O Semicondutor de óxido de metal complementar (CMOS) é onde a placa-mãe do computador armazena sua configuração principal. Quaisquer que sejam as configurações existentes no BIOS do sistema, elas serão armazenadas no CMOS. Se uma dessas configurações estiver causando problemas e você não puder alterá-la manualmente, poderá redefinir o CMOS para limpar o BIOS do computador. Esse tutorial vai te mostrar como.
Consulte também o nosso artigo Falha na placa-mãe: diagnóstico e soluções
O CMOS é uma pequena parte da placa-mãe, mas tem uma função vital. Ele armazena todas as instruções definidas em um BIOS para que seu computador possa inicializar. O CMOS refere-se ao método de fabricação e não ao componente em si, mas geralmente é chamado de CMOS. Para garantir que suas configurações sejam mantidas, mesmo que você desconecte o computador, ele é suportado por uma bateria pequena que funciona por vários anos. Dessa forma, se algo acontecer com a energia, as configurações do BIOS não serão afetadas.
Computadores mais novos não usam mais CMOS ou BIOS. Um sistema chamado UEFI assumiu alguns anos atrás e está no caminho certo para substituir completamente a configuração mais antiga. O UEFI pode armazenar mais informações, suporta discos rígidos maiores, suporta inicialização segura e muitos mais drivers que o BIOS. Como o CMOS não estava mais preparado para o trabalho ou armazenava todos esses dados, a UEFI foi movida para armazenamento não volátil em outro local da placa-mãe.
Como verificar se você está usando CMOS / BIOS ou UEFI
Se você não tiver certeza se o seu computador está usando a combinação CMOS e BIOS mais antiga ou a configuração UEFI mais recente, verifique no Windows. Contanto que o motivo pelo qual você deseja redefinir seu CMOS não seja porque você não pode inicializar o computador, levará apenas um segundo.
- Digite 'system' na caixa Windows Search e selecione System Information.
- Selecione a guia Resumo do sistema no painel esquerdo, se ainda não estiver.
- Procure o modo BIOS no painel direito.
Se você vir Legado, significa que está usando o CMOS / BIOS. Se você vê UEFI, não está.
Se você não pode inicializar no Windows para fazer isso, há uma coisa que você pode tentar. Você pode abrir a caixa do seu PC e procurar uma pequena bateria de relógio em algum lugar da placa-mãe. É uma bateria CR2032, se isso significa alguma coisa para você. Caso contrário, procure um disco prateado que seja a bateria do relógio. Se você encontrar um, essa é a bateria do CMOS. Caso contrário, é provável que você não tenha um CMOS e esteja usando o UEFI.
Como redefinir seu CMOS
Se você estiver usando um computador mais antigo que saiba usar o CMOS ou tiver identificado isso nas etapas acima, poderá redefini-lo de duas maneiras. O modo como você usa depende do que está acontecendo. Se você fez uma alteração no BIOS e não pode inicializar o computador ou acessá-lo para alterá-lo manualmente, nós a redefiniremos usando a bateria. Caso contrário, você pode acessar manualmente o BIOS.
Esteja ciente de que a redefinição do CMOS redefinirá todas as configurações do BIOS para os padrões de fábrica. A menos que você não possa inicializar no seu computador, anote o máximo de configurações possível para configurá-las assim que isso estiver concluído.
Redefina seu CMOS usando a bateria
Essa é a maneira antiga de redefinir um CMOS e só deve ser realmente usada se você não conseguir entrar no BIOS.
- Desligue o computador e abra o gabinete.
- Identifique sua bateria CMOS como acima.
- Use uma pequena alavanca ou chave de fenda para remover a bateria do soquete.
- Remova a bateria e deixe-a por alguns minutos para consumir a tensão residual.
- Substitua a bateria.
Quando você inicializa o computador, você deve vê-lo inicializar diretamente no BIOS. Agora você pode configurá-lo conforme necessário.
Se a sua bateria CMOS não for removível, procure um jumper CMOS. Este será um pequeno interruptor próximo à bateria e será rotulado como CLEAR CMOS. Se você ainda tiver o manual, verifique a localização do jumper, pois diferentes fabricantes os colocam em lugares diferentes.
Coloque o jumper na posição livre, ligue o computador. Desligue-o novamente e substitua o jumper em sua posição original.
Redefina seu CMOS usando o BIOS
Se o computador ainda inicializar normalmente, a maneira mais fácil de redefinir o CMOS é fazê-lo a partir daí. Você não precisa abrir seu estojo e mexer com baterias ou jumpers.
- Inicialize seu computador e pressione F8 assim que a luz do teclado aparecer.
- Aguarde o BIOS carregar.
- Selecione 'Carregar padrões de fábrica' e confirme sua escolha.
Alguns computadores requerem a tecla Delete em vez de F8. Algumas placas-mãe chamam o reset de 'Load Setup Defaults', 'Clear BIOS Settings' ou qualquer outra coisa. De qualquer forma, você deseja a opção que mais parece uma redefinição.