Anonim

Como digitalizar e reparar meu disco rígido Windows 10?

Os computadores pessoais (PCs) mudaram enormemente nas quase quatro décadas desde que o primeiro IBM PC saiu de uma linha de montagem em 1981. Essa primeira máquina, uma laje de aço semelhante a um bloco, executando um microchip Intel 8088 a um galope de 4, 77 MHz, veio com um ou mais duas unidades de disquete - e um prático utilitário de disco chamado CHKDSK (pronunciado “Check Disk”), criado por Tim Paterson para uma empresa de software iniciante conhecida como Microsoft.

Paterson criou o CHKDSK, que é semelhante ao comando Unix fsck, para DOS, o sistema operacional original que era executado nos computadores Windows. Ainda hoje, o CHKDSK é uma ferramenta importante para solucionar problemas em computadores com Windows.

Hoje, seria difícil para um observador casual descrever o processo evolutivo que ocorreu entre o primeiro PC IBM e a máquina desktop Windows 10 de hoje.

O case tem aproximadamente o mesmo tamanho e forma, e ainda há um teclado, mas fora isso, tudo é diferente. As CPUs de hoje funcionam mil vezes mais rápido e são um milhão de vezes mais complexas, a Apple vende relógios com uma tela mais capaz do que a encontrada na monstruosidade monocromática de 1981, as máquinas de hoje têm núcleos de memória pelo menos mil vezes mais densos e há muito tempo substituíram unidades de disquete, clunking e chunking, com unidades Solid State ultrafinas, ultra rápidas e absolutamente silenciosas, qualquer uma delas capaz de armazenar mais informações do que qualquer modelo de 1981 já construído.

Contudo, resta uma coisa, apesar de todas as revoluções e desenvolvimentos evolutivos em hardware e software - o CHKDSK continua sendo uma ferramenta útil e vital para a integridade da unidade de disco, quase 40 anos após sua invenção.

Deve-se reconhecer que não é realmente o mesmo CHKDSK usado no DOS. A primeira versão do CHKDSK, escrita por Tim Paterson, era uma ferramenta grosseira para os padrões atuais.

A cada atualização e alteração para impulsionar tecnologias e formatos, o CHKDSK foi gravado e reescrito novamente, com novas funcionalidades adicionadas e novas técnicas desenvolvidas para lidar com os discos rígidos de expansão exponencial dos PCs modernos.

No entanto, a moderna ferramenta CHKDSK usa a mesma abordagem básica de uma varredura multipass de uma unidade para verificar sua integridade e funcionalidade. Neste artigo do TechJunkie, descreverei como você pode usar o CHKDSK para verificar e corrigir discos rígidos em computadores executando o sistema operacional Windows 10.

Como o CHKDSK funciona

Embora os detalhes de como ele faz seu trabalho tenham mudado de geração para geração, o mesmo processo básico ocorre quando você executa o CHKDSK para analisar seu disco rígido. O CHKDSK inicia examinando o sistema de arquivos na unidade de disco, analisando a integridade dos arquivos, o sistema de arquivos e a integridade dos metadados do arquivo na unidade.

Quando o CHKDSK encontra erros lógicos no sistema de arquivos, ele os corrige, salvando os dados que estão no disco para que nenhum dado seja perdido. Os erros do sistema de arquivos lógicos são erros como entradas corrompidas na tabela de arquivos mestre (MFT) da unidade, um arquivo que informa à unidade como os arquivos são conectados nos labirintos escuros do hardware da unidade. Há pelo menos uma entrada na MFT para cada arquivo em um volume NTFS (o sistema de arquivos desenvolvido pela Microsoft), incluindo uma entrada para a própria MFT.

O CHKDSK também corrige carimbos de data / hora desalinhados, dados de tamanho de arquivo e sinalizadores de segurança nos arquivos da unidade. O CHKDSK pode então realizar uma varredura completa da unidade, acessando e testando todos os setores do hardware.

Os discos rígidos são divididos em setores lógicos, áreas definidas da unidade onde uma certa quantidade definida de dados será armazenada. Os setores podem desenvolver erros leves, caso em que os dados foram gravados incorretamente no meio magnético ou erros graves, quando a unidade possui um defeito físico real na área designada como setor.

O CHKDSK corrige erros de software reescrevendo os dados defeituosos e resolve erros de erro marcando essa seção do disco como danificada e "fora dos limites" para uso futuro.

Como o CHKDSK foi atualizado e atualizado repetidamente a cada nova geração de hardware de armazenamento, o programa continua funcionando corretamente para analisar e reparar discos rígidos de qualquer tipo, mesmo nos sistemas operacionais mais modernos e usando as mais avançadas tecnologias de disco.

O mesmo processo que costumava ser executado para analisar um disquete com 160 K, pode ser executado hoje para analisar um SSD totalmente eletrônico de estado sólido com 15 terabytes.

