Anonim

No mundo de hoje, temos mídias espalhadas por vários dispositivos, em vários formatos, que geralmente são apreciados em vários momentos diferentes. Isso pode ser uma verdadeira dor de cabeça - mas, felizmente, existem maneiras de consolidar toda a sua mídia e depois aproveitá-la em qualquer dispositivo, não importa onde você esteja.

Quão? Com um servidor de mídia Plex. Ao criar um servidor de mídia, você pode hospedar todas as suas mídias no mesmo local - e transmiti-las para qualquer outro dispositivo que você possui. É isso mesmo - não há necessidade de converter seus arquivos Blu-Ray em um formato menor que seu telefone possa entender melhor. O Plex possui um aplicativo móvel, aplicativos para Windows, macOS, Xbox, PlayStation e até Apple TV. O Plex até converte mídia em tempo real - para reproduzir adequadamente em qualquer dispositivo que você esteja usando.

Veja como configurar o Plex para que você possa assistir a qualquer um de seus filmes em qualquer dispositivo.

Informações de hardware e pré-instalação

O servidor é o centro de toda a sua mídia e você precisará configurá-lo para usar corretamente o Plex. Depois que tudo está configurado, o Plex é um ótimo serviço para usar - mas a instalação pode levar um pouco de tempo.

O próprio servidor pode estar na forma de um computador Mac, PC ou Linux. Ou, se você é particularmente experiente, pode instalá-lo em um servidor dedicado com hardware FreeNAS ou NAS. Independentemente disso, o ponto é este: você precisa de um computador que permaneça constantemente ligado. Se você desativá-lo, não poderá acessar a mídia hospedada nele.

O computador não deve ser apenas um computador antigo - você desejará que ele tenha poder de processamento suficiente para lidar com a transcodificação de mídia que pode acontecer em tempo real e ainda mais se você espera poder transmitir para vários dispositivos a qualquer momento Tempo. O próprio Plex sugere que seu computador tenha pelo menos um processador Intel i3 com 2 GB de RAM e você pode conferir as recomendações completas de hardware aqui.

Outro requisito que você deve ter em mente é que o computador precisa ter espaço de armazenamento suficiente para hospedar toda a sua mídia.

Antes de realmente instalar tudo, você desejará organizar sua mídia e colocar tudo no mesmo lugar. De um modo geral, o gerenciamento de arquivos é fundamental aqui. Coloque todos os seus filmes em uma pasta, suas músicas em outra, seus programas de TV em outra e assim por diante. Você também deve verificar se os arquivos possuem nomes apropriados. Os filmes devem ser chamados apenas de título do filme, junto com o ano em que foram lançados, e as músicas devem ser organizadas em pastas e títulos com o nome da música. Parece óbvio - mas é importante notar. Sem isso, você terá dificuldades em passar por toda a sua mídia.

Instalando o Plex no servidor

Em seguida, baixe o software apropriado para o seu sistema, o que você pode fazer aqui. Você precisará fazer o download da versão correta para sua plataforma e depois de executar o instalador. Após a instalação do software, você será solicitado a aceitar o contrato do usuário e, em seguida, entre ou crie uma conta Plex.

Você precisará descobrir se deseja uma conta Plex padrão ou se deseja se inscrever em uma conta premium. Embora o serviço premium seja muito bom, recomendamos experimentar a versão padrão um pouco antes de pagar pelo premium.

Em seguida, você precisará nomear seu servidor. Realmente não importa como você o nomeia - apenas nomeie algo que funcione para você. você também pode alterar o nome posteriormente, se desejar. Sua conta deve ser criada - agora é hora de começar a importar sua mídia.

A importação de mídia deve ser bastante auto-explicativa, mas daremos um exemplo de importação de um filme para ajudá-lo a descobrir como fazê-lo. Primeiro, clique na categoria "filme" e nomeie a biblioteca, se desejar. Na maioria dos casos, “Filmes” deve estar bem. Em seguida, clique no botão "procurar arquivos de mídia" e navegue até a pasta que abriga todos os seus filmes - que você criou antes.

Depois de importar sua mídia, você navegará para um painel de controle do seu servidor. Nesse momento, a mídia ainda pode estar sendo atualizada ou você já pode ter toda a mídia importada e pronta para uso.

Acessando o servidor Plex de outro lugar

Agora que seu servidor Plex está configurado, você poderá acessá-lo de outros dispositivos - desde que o servidor esteja ligado e os dois dispositivos estejam conectados à Internet.

Tudo o que você precisa fazer é instalar o aplicativo Plex e fazer login na sua conta - o que você pode fazer no iOS, Android, macOS, Windows e até dispositivos de TV inteligente.

Isso é realmente tudo o que existe - agora você deve conseguir acessar todas as suas mídias em todos ou na maioria dos seus dispositivos sem problemas. Fácil né?

Como configurar e usar um servidor de mídia plex