Seu Mac está agindo? Você está tendo problemas com a inicialização, inicialização ou memória? Provavelmente, você precisará redefinir a PRAM ou NVRAM no seu Mac. Por mais intimidador que possa parecer, você não precisa se preocupar, não há nada seriamente errado com o seu computador.
Consulte também o nosso artigo Como criar um disco de RAM de 4 GB / s no Mac OS X
Geralmente, é apenas uma pequena falha na memória de acesso aleatório dos parâmetros (PRAM) ou na RAM não volátil (NVRAM), conforme dublada na nova terminologia. Qualquer que seja a forma como você se refere a ela, a PRAM ou a NVRAM têm essencialmente a mesma função no seu Mac. analisaremos as etapas necessárias para redefinir a PRAM, mas primeiro vamos ver o que é a PRAM.
PRAM vs. NVRAM
Conforme indicado, PRAM e NVRAM representam o parâmetro e a RAM não volátil. Mas o que isso realmente significa para você?
A RAM normal é um grupo de chips que armazenam processos e aplicativos ativos. Quando você carrega um aplicativo, ele usa RAM para operação. Quando você fecha o aplicativo, ele libera RAM para outros aplicativos e processos. Além disso, a RAM tem a capacidade de armazenar determinadas configurações do sistema.
Em outras palavras, é assim que o seu Mac lembra as configurações de volume, o brilho e a resolução preferidos da tela, as configurações de Bluetooth e sem fio etc. É assim que você chama PRAM ou todas as informações que não são redefinidas quando o Mac é desligado.
Como memória não volátil, a NVRAM também indica todas as configurações que não são redefinidas ou alteradas automaticamente. Sem entrar em todos os detalhes técnicos, a PRAM e a NVRAM são a mesma coisa quando se trata de solucionar certos problemas do Mac.
Quando redefinir a PRAM em um Mac?
A redefinição da PRAM é eficaz para um conjunto específico de problemas que você pode estar enfrentando.
Em primeiro lugar, inicie a redefinição se o seu Mac não inicializar como deveria. O mesmo acontece se você não conseguir ver dispositivos externos, discos rígidos ou monitores. Além disso, o tempo incorreto e o Bluetooth com defeito também são bons indicadores de que a redefinição da PRAM está sob controle.
Você deve saber que alguns periféricos podem não ser compatíveis com o macOS, por isso é melhor verificar a compatibilidade antes da compra / instalação. Uma redefinição de PRAM afeta os discos e periféricos de inicialização, como controladores MIDI, tablets gráficos etc. É por isso que você precisa reinstalar os dispositivos e recalibrar suas configurações após a redefinição.
Redefinindo a PRAM
Existem dois métodos para redefinir a PRAM / NVRAM, use as teclas de atalho ao ligar ou executar um comando específico do Terminal. De qualquer forma, o resultado é o mesmo e todo o processo é surpreendentemente simples.
Método de teclas de atalho
Desligue o Mac e ligue-o novamente enquanto pressiona simultaneamente as teclas Option, Command, P e R. Mantenha pressionado por cerca de 20 segundos e solte quando o Mac aparecer para entrar no modo de reinicialização.
Logo após soltar as teclas, o computador será iniciado e você poderá iniciar as Preferências do Sistema para ajustar as configurações. Isso inclui disco de inicialização, fusos horários, volume, resolução de tela, etc. Por mais fácil que seja, há algumas coisas a considerar.
Se o seu Mac reproduzir sons de inicialização, solte as teclas quando ouvir o segundo som. Alguns Macs apresentam o Apple T2 Security Chip. Nesse caso, solte as teclas na segunda vez que o logotipo da Apple desaparecer.
A combinação de teclas não faz nada ou é inicializada no macOS Recovery, se houver uma senha de firmware. Para que a redefinição funcione, é necessário desativar a senha primeiro.
Dica: É melhor usar um teclado com fio, pois as teclas de atalho podem não funcionar em um sem fio.
Método terminal
Encerre todos os outros aplicativos e inicie o Terminal (cmd + espaço, digite ter e pressione Enter). Digite o comando sudo nvram -c e pressione as teclas Enter ou Return. Você será solicitado a digitar a senha do administrador, pressione Enter novamente depois de digitar a senha (é a mesma que você usa para desbloquear o Mac).
Com os privilégios de administrador ativados, digite o comando sudo shutdown -r now e pressione Enter novamente. Seu computador será reiniciado e você redefiniu com sucesso o NVRAM / PRAM.
Dica: Para verificar o status da NVRAM, execute o comando sudo nvram -c no Terminal.
Dicas e truques para solução de problemas
Há uma pequena bateria na placa lógica dos Macs de mesa que ajuda a NVRAM a lembrar de todas as configurações. Se o Mac da área de trabalho (iMac, Mac Mini ou Mac Pro) redefinir o fuso horário ou o volume a cada desligamento, você poderá precisar de uma nova bateria. Isso não é algo que você pode fazer por conta própria; portanto, é melhor levar o computador a uma oficina oficial ou à Apple Store.
Problemas relacionados à energia, como problemas com suspensão, ativação ou carregamento, podem exigir a reinicialização do System Management Controller. Não vamos nos aprofundar mais nisso, pois o tópico merece um artigo próprio.
Torne-se um Mac Doctor
Como você pode ver, redefinir a PRAM no seu Mac não é tão difícil e você não precisa ser particularmente conhecedor de tecnologia. O importante é verificar os sintomas reveladores, como problemas de Bluetooth, tela, volume, unidade ou tempo. Se o seu Mac ficar lento, uma reinicialização rápida pode ajudar e você sempre pode fazer uma manutenção rápida e remover arquivos indesejados.