Como executo o CHDSK em um disco rígido do Windows 10 PC?

Embora existam várias maneiras diferentes de invocar o CHKDSK em uma máquina com Windows 10, o local mais comum e comum para executar o utilitário é por meio de um shell de linha de comando conhecido como PowerShell. Depois que você se acostuma a executar comandos usando o PowerShell, fica mais fácil do que outros métodos. É tão simples quanto digitar um comando.

No entanto, como o CHKDSK fala diretamente para impulsionar o hardware, ele requer um nível especial de permissão do sistema operacional, conhecido como privilégios administrativos. Isso significa apenas que o CHKDSK tem permissão para executar como se fosse a conta responsável pela administração do computador. O administrador do sistema provavelmente é você se este é um computador doméstico e pode ser o departamento de TI se for um computador comercial.

Para iniciar o Windows PowerShell, pressione o atalho de teclado da tecla Windows + X. Isso abre o menu de usuários avançados na área do menu Iniciar, onde você verá várias opções.

Você pode liberar a combinação Tecla Windows + X e digitar a tecla A (abreviação de Admin) para iniciar o Windows PowerShell no modo de privilégio administrativo. Você também pode simplesmente mover o mouse para a linha Windows PowerShell (Admin) e clicar para iniciar o shell dessa maneira.

A próxima tela a aparecer é uma janela Controle de Conta de Usuário (UAC) que solicitará permissão para iniciar o Processador de Comandos do Windows e permitirá que ele faça alterações no PC. Selecione "Sim".

O Windows PowerShell será iniciado agora, uma caixa preta e branca familiar com uma interface de linha de comando de texto. A maneira mais básica de chamar o CHKDSK é simplesmente digitar o nome do programa "chkdsk", seguido de um espaço, e a letra da unidade que você deseja examinar ou reparar. No nosso caso, é a unidade interna “C:”, portanto, o comando seria “chkdsk c:”

Essa chamada básica do CHKDSK varrerá o disco e exibirá informações de status, mas não corrigirá nenhum erro encontrado.

Para executar o CHKDSK em um modo em que ele realmente resolverá os problemas encontrados, é necessário adicionar vários parâmetros. Em um programa do Windows PowerShell, parâmetros são comandos adicionais adicionados ao final do nome do programa, com caracteres "/" antes de cada parâmetro.

Nesse caso, para que o CHKDSK faça uma verificação completa e passe de reparo, gostaríamos de digitar “chkdsk c: / f / r / x”.

O parâmetro "/ f" instrui o CHKDSK a corrigir os erros que descobrir durante a verificação. O parâmetro "/ r" diz ao CHKDSK para localizar setores defeituosos e recuperar qualquer informação legível que encontrar lá. O parâmetro "/ x" diz ao CHKDSK para desmontar a unidade (desligá-la do sistema operacional) antes do início do processo.

Escusado será dizer que você vai querer ficar sem usar o computador para outras coisas, enquanto o CHKDSK conclui a verificação e as correções.

Parâmetros adicionais do CHKDSK

O CHKDSK possui uma grande biblioteca de parâmetros opcionais que você pode usar para modificar o comportamento do programa.

- O parâmetro Volume permite especificar uma letra de unidade (com dois pontos) ou um nome de volume. Na verdade, você não precisa dos caracteres <e>.

- Os parâmetros Path e FileName podem ser usados ​​apenas em uma unidade usando os modelos organizacionais FAT ou FAT32. Com Path e FileName, você pode especificar o local e o nome de um arquivo ou conjunto de arquivos que você deseja que o CHKDSK verifique por fragmentação. Você pode usar o? e * caracteres curinga para especificar vários arquivos.

/ f - O parâmetro / f instrui o CHKDSK para realmente corrigir erros no disco. O disco deve estar bloqueado. Se o CHKSDK não puder bloquear a unidade, será exibida uma mensagem perguntando se você deseja verificar a unidade na próxima vez que reiniciar o computador.

/ v - O parâmetro / v exibe o nome de cada arquivo em cada diretório enquanto o disco é verificado.

/ r - O parâmetro / r localiza setores defeituosos e recupera informações legíveis. O disco deve estar bloqueado. / r inclui a funcionalidade de / f, com a análise adicional de erros no disco físico.

/ x - O parâmetro / x força o volume a desmontar primeiro, se necessário. Todas as alças abertas da unidade são invalidadas. / x também inclui a funcionalidade de / f.

/ i - O parâmetro / i pode ser usado apenas com uma unidade formatada com o modelo NTFS. Isso acelera o CHKDSK executando uma verificação menos vigorosa das entradas do índice, o que reduz a quantidade de tempo necessária para executar o CHKDSK.

/ c - o parâmetro / c também pode ser usado apenas em um disco NTFS. Isso indica ao CHKDSK para não verificar os ciclos na estrutura da pasta, o que reduz a quantidade de tempo necessária para executar o CHKDSK.

