Anonim

Não podemos enfatizar o suficiente a importância da observação do uso da GPU. Ser capaz de assisti-lo por motivos de solução de problemas pode ser um dos motivos mais importantes de todos eles; no entanto, você também pode monitorar o uso da GPU para ver quanta energia seus jogos estão consumindo. Isso tornaria mais fácil verificar se é hora de atualizar a placa de vídeo ou até mesmo monitorar o overclock.

Na maioria dos casos, os usuários geralmente fazem o download de um aplicativo de terceiros para monitorar o uso da GPU. Mas agora, a Microsoft incluiu uma maneira de monitorar o uso da GPU com o Gerenciador de Tarefas com mais precisão do que o software de terceiros.

Como funciona?

Primeiro, para usar a função de monitoramento interno da GPU, você precisará ser atualizado para a Atualização de Criadores de Queda do Windows 10. Essa seria a versão 1709 do Windows 10. Para verificar em qual versão do Windows 10 você está, abra Configurações> Sistema e clique em "Sobre" na barra de navegação esquerda. Isso mostrará informações sobre o seu sistema, incluindo em quais versões do Windows você está. Você também pode ter certeza de estar na atualização mais recente do Windows, acessando Configurações > Atualização e segurança > Windows Update .

Por estar na versão mais recente do Windows 10, você deve monitorar o uso da GPU no Gerenciador de Tarefas sem problemas agora; isto é, se você tiver uma placa gráfica nova o suficiente. A GPU do seu sistema deve suportar o WDDM 2.0, o que muitas placas mais antigas não suportam. Você pode ver se o seu cartão é compatível abrindo a Ferramenta de Diagnóstico DirectX - na guia "Vídeo", você deve ver uma seção que diz Modelo de Driver. Se não for o WWDM 2.0 ou mais recente, você não poderá monitorar o uso da GPU no Gerenciador de Tarefas.

Se você atender a todos esses requisitos, poderá: A maneira como o Windows consegue obter uma leitura precisa é usando novos modelos e recursos encontrados no Modelo de Driver de Vídeo do Windows. É capaz de ver informações no GPU Scheduler e no gerenciador de memória de vídeo, ambos os quais realmente alocam os recursos da GPU. Como o Windows pode ver essas informações no nível do kernel, você obtém a leitura mais precisa do uso da GPU.

Como assistir o uso da GPU

Agora, observar o uso da GPU é (quase) tão simples quanto abrir o Gerenciador de tarefas. Para abrir o Gerenciador de tarefas, clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e selecione Gerenciador de tarefas. Depois de aberto, você verá que o Gerenciador de Tarefas não mostra o uso da GPU por padrão - será necessário ativá-lo manualmente.

Com o Gerenciador de tarefas aberto na guia "Processos", clique com o botão direito do mouse nos cabeçalhos das colunas (por exemplo, os cabeçalhos de CPU, memória e disco) e verifique se "GPU" está selecionado na lista suspensa.

Agora, você poderá ver o que está consumindo os recursos da GPU e quantos recursos estão consumindo. A própria coluna informará quanto de recursos GPU totais estão sendo consumidos. Você pode classificar a coluna por aplicativos usando o maior número de recursos da GPU, basta clicar na coluna GPU.

Para obter mais estatísticas, você pode até clicar com o botão direito do mouse perto das colunas e ativar a visualização do GPU Engine, que mostra se seu aplicativo ou processo está usando o mecanismo 3D ou se está usando o codec de vídeo. O GPU Engine é realmente apenas dados interessantes, não necessariamente nos mostrando algo tão importante quanto a quantidade total de recursos da GPU sendo usada.

Estatísticas em tempo real

O Gerenciador de tarefas também permite que você assista ao desempenho e à demanda da GPU em tempo real. Para monitorar esse uso, você precisará ir para a guia "Desempenho" no Gerenciador de tarefas. Você só precisa clicar na coluna "GPU" na barra lateral esquerda para assistir especificamente ao desempenho da GPU.

O Windows tentará mostrar primeiro os gráficos mais interessantes e úteis. Portanto, se você estiver jogando videogame, ele mostrará o gráfico do Mecanismo 3D em tempo real sobre um gráfico que não está gerando nenhuma informação. Você também poderá ver gráficos na memória de vídeo dedicada e compartilhada, no codec de vídeo e muito mais.

Talvez você ache útil ter uma exibição apenas de gráficos ao solucionar problemas ou para observar as taxas de utilização. Isso facilita o monitoramento durante o jogo no modo de janela ou mesmo para passar para outra tela. Mudar para a visualização somente gráfica é tão simples quanto clicar com o botão direito do mouse em qualquer lugar dentro da coluna GPU e selecionar a visualização " Resumo do gráfico ".

Você também pode manter a janela aberta o tempo todo, para não minimizar quando você abre um jogo para teste. Para fazer isso, clique na guia Opções na parte superior do Gerenciador de tarefas e selecione Sempre na parte superior . Para reverter uma dessas opções, basta repetir as etapas e desmarcar essas alterações.

Verificando a memória de vídeo

Você também pode verificar quais aplicativos estão usando mais memória de vídeo. É rápido e simples fazer isso também. Somente, essas informações não estão disponíveis na guia Processos nem na guia Desempenho. Você precisará acessar a guia Detalhes, clicar com o botão direito do mouse em uma guia e clicar em Selecionar Colunas . Aqui, basta marcar as caixas que indicam Memória GPU dedicada e Memória GPU compartilhada . O primeiro mostra a quantidade de memória de vídeo que um aplicativo está consumindo, enquanto o último mostra a quantidade de RAM do sistema (não a RAM da GPU) que um aplicativo está usando para uso gráfico / de vídeo. Você deve ver algo como a imagem acima.

Encerramento

Como você pode ver, a configuração do Gerenciador de Tarefas para monitorar o uso da GPU é rápida e direta. Esse tipo de informação pode ser útil para rastrear recursos de vídeo lentos, solucionar problemas gerais e até decidir se é hora de atualizar a placa de vídeo (por exemplo, no caso de um novo jogo estar consumindo muitos recursos).

Como ver e assistir o uso da gpu no windows 10