Era uma vez, configurar dois monitores em sua preciosa máquina era uma tarefa altamente complicada e dispendiosa. Era algo reservado apenas para designers gráficos profissionais, produtores musicais e jogadores cheios de dinheiro.
Consulte também o nosso artigo Os melhores monitores sem fio (e acessórios)
Atualmente, você pode facilmente conectar dois monitores a uma máquina de PC, principalmente devido ao fato de as placas gráficas e os monitores não serem mais tão caros. Além disso, antes você precisava lidar com algum software de monitor de terceiros para ajustar tudo às suas preferências, mas o Windows agora tem a maior parte do que é coberto.
Requisitos de hardware e software
Obviamente, você precisará de dois monitores. Idealmente, eles devem ser os mesmos, pois assim você obterá os melhores resultados. Mas se esse não for o caso, você também poderá sobreviver com dois modelos diferentes. O principal problema aqui é que você pode acabar com dois monitores que executam em resoluções diferentes, mas é com isso que você pode se acostumar, principalmente se usar o menor para fins auxiliares.
Lembre-se sempre de que todos os monitores são executados em suas resoluções nativas, e é por isso que você deve optar por aqueles que suportam a mesma resolução de 1080p ou 1440p.
A próxima coisa que você precisa prestar atenção é nas conexões disponíveis no seu PC e monitores. Existem algumas portas diferentes e nem todas serão exibidas o tempo todo.
Na maioria dos casos, você precisará confiar em uma das seguintes portas - HDMI, DVI, VGA ou DisplayPort, exatamente como as mostradas na imagem abaixo.
A maneira mais fácil seria ter uma placa gráfica com duas portas HDMI e conectar seus monitores a essas duas portas usando dois cabos HDMI. Além disso, você pode ter duas placas gráficas separadas e conectar um monitor a cada uma delas, mais uma vez usando dois cabos HDMI.
Infelizmente, apenas placas gráficas caras são equipadas com várias portas.
Caso contrário, provavelmente você está tentando conectar monitores equipados com portas mais antigas, como DVI ou VGA. Caso você ainda não tenha adquirido os monitores, é uma escolha muito sábia optar por aqueles que têm vários tipos de conexões.
Os novos monitores de hoje geralmente têm entradas HDMI, DVI e DisplayPort.
De qualquer forma, se não houver opções compatíveis diretas disponíveis, você sempre poderá usar cabos adaptadores, como os mostrados na figura abaixo.
Outra boa idéia antes de comprar os monitores é verificar os conectores de saída de vídeo da sua placa gráfica. Isso é para que você saiba exatamente quais cabos e adaptadores você precisa usar. Aqui está um exemplo de uma placa gráfica com várias opções de conexão.
Embora a conexão HDMI seja capaz de vídeo HD, você deve estar ciente de que, quando usada com monitores 4K, a taxa de atualização HDMI é de apenas 30 Hz, portanto, nenhuma taxa de atualização de 60 Hz ou superior pode ser usada.
Se esse aspecto do desempenho de um monitor é importante para você, você pode optar por monitores com entrada de vídeo DisplayPort 1, 2a, pois eles podem suportar todos os tipos de displays 4K a uma taxa de atualização de 60 Hz ou superior.
Além disso, se você estiver procurando pelo auge desse desempenho, definitivamente desejará o DisplayPort 1.3, pois é o único que pode executar monitores 5K a uma taxa de atualização de 60 Hz ou superior.
Configurando seu novo equipamento
Depois de passar por todos os obstáculos de cabos e conectores em seu caminho, você pode sentar e montar sua nova plataforma para ser produtivo.
No momento em que você conecta seu segundo monitor, o Windows deve ser capaz de detectá-lo automaticamente, como faria com qualquer número de monitores conectados.
De qualquer maneira, você precisa decidir qual monitor usar como principal. Esta é a primeira opção de configuração que você terá que cuidar, e fará isso clicando com o botão direito na área de trabalho. O próximo passo é escolher "Configurações de exibição", como mostrado na figura abaixo.
Depois de clicar nele, você será recebido por uma tela chamada “Customized your display”. Lá você verá os dois monitores mostrados com números. O número 1 significa o monitor principal.
O monitor selecionado será mostrado em cores, enquanto o não selecionado será acinzentado. Por aqui, você também pode determinar o monitor à esquerda e o monitor à direita, dependendo de suas preferências.
Se você clicar no botão "Identificar", ele ajudará a identificar o monitor selecionado e qual é a tela principal. Idealmente, você deseja que os números do monitor correspondam fisicamente ao layout encontrado nas configurações. Se não for esse o caso, basta alterná-los usando a caixa de seleção "Tornar esta minha tela principal".
Por último, mas não menos importante, você também pode mexer no menu suspenso “Múltiplos monitores”, o que tornará possível usar o seu segundo monitor como um monitor adicional quando você abrir programas. Você pode fazer isso simplesmente escolhendo a opção "Estender esses monitores".
Se não é o que você deseja, você pode escolher “Duplicar esses monitores” para que os dois monitores exibam exatamente o vídeo.
Conclusão
Conectar seu PC a dois monitores definitivamente não é mais tão difícil. Com as portas e adaptadores certos, leva apenas alguns minutos para configurar tudo para você aproveitar a maravilhosa imagem panorâmica de dois monitores.