/ l - O parâmetro / i pode ser usado apenas com NTFS. Ele altera o tamanho do arquivo de log resultante para o tamanho digitado. Se você omitir o parâmetro size, / l exibirá o tamanho atual.

/ b - O parâmetro / b é utilizável apenas com NTFS. Ele limpa a lista de clusters incorretos no volume e verifica novamente todos os clusters alocados e livres de erros. / b inclui a funcionalidade de / r. Use esse parâmetro após criar um volume para uma nova unidade de disco rígido.

/? - O /? O parâmetro exibe um arquivo de ajuda que contém esta lista de parâmetros e outras instruções para usar o CHKDSK.

Para resumir, o comando completo que deve ser digitado no Prompt de Comando é:

chkdsk

chkdsk C: / f / r / x

Usando o CHKDSK em uma unidade de inicialização

Uma unidade de inicialização é a partição do disco rígido a partir da qual o computador é inicializado (inicializado). As partições de inicialização são especiais de várias maneiras, e uma delas é que elas requerem tratamento especial para que o CHKDSK possa lidar com elas.

O CHKDSK precisa ser capaz de bloquear qualquer unidade de inicialização examinada, o que significa que não pode examinar a unidade de inicialização do sistema se o computador estiver em uso. Se sua unidade de destino for um disco interno externo ou não de inicialização, o processo CHKDSK começará assim que inserirmos o comando de exemplo acima.

Se, no entanto, a unidade de destino for um disco de inicialização, o sistema perguntará se você deseja executar o comando antes da próxima inicialização. Digite “yes” (ou “y”), reinicie o computador e o comando será executado antes do carregamento do sistema operacional, permitindo obter acesso total ao disco.

Um comando CHKDSK pode demorar muito para ser executado, principalmente quando executado em unidades maiores.

Quando a verificação do sistema de arquivos for concluída, no entanto, ele apresentará um resumo dos resultados, incluindo espaço total em disco, alocação de bytes e, o mais importante, erros que foram encontrados e corrigidos.

CHKDSK nas edições anteriores do Windows

O comando CHKDSK está disponível em todas as versões do Windows, portanto, os usuários executando o Windows 7, 8 ou XP também podem executar as etapas acima para iniciar uma verificação no disco rígido. No caso de versões mais antigas do Windows, os usuários podem acessar o prompt de comando em Iniciar> Executar e digitando “cmd”.

Quando o resultado do prompt de comando for exibido, clique com o botão direito do mouse e selecione “Executar como Administrador” para conceder ao programa os privilégios necessários para executar o CHKDSK com êxito.

Uma observação: se você usar o CHKDSK em um disco rígido mais antigo, poderá descobrir que seu espaço no disco rígido foi reduzido significativamente após a execução do comando. Esse resultado ocorre devido a uma falha no disco rígido, pois uma das funções cruciais que o CHKDSK executa é identificar e bloquear setores defeituosos na unidade.

Alguns setores defeituosos em uma unidade antiga normalmente passam despercebidos ao usuário, mas se a unidade falhar ou tiver problemas sérios, você poderá ter um grande número de setores defeituosos que, quando mapeados e bloqueados pelo CHKDSK, parecem retirar partes significativas da capacidade do seu disco rígido.

Outras maneiras de iniciar o CHKDSK

Se você não gostar do prompt de comando, existem outras maneiras de chamar o CHKDSK no seu sistema. Talvez o mais fácil seja diretamente através do Windows Explorer.

Abra uma janela do Windows File Explorer e navegue até a unidade que deseja verificar.

Clique com o botão direito do mouse no ícone do seu disco rígido e selecione Propriedades.

Selecione a guia Ferramentas e clique em “Verificar” para iniciar o CHKDSK com parâmetros padrão.

É uma boa idéia executar o CHKDSK regularmente como parte da manutenção de rotina do sistema.

O CHKDSK continua sendo uma ferramenta poderosa e útil mesmo 40 anos após sua invenção original.

Você tem outras perguntas sobre o Windows 10? Temos os recursos que você precisa!

Aqui está o nosso guia para solucionar problemas com a pesquisa do Windows 10 não funcionando.

Você usa sua máquina principalmente para se divertir e principalmente jogos? Confira nosso tutorial sobre como otimizar sua máquina Windows 10 para jogos.

Se você é um administrador do sistema, talvez queira aprender sobre como ativar o Active Directory para Windows 10.

Os usuários avançados do Windows desejam ler o passo a passo do TechJunkie sobre como manter uma janela específica no topo do Windows 10.

Se você deseja o desempenho do sistema, leia nosso guia completo sobre o desempenho do Windows 10.

Você executa ou planeja executar o CHKDSK como parte de uma programação regular de manutenção do sistema? Quais outros utilitários de manutenção você usa? Por favor, deixe-nos um comentário abaixo!

Como verificar e corrigir discos rígidos com o chkdsk no Windows 10