Anonim

Se você acabou de atualizar os drivers no seu computador e começou a ter problemas, pode ter baixado um driver incorreto ou com erros. Talvez você esteja jogando um jogo e esse jogo tenha travado recentemente em incrementos frequentes, ou talvez, quando você esteja jogando, o computador inteiro esteja sendo desligado. Certamente é um problema frustrante e é muito indicativo de um motorista ruim.

Então, como você conserta isso? A idéia não é necessariamente complicada - só precisamos remover esse driver "ruim" instalando uma versão limpa ou revertendo para uma versão mais antiga, caso o novo seja realmente defeituoso. O pior é que pode ser necessário reinstalar todo o sistema operacional.

Siga abaixo e esperamos evitar essa última opção!

O que são drivers ruins?

Links Rápidos

  • O que são drivers ruins?
  • Corrigindo um driver ruim
    • Revertendo
    • Instalação limpa
  • Gerenciador de Dispositivos
  • Recuperar o Windows
    • Restaurar a partir de um ponto de restauração
  • Encerramento

O que "são" maus drivers exatamente? Drivers são o componente de software que permite que seu hardware - como sua GPU - se comunique com seu sistema operacional, neste caso o Windows 10. Ao funcionar corretamente, eles trabalham juntos para oferecer uma experiência perfeita no que você estiver fazendo - assistir filmes, jogos, etc.

Drivers ruins acontecem com bastante frequência e podem ser simplesmente uma coisa esquisita por causa de uma “falha na matriz”. Isso pode ocorrer devido a um erro durante o processo de substituição de dados por novos dados no driver antigo. Outras vezes, é simplesmente porque o driver não estava pronto para o consumo convencional e, na verdade, possui alguns bugs codificados no pacote de software.

Então, por que não evitar toda essa frustração e ficar com seus drivers antigos? Quando se trata disso, provavelmente é uma boa idéia seguir a teoria do “se não está quebrado, não conserte”. Ao contrário das atualizações de segurança, você nem sempre precisa ficar em dia com as atualizações de drivers, pois elas podem desencadear todos os tipos de problemas de estabilidade com os quais você não deseja lidar. Muitas vezes, eles proporcionam pouco ou nenhum benefício para você. Eles realmente não valem o download, a menos que você esteja enfrentando problemas (como falhas repentinas). Nesse ponto, uma atualização de driver pode ser útil para você resolver o problema de estabilidade.

Por outro lado, sempre que um novo driver de vídeo é lançado, vale a pena fazer a pesquisa e descobrir se vale a pena fazer o download ou não. Na maioria das vezes, os drivers de vídeo podem oferecer algumas melhorias substanciais no desempenho do sistema. Alguns drivers podem oferecer melhorias de desempenho específicas do jogo, o que pode ser útil se esse for um jogo que você está jogando no momento. Portanto, se você perceber que um driver de vídeo pode oferecer melhorias decentes ou substanciais - faça o download e instale-o.

Corrigindo um driver ruim

Como falamos anteriormente, as atualizações de drivers podem ser a fonte de problemas de estabilidade, causando falhas nos videogames e até mesmo desligar o PC inteiro. Antes de baixar e instalar um novo driver ou começar a mexer com as coisas para tentar corrigir um driver de buggy, recomendamos que você faça backup dos seus dados. A maneira mais fácil de fazer isso é através de um ponto de restauração do sistema. Recomendamos criar um para que você possa reverter facilmente se tudo der errado.

Se você estiver no Windows 10, é tão fácil quanto digitar na barra de pesquisa "ponto de restauração", selecionar a opção Criar um ponto de restauração e clicar no botão "criar" quando o aplicativo for aberto. O botão "Criar" será iniciado primeiro solicitando que você nomeie o Ponto de restauração - recomendamos que você nomeie algo identificável para você, como "Atualização pré-GPU".

Agora, podemos começar a corrigir nossos problemas de driver.

Revertendo

Para placas de vídeo, reverter para uma versão anterior é bastante fácil (realmente, qualquer componente de hardware está no Windows 10 agora). A primeira coisa que você deseja fazer, depois de criar o ponto de restauração, é acessar o banco de dados de drivers da NVIDIA ou o banco de dados de drivers da AMD e fazer o download do driver que estava funcionando antes de instalar o novo.

Em seguida, no Windows 10, pesquise Adicionar ou remover programas, abra-o, pesquise seu driver de vídeo e siga o processo de desinstalação - para a NVIDIA, geralmente é rotulado como "Driver gráfico da NVIDIA". Para a AMD, é simplesmente chamado de "Software AMD . ”Após a desinstalação, talvez seja necessário reiniciar o computador antes que possamos instalar os drivers antigos que acabamos de baixar.

