A Canonical anunciou há pouco tempo que o Unity, a interface padrão do Ubuntu, estava começando a favor do GNOME, a interface na qual o sistema operacional foi originalmente construído. Ainda vai demorar um pouco até vermos esse movimento - a Canonical diz que a mudança acontecerá oficialmente no Ubuntu 18.04 LTS, que ainda não foi lançado. A versão 17.04 foi lançada, mas não no formato Long Term Support (LTS).
Portanto, se você quiser mergulhar na interface do GNOME um pouco mais cedo e não quiser esperar, ainda há uma maneira não oficial de fazê-lo na versão atual do LTS - Ubuntu 16.04. Siga abaixo e mostraremos como.
GNOME versus Unity
Então, qual é a grande diferença entre o GNOME e o Unity? Bem, o Unity Desktop Environment usa muitas coisas do GNOME Desktop Environment (DE) com algumas alterações. No entanto, voltando ao GNOME, os usuários verão o GNOME Shell em vez do Unity, além de algumas outras ferramentas / bibliotecas de back-end.
Mas uma grande parte das diferenças entre os dois é puramente estética. Dito isto, quando o Ubuntu 18.04 LTS for lançado, você verá uma interface de usuário um tanto familiar, mas diferente. Basicamente, o que você obterá com essa atualização é o que você vê no site do Projeto GNOME.
Instalando o GNOME 3
A maneira mais fácil de obter o GNOME no Ubuntu é simplesmente fazer o download do Ubuntu GNOME no seu sistema - é o Ambiente de Área de Trabalho GNOME construído a partir dos repositórios do Ubuntu. No entanto, se você já estiver usando o Ubuntu Unity, ainda poderá obter o GNOME na sua área de trabalho.
Vale a pena notar que esta não é uma atualização oficial e tem o potencial de quebrar seu sistema - pode realmente ser um sucesso ou um fracasso, e é por isso que apenas o download da distribuição Ubuntu GNOME é sua melhor aposta. Dito isto, você desejará continuar por seu próprio risco.
Você precisará abrir o Terminal e adicionar os seguintes PPAs do GNOME 3 (Personal Package Archives): sudo add-apt-repository ppa: gnome3-team / gnome3-staging e sudo add-apt-repository ppa: gnome3-team / gnome3 .
Feito isso, precisamos atualizar as fontes de software. Você precisará usar este comando no Terminal para fazer isso: sudo apt update . Se você já possui o GNOME-Shell instalado, poderá usar este comando: sudo apt dist-upgrade . Ou você pode simplesmente instalá-lo: sudo apt install gnome gnome-shell .
Durante esse processo, você será perguntado sobre o Display Manager ou a Tela de login que deseja. Se você deseja usar o GNOME exclusivamente, usar apenas o GDM funcionará perfeitamente. Mas, se você planeja alternar entre ambientes de desktop, a comunidade Ubuntu recomenda o LightDM - o LightDM também parece um pouco mais estável.
Depois de passar por tudo isso, você precisará reiniciar o sistema. É aqui que muitas pessoas começam a ver muitos problemas. Se você decidir que não quer continuar com isso, pode voltar ao normal abrindo o Terminal e digitando sudo apt-get install ppa-purge e ppa-purge ppa: gnome3-team / gnome3-staging imediatamente depois de.
Mas, se você quiser continuar com isso, se você escolher o GDM, alguns problemas podem ser resolvidos simplesmente mudando para o LightDM, o que pode ser feito abrindo o Terminal e digitando sudo dpkg-reconfigure lightdm . Isso abrirá uma nova tela na qual você precisará selecionar LightDM.
Às vezes, há também alguns problemas gráficos, nos quais você não pode acessar o Terminal para reconfigurar o LightDM. Então, você terá que inicializar no modo de recuperação. Ir para o GRUB> Configuração avançada do Ubuntu e selecionar o Modo de recuperação para seus gráficos permitirá pelo menos inicializar na área de trabalho e usar o comando acima para reconfigurar o LightDM.
Encerramento
E é só isso! Como dissemos, esta é uma maneira não oficial de fazer o GNOME 3 rodar no Ubuntu 16.04 LTS; no entanto, se você realmente deseja um sabor GNOME do Ubuntu, usar a distribuição Ubuntu GNOME acima mencionada é sua melhor aposta.
Se isso acabar quebrando algo e você precisar de ajuda para solucionar o problema, deixe um comentário na seção de comentários abaixo.