou algum feedback nos Fóruns da PCMech, e ofereceremos uma ajuda!

Como configurar uma máquina virtual linux com o virtualbox