Anonim

O Windows 10 está no mercado desde 2015, mas a família de sistemas operacionais Windows tem uma história muito mais longa. De fato, o Windows é um dos sistemas operacionais mais antigos ainda em uso hoje, graças ao domínio da Microsoft no mercado de computadores nos anos 90. Ao longo do caminho, versões específicas do Windows se saíram muito bem, principalmente o Windows XP, Windows 7 e, é claro, o Windows 10. A popularidade manteve o sistema operacional vivo, mesmo quando o mundo da computação mudou radicalmente, e a idade da linhagem significa que o sistema operacional possui diversos recursos legados que as versões mais modernas ainda oferecem suporte.

Um desses recursos herdados e ainda hoje em uso (e um recurso útil também) é a variável de ambiente. As variáveis ​​de ambiente têm sido um recurso poderoso do Windows desde os primeiros dias; de fato, eles são anteriores ao Windows e derivam do MS-DOS. Apesar da idade, as variáveis ​​de ambiente são uma maneira útil de controlar a maneira como o Windows opera com uma área extremamente pequena em termos de uso de memória. Por exemplo, uma variável de ambiente comum é chamada PATH, que é simplesmente uma sequência de texto ordenada que contém uma lista de diretórios nos quais o Windows deve procurar quando um arquivo executável for chamado. Isso permite que os usuários iniciem rapidamente programas utilitários ou outros programas sem precisar saber (ou se importar) onde esses programas residem no disco rígido. Definir variáveis ​​de ambiente é muito simples., Fornecerei informações sobre como encontrar e definir suas variáveis ​​de ambiente.

Como crio variáveis ​​de ambiente no Windows?

Depois de fazer login no Windows, clique com o botão direito do mouse no botão do canto (o pequeno ícone do Windows) no canto inferior esquerdo da tela.

Isso deve abrir o menu de tarefas do usuário avançado. Dependendo das suas configurações, ele pode abrir o menu Iniciar. Se ele abrir o menu Iniciar, digite Windows-x no teclado para abrir o Menu de Tarefas do Usuário Avançado.

Clique em “Sistema” no menu Tarefa do usuário avançado exibido na tela.

No menu "Sistema" , você precisa encontrar "Configurações avançadas do sistema" . Clique no link "Configurações avançadas do sistema" na coluna esquerda em "Sistema". Se não aparecer, digite "configurações avançadas do sistema" na caixa de pesquisa e pressione Enter e ele será exibido.

Uma vez que as configurações avançadas do sistema estejam abertas, clique na “Guia Avançada” seguida da opção “Variáveis ​​de ambiente” que você encontrará no canto inferior direito.

Para criar uma nova variável de ambiente, basta clicar no botão "Novo".

Uma caixa de diálogo será exibida, permitindo que você insira um novo nome de variável e defina seu valor inicial.

Sob a janela de variáveis ​​de ambiente, escolha ou realce a variável "PATH" na seção "Variáveis ​​do sistema" mostrada na janela.

Como encontro variáveis ​​de ambiente no Windows?

Você pode seguir o procedimento descrito acima para encontrar as informações da variável de ambiente escondidas nas configurações avançadas do sistema. No entanto, se você só precisa ver quais são as variáveis, mas não precisa alterá-las, basta abrir uma interface de linha de comando pressionando Ctrl-Esc e digitando “cmd” na caixa de comando e digite “set” em a janela de comando. Isso imprime todas as variáveis ​​de ambiente definidas no seu sistema.

Você está interessado em aproveitar ainda mais o Windows 10? Aprenda a criar macros no Windows 10 com este artigo útil.

Definindo variáveis ​​de ambiente no Windows 10

Siga o processo acima para entrar na caixa de diálogo variáveis ​​de ambiente. Depois de destacar a variável PATH em "Variáveis ​​do sistema", clique no botão Editar. Você pode adicionar ou modificar as linhas de caminho com os diretórios nos quais deseja que o seu computador procure por arquivos executáveis. Você descobrirá que cada diretório diferente é separado por um ponto e vírgula, por exemplo:

Existem outras variáveis ​​de ambiente na seção “Variáveis ​​do sistema” que você pode examinar clicando em Editar. Da mesma forma, existem diferentes variáveis ​​de ambiente, como PATH, HOME e PERFIL DO USUÁRIO, HOME e APP DATA, TERM, PS1, MAIL e TEMP etc. Essas variáveis ​​são muito úteis e podem ser usadas tanto em scripts quanto na linha de comando.

Interessado em explorar as entranhas do Windows 10? Confira o Guia detalhado do Windows 10, um livro abrangente que o transformará em uma potência do Windows 10!

Para obter mais informações sobre o uso da linha de comando, consulte este tutorial do TechJunkie.

Como definir variáveis ​​de ambiente no Windows 10