Anonim

O utilitário de verificação e reparo de disco rígido da Microsoft, CHKDSK ("check disk"), foi introduzido há mais de 30 anos, mas ainda hoje tem um lugar útil. Os usuários que executam até o sistema operacional mais recente da Microsoft ainda podem usar o comando para examinar os discos rígidos em busca de erros e repará-los, se necessário. Veja como executar o CHKDSK no Windows 8.

Primeiro, inicie a tela inicial pressionando a tecla Windows ou clicando no canto inferior esquerdo da barra de tarefas. Na tela inicial, procure o prompt de comando do Windows digitando “cmd”. Clique com o botão direito do mouse no prompt de comando e escolha “Executar como administrador” na barra na parte inferior da tela.


Após a autenticação como usuário administrativo, você estará no prompt de comando do Windows, uma interface familiar para usuários que se lembram dos dias anteriores ao Windows NT. Digite o comando “chkdsk” seguido de um espaço e a letra da unidade que você deseja examinar ou reparar. No nosso caso, é a unidade externa "L."
A simples execução do comando CHKDSK exibirá apenas o status do disco e não corrigirá nenhum erro presente no volume. Para dizer ao CHKDSK para consertar o inversor, precisamos fornecer parâmetros. Após a letra da unidade, digite os seguintes parâmetros separados por um espaço cada: “/ f / r / x”


O parâmetro "/ f" diz ao CHKDSK para corrigir os erros que encontrar; "/ R" diz para localizar os setores defeituosos na unidade e recuperar informações legíveis; "/ X" força a unidade a desmontar antes do início do processo. Parâmetros adicionais estão disponíveis para tarefas mais especializadas e são detalhados no site TechNet da Microsoft.
Para resumir, o comando completo que deve ser digitado no Prompt de Comando é:

chkdsk

No nosso exemplo, é:

chkdsk L: / f / r / x

Observe que o CHKDSK precisa ser capaz de bloquear a unidade, o que significa que não pode ser usado para examinar a unidade de inicialização do sistema se o computador estiver em uso. Em nosso exemplo, a unidade de destino é um disco externo; portanto, o processo CHKDSK começará assim que inserirmos o comando acima. Se a unidade de destino for um disco de inicialização, o sistema perguntará se você deseja executar o comando antes da próxima inicialização. Digite "yes", reinicie o computador e o comando será executado antes do carregamento do sistema operacional, permitindo obter acesso total ao disco.
Um comando CHKDSK pode demorar muito, principalmente quando executado em unidades maiores. Uma vez feito, no entanto, apresentará um resumo dos resultados, incluindo espaço total em disco, alocação de bytes e, o mais importante, erros que foram encontrados e corrigidos.


O comando CHKDSK está disponível em todas as versões do Windows, portanto, aqueles no Windows 7 ou XP também podem executar as etapas acima para iniciar uma verificação no disco rígido. No caso de versões mais antigas do Windows, os usuários podem acessar o prompt de comando em Iniciar> Executar e digitando “cmd”.

Como verificar e corrigir discos rígidos com o chkdsk no Windows 8