Depois de fazer login novamente, você pode entrar na pasta Downloads e iniciar o .exe ou o assistente para instalar os drivers antigos. Siga o processo de instalação e, uma vez concluído, reinicie o seu PC novamente. Por fim, tente recriar seus problemas de estabilidade anteriores em um jogo ou algo assim para garantir que o driver antigo resolvesse o problema.

Instalação limpa

Se isso não funcionar, convém tentar uma instalação limpa de seus drivers. Você não precisa necessariamente fazer nada diferente do que acima. A NVIDIA e a AMD oferecem a opção para uma instalação limpa no assistente de driver que você acabou de baixar. Uma instalação limpa reverterá todas as suas configurações e personalizações para o padrão, excluirá os “perfis” criados nas configurações da NVIDIA, etc. É literalmente uma lista limpa.

Se a reversão não der certo para você, uma instalação limpa deve esclarecer as coisas. Depois de concluir a instalação limpa (lembre-se de desinstalar os drivers novamente primeiro), reinicie o PC e tente recriar os problemas de estabilidade que você teve para garantir que as coisas sejam corrigidas.

Gerenciador de Dispositivos

E se você quiser reverter um driver em um componente de hardware diferente? O Windows 10 facilita bastante isso por meio do Gerenciador de dispositivos. Acessá-lo tão simples quanto procurar por "Gerenciador de dispositivos" na barra de pesquisa e abrir o programa. Isso fornece uma lista de dispositivos que estão instalados no seu PC, incluindo seu processador, webcam, etc.

Você pode clicar com o botão direito do mouse em qualquer dispositivo, o que lhe dará a opção de desinstalar ou atualizar o driver para cada dispositivo reconhecido específico. No entanto, se você deseja reverter um driver, clique com o botão direito do mouse em um dispositivo e selecione Propriedades .

A partir daqui, você verá uma lista de opções de driver. Você pode desinstalar, atualizar e reverter. Se estiver com problemas com um novo driver, pressione o botão Reverter. O Windows 10 o conduzirá automaticamente por esse processo, portanto, há pouco ou nenhum conhecimento necessário aqui.

Depois de reverter o driver (ou desinstalar ou atualizar), reinicie o PC para garantir que tudo funcione normalmente novamente.

Recuperar o Windows

Se todas as etapas acima falharem, sua única opção pode ser tentar recuperar a instalação do Windows. Se você seguiu o nosso guia sobre sempre ter uma estratégia de backup em prática, esse deve ser um processo extremamente fácil (e bastante rápido), pois tudo o que você precisa fazer é reinstalar o Windows 10 e copiar tudo o que você fez backup.

Se você não tiver uma estratégia de backup em momentos como esse (ou mesmo criou um ponto de restauração do Windows 10), precisará reinstalar o Windows 10 com uma placa limpa, perdendo todos os dados do seu PC, infelizmente.

Restaurar a partir de um ponto de restauração

Se nada disso funcionou, espero que você tenha criado um ponto de restauração antes de instalar seu novo driver ou brincar com qualquer uma das reversões e coisas do gênero. Dessa forma, podemos restaurar facilmente o estado do sistema antes que o novo driver comece a causar problemas.

Se você criou um ponto de restauração, é muito fácil fazer uma restauração do sistema a partir dele. Na barra de pesquisa do Windows 10, pesquise "Ponto de restauração" e abra o programa. Em seguida, clique no grande botão "Restauração do sistema". Isso abrirá uma lista de todos os pontos de restauração que você criou. Queremos selecionar o mais recente que criamos especificamente para o caso de algo dar errado com a instalação do driver. Portanto, selecione o ponto de restauração escolhido e pressione “Avançar”. Na página seguinte, clique em “Concluir” e o Windows 10 começará a levar o sistema de volta ao estado salvo.

Lembre-se de que o Windows 10 pode e será reiniciado várias vezes durante esse processo; portanto, seja paciente, pois isso pode levar um pouco de tempo.

Encerramento

E é só isso! Os drivers podem causar problemas frustrantes, mas espero que você tenha criado um ponto de restauração antes de tentar instalar um, para que seja fácil resolver quaisquer problemas em potencial. Em alguns casos, você pode ter um problema com uma placa de vídeo em que sua tela é apenas preta - nesse caso, tente inicializar no modo de segurança e repita as etapas descritas acima - que devem colocá-lo em funcionamento novamente rapidamente.

Você já teve problemas com drivers ruins antes? O que você fez para consertar isso? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo! E se você ainda estiver com dificuldades, vá para os Fóruns da PCMech, onde temos uma comunidade de gurus de reparos de PCs dispostos a ajudá-lo a diagnosticar e resolver os problemas do seu PC.

Como reverter e corrigir uma atualização de driver incorreta