No outro dia, eu estava andando no meu PC, sem perceber que lá fora, a poucos metros de distância, uma tempestade estava se formando. Eu mesmo sabia que estava chovendo … pelo menos até que meu sistema foi atingido por um pico de energia (pelo menos, é o que eu acredito que era).
Sem aviso, minhas telas começaram a piscar rapidamente. Menos de um segundo depois, meu sistema entrou no modo de desligamento total. Quase imediatamente depois, todo o meu prédio tremeu com a força do trovão.
Eu tive sorte. O protetor contra sobretensão ao qual o PC foi conectado provavelmente o salvou de ser danificado. Depois de determinar que era esse o caso, comecei a trabalhar imediatamente para protegê-lo de novos surtos. Afinal, eu tinha comprado esse sistema recentemente. De maneira alguma eu correria o risco de causar danos permanentes a ele, porque não suportava ficar fora da Internet por apenas algumas horas.
Desconectei tudo e fui ler um livro.
O que estou tentando entender com essa história é que, se você estiver tentado a usar seu PC em uma tempestade … não. A menos que você tenha um laptop que possa sobreviver sozinho com a bateria (ou um sistema com o qual você realmente não se importa, suponho), fique longe dos eletrônicos por um tempo. Simplesmente não vale o risco.
Dito isto, existem algumas etapas que você deve executar antes de fazer isso:
Invista em um protetor contra sobretensão
Mesmo na ausência de uma tempestade elétrica, eu recomendo investir em um protetor de sobretensão de qualidade decente para o seu sistema.
Veja, o raio é realmente uma das causas menos comuns de um surto de energia. Existem muitas fontes mais comuns, das quais você vai querer se proteger. Talvez o seu prédio seja um pouco mais antigo que a maioria e a fiação esteja começando em anos (com defeito, em outras palavras). Talvez algo em algum lugar da rede tenha falhado, e uma onda tenha acabado passando por sua casa. Ou talvez haja uma linha de energia derrubada nas proximidades. Qualquer que seja a causa, é mais provável que seu PC acabe sendo sujeito a uma oscilação de energia.
Uma coisa que vou dizer aqui é que eu não recomendaria comprar um filtro de linha barato. Esteja disposto a pagar um pouco de dinheiro extra por um modelo mais sofisticado. Você não vai se arrepender.
Desconecte a fonte de alimentação do seu computador
A menos que você esteja gastando milhares de dólares em um hospital ou dispositivo de proteção contra sobretensões de nível industrial, as chances são muito boas de que o que você tenha não seja necessariamente projetado para proteger seu equipamento contra um raio direto. Estamos falando potencialmente de milhares ou mesmo milhões de volts aqui; é extremamente raro alguém ter equipamentos de qualidade para o consumidor que possam sobreviver a essa quantidade de eletricidade.
Além disso, nos raros casos em que o seu filtro de linha evita que o seu computador sofra um curto-circuito completamente, não é muito provável que o proteja contra novos surtos.
Como tal, quando houver trovões e raios a cerca de 1, 6 km de onde você está localizado, desligue o sistema e desconecte a fonte de energia. Melhor prevenir do que remediar, certo?
Remova o cabo Ethernet (ou adaptador de rede)
Uma coisa que muitas pessoas não percebem é que os cabos de rede podem suportar picos de energia tão facilmente quanto os cabos elétricos. Embora eles não sejam projetados para transportar correntes de alta tensão, uma oscilação de energia pode, no entanto, viajar facilmente através da fiação do cabo para o seu sistema.
Como tal, você também deseja desconectar todos os cabos de rede do seu sistema. Mais uma vez, é melhor prevenir do que remediar.