Anonim

Adoramos testes de desempenho. Quer se trate de carros ou computadores, queremos saber qual é o mais rápido, qual pode transportar mais carga, qual deles fará o trabalho melhor, mais rápido ou mais barato. Além do desejo interno de saber quão bons são os nossos brinquedos mais recentes no desempenho de seus trabalhos, também há o fato de que realmente precisamos saber. Se você vai gastar US $ 2000 em um novo computador de mesa, quer saber que ele supera o modelo que custa apenas US $ 1500.

O Problema de Desempenho

A criação de um teste de desempenho confiável e escalável para compatíveis com PC IBM - o que chamaríamos de PC Windows hoje - na verdade atormentou a indústria de computadores por décadas. O problema é que existem muitas coisas diferentes para testar em um PC - quão rápido ele pode fazer cálculos matemáticos, quanto tempo leva para acessar o disco rígido ou o armazenamento de memória, quão rápido e capaz é seu adaptador de vídeo - e o lista continua. Não apenas os testes de desempenho precisaram capturar com confiabilidade todas essas várias medidas, mas os testes precisaram ser comparáveis ​​em diferentes máquinas de diferentes fabricantes, e também ser escalados sem problemas, à medida que os computadores de cada ano se tornavam mais rápidos e melhores.

Havia uma enorme variedade de possíveis suítes de testes de desempenho no mercado. Alguns custam dinheiro enquanto outros são gratuitos; alguns eram ótimos para medir o desempenho real dos aplicativos, mas péssimos para simular como a máquina funcionaria sob uma carga computacional realmente intensa, enquanto outros produziam resultados estatísticos de aparência fantástica que não se sustentavam muito bem quando você começava a comparar números entre máquinas. Nenhum dos testes alcançou algo como dominância de mercado ou mesmo status majoritário. Revistas com muitas críticas, como a PC Magazine, criaram seus próprios conjuntos de testes personalizados para que eles pudessem pelo menos escrever de maneira consistente e inteligente sobre as máquinas que analisavam todos os meses.

Digite o Índice de Experiência do Windows

As coisas mudaram a partir do lançamento do Windows Vista no final de 2006. Para o Vista, a Microsoft montou um conjunto de testes de desempenho chamado Índice de Experiência do Windows (WEI). O WEI não é o principal e o final de todos os programas de benchmark para PC Windows; existem benchmarks mais abrangentes para o desempenho de PCs com Windows que fornecem um mergulho mais profundo e completo nos dados de desempenho. A WEI, no entanto, oferece aos usuários do Windows a capacidade de fazer benchmarks confiáveis ​​de seus computadores, sem nenhum custo, e de obter números comparáveis ​​e precisos em máquinas e fornecedores.

Como funciona

A WEI divide logicamente todos os PCs com Windows 10 em cinco subsistemas principais: o processador, a memória física, o hardware gráfico da área de trabalho, o hardware gráfico dos jogos e a unidade de disco rígido principal. Em seguida, ele executa uma série de testes de diagnóstico em cada um desses sistemas para avaliar seu desempenho. Em vez de somar e calcular a média das subescores para obter uma pontuação principal, o WEI atribui a pontuação mais baixa do componente como pontuação principal, ecoando a filosofia de taxa de transferência de que um dispositivo de computação é limitado e, portanto, deve ser medido por suas restrições e gargalos.

Cada teste do subsistema procura informações diferentes do seu PC com Windows. As subescores numéricas podem variar de 1, 0 a 5, 9, com os computadores de maior potência sendo os principais premiados em cada categoria.

O teste do subsistema do processador é, sob muitos aspectos, o mais simples dos testes. Ele mede a velocidade do clock do processador e avalia quantas instruções por segundo o computador pode gerenciar se "se concentrar" no processamento de tarefas por alguns segundos.

O teste do subsistema de memória física simplesmente copia grandes segmentos da memória do seu PC com Windows de um local para outro e vice-versa, para avaliar as operações de memória por segundo.

O subsistema gráfico é o circuito dos controladores gráficos aos barramentos de dados e à placa de vídeo externa. Os testes do subsistema gráfico medem de maneira um tanto abstrata a capacidade do hardware gráfico de produzir uma área de trabalho padrão do Windows.

O sistema gráfico dos jogos está relacionado, mas diferente. A maioria dos PCs modernos separou o lado "comercial" e o "prazer" de seu hardware de jogos, e o teste de gráficos de jogos mede, mais uma vez abstratamente, quão bem o computador será capaz de executar suas informações visuais.

