Anonim

Quando você exclui um arquivo na unidade do seu Mac, ele desaparece, certo? Bem, quando você exclui um arquivo no seu Mac e depois esvazia o Lixo, ele desaparece, certo? Não exatamente.
Vamos falar sobre como a exclusão de arquivos funciona e por que você deseja apagar com segurança seus discos rígidos externos antes de compartilhá-los com outras pessoas ou jogá-los fora.

O que acontece quando você exclui um arquivo

Em geral, quando se trata de discos rígidos mecânicos tradicionais, pelo menos, excluir um arquivo e até esvaziar o Lixo simplesmente remove o arquivo da visualização. Você não o verá mais no Finder e seu Mac reportará o espaço que o arquivo usou como disponível. Mas os bits de dados que compõem o arquivo não desapareceram e permanecerão na sua unidade até que o espaço que ocupam seja necessário para novos dados.


Aqui está uma boa analogia: pense no disco rígido do seu Mac como um livro com um índice ou índice. O índice informa a você (o computador) exatamente para qual página se voltar quando você precisar de uma informação específica, mas as informações em si existem apenas nessa página. Quando você exclui um arquivo, inclusive quando esvazia a lixeira, o Mac basicamente apaga a entrada do arquivo no índice, mas não apaga a página do livro em que as informações foram armazenadas. Simplesmente diz "ei, esta página não é mais necessária, então vá em frente e escreva novas informações quando necessário."
Portanto, se você excluir vários arquivos e carregar o seu Mac com novos dados, há uma boa chance de que eles precisem do espaço ocupado pelo arquivo excluído e os substituam. A menos que isso aconteça, no entanto, esses bits de dados do arquivo original ainda estarão no seu disco rígido e poderão ser acessados ​​por aplicativos especiais de recuperação de dados ou, em casos mais graves, pela análise física dos próprios pratos internos da unidade. Isso significa que os arquivos que você pensou terem sumido ainda podem estar à espreita no seu disco rígido, incluindo registros fiscais e financeiros, negócios confidenciais ou informações médicas e até coisas como fotografias particulares.

Apagar com segurança suas unidades

Uma maneira de se proteger contra a exposição dessas informações confidenciais é usar um recurso chamado “Apagamento seguro”. Normalmente, quando você usa o Utilitário de Disco para apagar uma unidade, ela basicamente apaga o “índice” da unidade do nosso exemplo anterior. Mas se você usar o recurso Apagar Seguro, ele passará pelo setor setor a setor e gravará dados em todas as partes. Isso substitui toda a unidade e dificulta os esforços de recuperação de dados.
Existem diferentes níveis de Secure Erase que aumentam o número de passes que o Disk Utility fará ao gravar novos dados na unidade. Para a maioria dos usuários, uma única passagem de 1 e 0 será suficiente, mas se sua unidade contiver dados de determinados setores, como saúde ou governo, convém usar os níveis mais robustos que escrevem até sete passagens em todos os setores da indústria. a unidade.
A exclusão segura de uma unidade leva muito mais tempo do que um procedimento padrão de exclusão, é claro, e pode levar mais de um dia se você estiver lidando com um enorme disco rígido de vários terabytes e uma configuração de sete passagens. Mas se os dados forem sensíveis o suficiente, confie em mim, vale a pena esperar para garantir que eles sejam irrecuperáveis.

Como apagar com segurança unidades externas

Nossas instruções aqui (e o título desta dica) se concentram em unidades externas. Isso ocorre porque a maioria dos Macs vem com unidades de estado sólido hoje em dia (sim, os iMacs e os minis Mac com HDDs básicos) e não há necessidade de apagar SSDs com segurança porque eles armazenam dados de maneira diferente dos discos rígidos. De fato, as versões recentes do Disk Utility no macOS nem permitem iniciar uma exclusão segura de um SSD, e se você conseguir fazê-lo de qualquer maneira, tudo o que estará fazendo será prejudicar gravemente a saúde e o desempenho de longo prazo do seu dirigir.
Dito isto, se você possui uma unidade externa usada para armazenamento ou backup de dados e uma que provavelmente é uma unidade de disco rígido mecânica, você pode e deve apagá-la com segurança antes de doar ou jogar fora.
Para fazer isso, conecte a unidade externa ao seu Mac e conecte-a à energia, se necessário. Depois de ligar e montar no Finder, inicie o Disk Utility (encontrado na pasta Aplicativos> Utilitários ). No Utilitário de Disco, você verá uma lista de seus discos internos e externos na barra lateral à esquerda.


Clique na unidade que você deseja apagar (não em nenhuma das partições recuadas) e clique no botão Apagar na barra de ferramentas.

E, no caso de ser necessário dizer, seja duplamente super seguro de que você escolheu o caminho certo. Como você não recuperará o material depois de fazer isso, tenha cuidado.
De qualquer forma, ao clicar em “Apagar”, você terá algumas opções para o novo formato, esquema de partição e assim por diante. A menos que você planeje usar a unidade para algo muito específico, o que eu escolhi abaixo será como você deseja rolar. Depois que essas opções estiverem definidas, clique no botão Opções de segurança na parte inferior esquerda. Se você não vir o botão Opções de segurança, verifique se (1) você selecionou a própria unidade na barra lateral à esquerda (e não em nenhuma partição) e (2) com as quais não está trabalhando uma matriz SSD ou RAID de qualquer tipo.


Em "Opções de segurança", há um controle deslizante para substituir a unidade com segurança. “Mais rápido” grava uma única passagem de zeros por todo o disco e, embora seja realmente o método mais rápido como o próprio nome indica, não é muito seguro e os dados ainda podem ser facilmente recuperados por alguém que sabe o que está fazendo. Para a maioria dos usuários, mover o botão deslizante um para a direita, o que representa um ciclo de duas passagens, é o melhor equilíbrio entre velocidade e segurança. Como mencionado anteriormente, se sua unidade contiver dados de determinados setores sensíveis, verifique com o departamento de TI o nível mínimo que você precisará usar para permanecer em conformidade com as políticas de proteção de dados.


Não importa em qual opção você se sinta confortável, esteja preparado para esperar um pouco. Depois de selecionar “OK” e depois “Apagar” no menu suspenso anterior, aparecerá uma barra de progresso que levará entre algumas horas e até que a morte por calor do universo seja concluída, dependendo de quantos passes você escolher e quanto armazenamento sua unidade possui.


Tudo bem, estou exagerando um pouco. Essa eliminação de sete passagens levará apenas metade do tempo até a morte pelo calor do universo.
Quando o processo estiver concluído, você poderá fazer o que quiser com o disco. Dê a um amigo! Recicle! Use-o em volta do pescoço como um troféu! Porque ninguém vai tirar seus dados depois disso. Mais uma observação: se você não pode apagar sua unidade com segurança - digamos, o disco está falhando tanto que o Disk Utility nem sequer o monta - a melhor coisa a fazer é destruí-lo fisicamente antes de se livrar dele . Faça alguns furos através dele, por exemplo. Depois, você pode descansar à noite sabendo que não jogou fora apenas um disco contendo uma cópia completa de suas informações financeiras. Que nojo!

Como apagar com segurança unidades externas com o utilitário de disco no mac