Um dos meus maiores ódios de estimação online é encontrar um artigo que se divide (quase sempre desnecessariamente) em várias páginas. Além de tornar a leitura do artigo significativamente mais complicada, também é uma tática secreta para obter hits extras em uma página (e visualizações extras para anúncios no site). Embora alguns webmasters tenham consideração suficiente para que o público permita uma visualização de página única, a maioria simplesmente insiste em dividir suas peças, sem levar em consideração seus leitores. Existem maneiras de contornar isso, é claro; você pode procurar a versão para impressão de um site ou enviá-la para um serviço como o iReader ou o Readability. Mas e se você não quiser lidar com todo o trabalho extra?
E se você apenas quiser ler?
Como gosto de dizer, definitivamente há um aplicativo para isso. Vários, de fato.
O primeiro (e o que eu recomendo muito) é claramente. Projetado e desenvolvido pelas mesmas pessoas que criaram o Evernote, esse aplicativo retira a formatação de um artigo de várias páginas com um único clique; reduzindo tudo para uma página e tornando-a imensamente mais legível. Isso também não é tudo o que o aplicativo faz. Você também pode marcar e organizar artigos para ler mais tarde, usar texto em fala se estiver com problemas para ler e até carregar conteúdo relevante diretamente na instalação do Evernote. Em suma, um acordo muito bom, certo?
Além do exposto, o recurso Claramente apresenta três visualizações diferentes, um bando de atalhos de teclado personalizáveis e a capacidade de criar seu próprio formato no qual você prefere exibir artigos.
Se Claramente não é exatamente a sua xícara de chá, também existem outras alternativas. A página um, por exemplo, é um plug-in desenvolvido para o Chrome e o Safari que define automaticamente cada página exibida para a versão "Compatível com a impressora". Obviamente, para que funcione, é necessário que haja uma versão para impressão; essa é a principal fraqueza do aplicativo. Felizmente, não é provável que você encontre com frequência; o aplicativo suporta vários sites de grande nome, incluindo The Atlantic, The New York Times, Businessweek e Wired. Dê uma olhada na lista de sites suportados; se você freqüenta algum deles, pode valer a pena instalar.
Por último, mas certamente não menos importante, você também pode usar o Autopager … embora seja um aviso justo, ele realmente não reduz nada. Como funciona é simples: carrega rápida e automaticamente a próxima página de um artigo com várias partes quando você chega ao final da página atual. Novamente, não é necessariamente uma escolha ideal, mas pode ser uma boa maneira de fazer com que os artigos paginados 'fluam' um pouco mais do que eles, certo?
Eu odeio artigos paginados e sei que não estou sozinho nisso. Infelizmente, os webmasters fora de contato de alguma forma ainda insistem em usá-los, apesar de quase sempre impactarem adversamente a experiência do usuário. Eles não apenas interrompem o fluxo da peça, mas são pouco mais do que uma tática de SEO secreta e desatualizada; eles foram projetados para aumentar o número de ocorrências em uma página sem fornecer nenhum conteúdo adicional. Aplicativos como a Página Um e Claramente não são apenas conveniências para mim; eles são um elemento integrante da minha experiência de navegação.
Você tem alguma sugestão para adicionar à lista? Me dê um grito nos comentários!