Finalmente, o sistema de disco rígido principal do computador é testado. Normalmente, esse é o hardware que será mais fácil de reparar se algo der errado com o PC. Este teste mede a velocidade da transferência de dados de e para as taxas do Shell de 2018.

Quando você aciona uma execução do WEI, todos esses testes são executados, o que pode levar alguns instantes. Em seguida, o WEI exibe seus resultados em uma tabela muito limpa e fácil de ler, subsistema por subsistema.

Funciona perfeitamente, vamos quebrá-lo

Desde o lançamento do Windows 8, a Microsoft deu o passo incomum de remover a interface do usuário do Índice de Experiência do Windows. A ferramenta principal que produz os resultados, a Ferramenta de Avaliação de Sistema do Windows (WinSAT), permanece até hoje, mesmo no Windows 10. Essa ferramenta ainda pode gerar uma pontuação no Índice de Experiência do Windows para o desempenho do processador, memória, gráficos e disco do usuário, e essas pontuações podem ser lidas por certos aplicativos para garantir a compatibilidade com o PC do usuário.

O Índice de Experiência do Windows original no Windows Vista

Para usuários do Windows 10 que ainda desejam ver facilmente a pontuação do Índice de Experiência do Windows no PC, esses dados podem ser acessados ​​de várias maneiras diferentes.

Executar manualmente o WinSAT para gerar arquivos XML

A primeira maneira de ver sua pontuação no Índice de Experiência do Windows no Windows 10 é executar manualmente o comando WinSAT. Inicie o prompt de comando (ou PowerShell) e digite o seguinte comando:

winsat formal

Isso executará a Ferramenta de Avaliação de Sistema do Windows e comparará a CPU, a memória, os gráficos 2D e 3D do seu sistema e a velocidade de armazenamento. Apenas sente-se e deixe o teste terminar; o tempo necessário para concluir dependerá da velocidade dos componentes do seu PC.

Quando terminar, você poderá encontrar os resultados em C: \ Windows \ Performance \ WinSAT \ DataStore. Encontre o arquivo XML que contém o nome "Formal.Assessment". Se você nunca executou o comando WinSAT, o arquivo será designado como "Inicial". Se já tiver sido executado antes, os resultados do teste atual serão exibidos. o arquivo rotulado como "Recente".

Você pode abrir o arquivo XML Formal.Assessment em um navegador da Web ou no seu visualizador de XML favorito. Os resultados não são bem formatados como a pontuação antiga do Índice de Experiência do Windows, mas você ainda pode obter as pontuações relevantes. Basta rolar um pouco para baixo no início do arquivo XML e encontrar a seção chamada WinSPR.

Lá, você verá a pontuação total de cada categoria, com o "SystemScore" representando sua pontuação geral no Índice de Experiência do Windows.

Use uma substituição de índice de experiência do Windows de terceiros

Em vez de gerar manualmente os arquivos XML do WinSAT e precisar revistá-los, você pode recorrer a várias substituições de terceiros que replicam a funcionalidade original do Índice de Experiência do Windows. Essas ferramentas ainda executam o comando WinSAT, mas depois formatam os resultados em uma interface simples e fácil de usar.

Como mencionado, existem várias ferramentas que oferecem essa funcionalidade, algumas de qualidade questionável. Um dos nossos favoritos é a ferramenta WEI da Winaero. É gratuito, portátil (ou seja, não requer instalação) e é do mesmo grupo que cria muitos outros utilitários seguros e úteis do Windows.

Basta baixar a ferramenta no site da Winaero, extrair o arquivo ZIP e executar o WEI.exe. Execute (ou execute novamente, se você já executou o método WinSAT) a avaliação do sistema, que novamente levará algum tempo, dependendo da velocidade do seu PC. Quando terminar, você verá os resultados listados por categoria, juntamente com a pontuação geral do sistema, assim como a pontuação original do Índice de Experiência do Windows apareceu nas versões anteriores do Windows.

Você tem mais problemas no Windows 10 para trabalhar ou mais benchmarking de desempenho?

Aqui está o nosso guia para o navegador com o desempenho mais rápido do Flash.

Para obter dicas sobre como melhorar o desempenho geral do Windows, leia nosso guia para ajustes de desempenho do Windows 10.

Se você ainda trabalha com máquinas Windows 7, provavelmente se pergunta: desativar o Aero melhora o desempenho do Windows 7?

Se você é um jogador, confira nosso tutorial sobre como mostrar seu FPS no jogo.

Se houver problemas de memória, confira nosso guia sobre como solucionar problemas e manter a memória do Windows 10.

Como ver o índice de experiência do Windows no seu PC no Windows 10